maio 23, 2016

5 Filmes para quem gosta de Romances Históricos

Além de ser apaixonada por romances históricos, sejam eles de época ou não, também sou louca por filmes que retratam séculos passados. Simplesmente amo a possibilidade de mergulhar em novos períodos históricos, de conhecer culturas e sociedades esquecidas, e de sentir que estou aprendendo mais sobre a história do mundo através de um romance emocionante e envolvente. O fato é que sempre fui fã de história e isso se reflete, totalmente e inegavelmente, na minha paixão por livros e filmes que retratam outras épocas. Portanto, hoje resolvi contar para vocês quais são meus filmes históricos (e com altas doses de romance, claro) preferidos. Vem conferir:

 

Coração de Cavaleiro

Aqui temos como pano de fundo a cultura medieval. A trama gira em torno de um rapaz comum que tenta ingressar no mundo da nobreza através de uma famosa competição de lanças. Para que isso dê certo, o jovem William não apenas forja sua árvore genealógica como também conta com a ajuda de vários amigos para, quem sabe, vencer a competição e provar a todos que o coração vale muito mais do que qualquer título de nobreza.

Esse filme marcou minha juventude por retratar a Idade Média (algo que me fascina desde meus tempos de ensino fundamental) e por ter no elenco minha primeira paixão platônica: Heath Ledger. A trama é divertida, envolvente, cheia de ação e aventura, e com um romance proibido, cativante e emocionante. Amei o protagonista do início ao fim, principalmente por ele lutar por algo tão nobre quanto à igualdade entre as classes. Confesso que como um todo o longa-metragem é bem clichê, porém em nenhum momento ele deixa de nos tocar e cativar. Simplesmente amo essa história.

 

Para sempre Cinderela

Mais um filme que tem como pano de fundo a idade média (ou o que restou dela e do sistema feudal) e que fala sobre as diferenças entre as classes sociais – só que dessa vez na França do século XVI. A trama segue a ideia de que a rainha da França, descendente da Cinderela, contará como realmente foi a dolorosa trajetória de sua antepassada, Danielle de Barbarac, depois do falecimento do pai e do constante abuso de sua madrasta.

A trama da Cinderela é conhecida, mas esse longa-metragem traz uma visão mais realista da história. A jovem Danielle sofre inúmeros maus-tratos nas mãos de sua madrasta, e nesse filme todos eles são citados sem extasiado romantismo: a jovem trabalha mais que uma serviçal, apanha sem dar motivos, é privada de viver, e é usada como mercadoria nas mãos da madrasta. E tudo isso nos faz amar a protagonista, torcer enlouquecidamente por ela, e almejar um lindo e romântico final feliz. Amo a magia por trás dessa história e seu desfecho feliz. Além disso, amo como o filme me lembra o livro Um Perfeito Cavalheiro da Julia Quinn.

 

 

Orgulho e Preconceito

Estamos no final do século XVIII, e o foco é a Inglaterra rural e a disparidade social comum ao período. Além disso, o filme retrata as estruturas familiares, o papel da mulher, e os costumes típicos da Inglaterra (e até da Europa) da virada do século.

Não preciso falar muito desse filme, não é mesmo? Quem me conhece e acompanha o blog sabe o quanto sou apaixonada pelas obras da Jane Austen. Sendo assim, também amo todas as adaptações de seus livros, principalmente essa versão de Orgulho e Preconceito. Acho esse filme extremamente bem feito. Ele consegue passar exatamente o que o livro traz: que somos capazes de mudar para aceitar o amor, que o preconceito e o orgulho podem ser deixados de lado quando encontramos as pessoas certas, e que as convenções sociais não podem influenciar ou ditar quem devemos ser ou amar. Amo essa trama do fundo da minha alma. Ela me faz acreditar no amor mesmo quando perco a fé na humanidade. Lindo, simplesmente, lindo!

 

 

Amor e Inocência

E por falar em Jane Austen, o que falar desse filme baseado na história dessa escritora que amo tanto? O longa-metragem narra um suposto romance entre Jane e Tom Lefroy e discorre sobre todos os percalços que ela enfrenta no decorrer da vida – a grande maioria deles por ter nascido em um período em que a mulher não tinha voz ativa.

O filme fala sobre sacrifícios e, de certa forma, romantiza o motivo por trás de Jane Austen não ter se casado. Mas, independente da veracidade dos fatos abordados pelo filme, a história é linda e emocionante. Não é fácil ver o quanto Jane sofre por ser diferente, por pensar de forma crítica, e por esperar mais da sociedade na qual está inserida. Sempre que vejo esse filme me emociono: tanto com a trajetória da autora, quanto com o debate que ela faz sobre o que esperavam dela como mulher. Perfeito demais!

