novembro 07, 2014

[Resenha] O Livro dos Vilões – Carina Rissi, Cecily von Ziegesar, Diana Peterfreund, Fábio Yabu

Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor.

Editora: Galera Record l 320 Páginas l Fantasia l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4/5

 

É uma verdade universal que toda história possui diversas versões: a do narrador, a do acusado, a do inocentado e a do telespectador. Desde que um conto de fadas possua um final feliz – digno de beijos roubados, sapatinhos de cristal e casamentos repentinos – raramente duvidaremos da verdade por trás de suas palavras, afinal o vilão foi combatido e o bem saiu vitorioso… Mas será que foi mesmo? Em O Livro dos Vilões os anti-heróis apresentam novas perspectivas das belas histórias que líamos antes de dormir, mostrando-nos que o final feliz nem sempre é para aquele que o merece.

O livro conta com quatro contos: #Stepsisters da Cecily von Ziegesar, Menina Veneno da Carina Rissi, Quanto mais afiado o espinho da Diana Peterfreund, e A menina e o Lobo do Fábio Yabu, recontagens de Cinderela, A Branca de Neve, A Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho, respectivamente. 

O primeiro conto é monótono, confuso, e parece não chegar a lugar nenhum. Nunca tinha lido um livro da Cecily, mas sua narrativa me pareceu extremamente superficial – ela só fala de marcas, redes sociais e popularidade, claro que existe uma crítica social por trás disso, mas ainda assim não consegui me envolver com nenhum dos personagens: Cinderela, chata; príncipe, chato; vilões, chatos… Sem contar que em alguns momentos a autora esqueceu que o foco deveria estar na recontagem de uma fábula. A vantagem é que a história é bem curtinha, então ela