 

A Jovem Rainha Vitória

Outro filme do século XIX – deu para ver que sou apaixonada, não é mesmo?! A trama gira em torno de Vitória que, aos seus 17 anos, está no meio de uma luta por poder. A jovem é a herdeira do trono britânico mas antes de ser coroada precisa lidar com as manipulações da mãe de seu conselheiro.

Amo esse filme por seu figurino, por sua mensagem de empoderamento feminino, pelo processo de amadurecimento enfrentando pela protagonista, por todas as suas intrigas palacianas tão típicas desse período, e pelo romance que surge aos poucos, vai evoluindo com o tempo, e no final prova sua força e valor. Tenho certeza que ser rainha, ou seja, ser a detentora do poder real, não deve fazer bem para um casamento e para o ego masculino – principalmente quando falamos de um período histórico em que os homens são a única figura de poder. Entretanto, esse filme passa com uma delicadeza excepcional que somos todos capazes de colocar a ânsia por poder de lado em nome do verdadeiro amor. Claro que o filme é uma romantização dos verdadeiros fatos, mas ainda assim amo essa linda história.

E aí, gostaram das dicas? Quais outros filmes de romances históricos vocês já assistiram?

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

34 Comentários

  • Anônimo
    15 novembro, 2017

    Amo de paixão para sempre cinderela, orgulho e preconceito e amor e inocência, mas a jovem rainha vitória não me desceu de jeito nenhum.

  • Jéssica de Melo Gomes
    28 outubro, 2017

    Eu só não assisti um deles! Eu devo ser muito viciada em filmes de romance mesmo kkk

  • DUARTE
    14 janeiro, 2017

    Aconselho Tess of the D'Urbervilles, baseado no romance de Thomas Hardy

  • Unknown
    14 janeiro, 2017

    Aconselho Tess of the D'Urbervilles, baseado no romance de Thomas Hardy

  • Unknown
    14 janeiro, 2017

    Aconselho Tess of the D'Urbervilles, baseado no romance de Thomas Hardy

  • suzana cariri
    02 junho, 2016

    Oi!
    Gostei muito das dicas, de todos os filmes só assistir Para Sempre Cinderella que é um filme que gosto muito, e recentemente li Orgulho e Preconceito e agora quero muito assistir ao filme, também achei os filmes, Amor e Inocência e A Jovem Rainha Vitória interessante!!

  • Yasmine Castro
    01 junho, 2016

    Ai amo amo quando você traz posts sobre romances históricos, e é tão bom ver que alguém pira igual você com essas histórias de épocas passadas. Eu assisti apenas dois filmes dos que você listou, Orgulho e Preconceito que eu nem posso expressar o quanto ele é maravilhoso, e o da cinderella. Fiquei muito empolgada pra assistir aos outros 3 e já estou indo baixar A Jove Rainha Vitoria!!

  • Rafaella Abreu
    31 maio, 2016

    Orgulho e Preconceito e Para Sempre Cinderella é amor demais!!!!!

  • Priscila Ribeiro
    29 maio, 2016

    Apaixonada por esses filmes… Orgulho e Preconceito ainda é o meu favorito, porém recentemente assisti Amor e Inocência e A Jovem Rainha Vitória que me surpreenderam positivamente. Este ano tem sido puro romance de época/histórico para mim!! Muito amor envolvido *–* Ahhh e Coração de Cavalheiro com o belíssimo Heath Ledger empata com Casanova, não sei qual escolher kkk'

  • Maria Fernanda Medeiros
    29 maio, 2016

    Já vi e revi todos tantas vezes, e não me canso de continuar assistindo.
    Para Sempre Cinderela é um dos meus filmes preferidos da vida, e sei várias falas decoradas, como a citação de Utopia que Danielle faz em frente a carroça de escravos. Amo tantooooo! <3

  • Oi Pah
    Já assisti Para sempre Cinderela e Orgulho e Preconceito, eu adoro muito os dois, que quando você fez esse post me fez querer revê-los <3 e claro ver aqueles que ainda não tinha visto. Fiquei curiosa para ver A Jovem Rainha Vitória, e ainda mais Amor e Inocência quando vi que era baseado na Jane Austin *-*
    Adorei o post, parabéns!
    Beijos

  • Pamela Alves
    29 maio, 2016

    Os filmes parecem ser maravilhosos! Os que mais chamaram minha atenção foram: Para sempre Cinderela, que realmente lembra muito Um Perfeito Cavalheiro, e Amor e Inocência. Com certeza irei assisti-los.

  • N4tyDark
    26 maio, 2016

    Já assisti Para sempre Cinderela, tenho vontade de ver Orgulho e preconceito mas me interesso primeiro em acabar o livrooo :3 *———-* Amei o post e as indicações quem sabe acabe vendo algum !

  • Karolaine Thomé
    25 maio, 2016

    De longe "orgulho e preconceito" é meu favorito dos 5 <3 Sou loucamente apaixonada pela história, que além de romântica, é muito divertida e reflexiva rs "Amor e inocência" é um que estou louca para assistir, e só não o fiz ainda por falta de tempo 🙁 Mas já está na minha lista na Netflix 🙂 E quanto ao "Para sempre Cinderela",confesso que não é o meu favorito tratando-se dos filmes da Cinderela, mas é incrivelmente belo <3
    Ótimo post, abraços <3

  • Sabrina Fontes
    25 maio, 2016

    Adoro romances históricos, seja livro ou filme,mas claro meu prefrido é orgulho e preconceito. Amo a Elizabeth e a Jane, e claro o Sr. Darcy ♡♡

  • Elizabethe Pereira
    25 maio, 2016

    Da lista assisti todos, menos Coração de Cavaleiro e Amor e Inocência. Vi nos comentários que falaram do filme "A outra", é muito bom e também recomendo a série "The tudors" que segue falando sobre a trajetória do rei Henrique VIII, assim como o filme 😉

    Beijão

  • Micheli Pegoraro
    24 maio, 2016

    Oi Pah,
    Também sempre fui fã de história, adoro conhecer a cultura, os costumes dos séculos passados, minha mãe sempre diz que tenho a alma antiga, pois vivo falando que nasci na época errada hahaha
    Amo o filme Coração de Cavaleiro, e cada vez que passa vou lá e assisto novamente hahaha. Orgulho e Preconceito dispensa comentários né? É meu livro favorito da Jane Austen e amo essa adaptação. Adoro também o filme Para sempre Cinderela. Amor e Inocência e A Jovem Rainha Vitória ainda não assisti, vou colocar ambos na lista juntamente com Anna Karenina, que pretendo ver nesse feriadão.
    Beijos

  • Beatriz dos Santos
    24 maio, 2016

    Fico emocionada quando vejo algo sobre Orgulho e Preconceito, assisti primeiro o filme para depois ler o livro e nem preciso dizer quanto eu amo. *Suspirando aquipelo Mr.Darcy * Os outros apesar de já ter ouvido falar ainda não assisti e nem li os livros, mas fiquei curiosa e já vou assistir A jovem Rainha Vitória.

    obs: senti falta de razão e sensibilidade na lista porque o filme é tão bom como o livro.

    Beijos!

  • Vania Correa
    24 maio, 2016

    Já assisti alguns filmes, são maravilhosos e as histórias são marcantes, amo romances históricos, beijos…

  • emilya costa
    24 maio, 2016

    Só filme otimo…nunca vou esquecer o filme coração de cavalheiro com o exelente Heath Ledger, ainda tem orgulho e preconceito, sabe um livro que agente ama e vira filme que e igual sem mudar nada ai, gosto de todos, mas esses dois são meus favorito, tem a rainha vitoria com a otima protagonização da emily blunt.
    Tem um filme que tabem gosto muito que e anna karenina muito bom…

  • Leticia Golz
    24 maio, 2016

    Pah o/ Também sempre amei história e por isso sempre amei esses livros (com ou sem romance) e os filmes. Já vi todos esses que você mencionou, menos Orgulho e preconceito, porque me recuso a assistir antes de ler o livro, por isso estou resistindo rs
    Para sempre Cinderela eu amo tanto que comprei o dvd, só para ficar bem pertinho de mim. A jovem rainha Vitória, como amo também. Amor e inocência comecei a assistir por acaso e me apaixonei..amo todos esses!
    Gente, esse post foi feito para mim hahah

  • Crika Regina
    24 maio, 2016

    Oi Pah!
    Dessa sua lista, só assisti Orgulho e Preconceito e Para Sempre Cinderela. Gostei muito dos dois e bem como vc disse, o da Cinderela parece bem mais real com todo aquele sofrimento que ela passa e nos faz torcer pra ela superar esses percalços e conseguir ser feliz. Sobre filmes históricos, gostei muito de O Patriota, com o Mel Gibson, além da série Downton Abbey.

  • Pollyanna Ferreira
    24 maio, 2016

    Pah, tem o filme Persuasão de 2007, já assistiu?

    Outra série maravilhosa da BBC é North & South de 2004, adaptação do livro Norte e Sul, da Elizabeth Gaskell (obra maravilhosa e minha favorita, até porque se passa naquele período da Revolução Industrial ocorrendo com intensidade e os paradigmas ocorrem justamente entre as diferenças da "antiga" (o Sul) e a "nova" (o Norte) Inglaterra. Tenho certeza que você irá amar essa obra! Leia e assista depois (ou faça como eu que assisti primeiro para ler depois! =) Mas prepara o coração e alguns lencinhos porque tem umas partes beeeem tristes)

    Links de MV´s de Norte e Sul para você se empolgar:

    https://www.youtube.com/watch?v=NMukoxhSgd8
    https://www.youtube.com/watch?v=hth3aHi3hC4&list=FLRu3za3ompq7pytfGNtRjZw&index=23

    Bj!

    • Paola Aleksandra
      25 maio, 2016

      Oi, Polly! Tudo bem?

      AMO Persuasão – tanto em filme quanto em livro ♥

      Agora esses dois eu não conhecia. Tipo, tenho o livro e sabia da série, mas não tinha visto os trailers ainda. Vou correr ler o livro logo!

      Beijos

  • Letícia Feitosa Barreto
    24 maio, 2016

    Uau! Quando vi o trailer de "Jovem Rainha Vitoria" me emocionei porque sei que foi verdade, embora o filme romantize mais do que a realidade. Li na biografia da monarca que Albert de fato a fez uma mulher completa e feliz, a começar da noite de núpcias até o fim da vida. Fico feliz em saber disso, já que se passou em um tempo no qual as mulheres não tinham direito e mesmo Victoria sendo uma rainha também não gozava da virtude da independência e autonomia como hoje.

  • Letícia Feitosa Barreto
    24 maio, 2016

    Simplesmente extasiada com essas resenhas cinematográficas fantásticas. Assisti os filmes "Coração de Cavaleiro" e "Orgulho e Preconceito" e os amo com todo meu coração de leitora. Quero muito assistir aos outros que você citou Pah, pois são de fato formidáveis. Faltou falar de "Razão e Sensibilidade", de 1995, com Kate Winslet ainda no início de sua carreira e atuando ao lado de Alan Rickman, Hugh Grant e Emma Thompson. Só posso garantir que é lindo o longa metragem e divertido. Já tinha ouvido falar da adaptação da BBC da série "Orgulho e Preconceito" e queria muito ver pois foi considerada a melhor de todos os tempos, então deve ser muuito boa. Valeu pelo post, Pah. Beijos!

  • Bruna Lago
    24 maio, 2016

    Oi Pah, sabe que sempre venho assistindo filmes mas que nunca parei pra pensar suas relações com esse tema? Gostei que você abordou aqui.
    Os dois primeiros filmes são lindos, já assisti a um tempinho, mas sempre vale a pena assistir de novo, não é?
    Sou louca pra iniciar a leitura de Orgulho e Preconceito, eu sei que é inconcebível que eu ainda não tenha lido kkkk mas já, já vou tirar esse peso das minhas costas. O filme também deve ser maravilhosos. E tenho vontade também de assistir Amor e Inocência, parece apaixonante 🙂

  • janaina silva
    24 maio, 2016

    Os dois primeiros filmes assisti e gostei,mas infelismente ainda não VI Orgulho e Preconceito… Tenho muita vontade de assistir, mas toda vez que está passando já está pela metade e deixo para ver depois.
    Vou anotar aqui direitinho as suas sugestões , e não vou deixar de conferir.

  • Tainan Barboza Generoso
    23 maio, 2016

    Vi dois desses, preciso ver os demais, parecem ótimos. Nesse tema, te indico o filme "A outra" já viu?

    http://www.eucurtoliteratura.com

  • Theresa Cavalcanti
    23 maio, 2016

    Gosto muito de filmes assim, mas desses ai, só assisti Orgulho e Preconceito, mas faz muitooooo tempo, to querendo assistir de novo.

  • Daniela Pires Miranda
    23 maio, 2016

    Dessa lista já li 2, Coração de Cavaleiro e Orgulho e Preconceito.. são lindos!!!

  • Rayane Colombo Gomes
    23 maio, 2016

    ja vi todos! hahah nao sei dizer qual mais gosto. acho que coração de cavaleiro! hahah

  • Cailes Sales
    23 maio, 2016

    Oii Pah!
    Já assisti e adoro todos esses filmes ♥
    Adorei o post!!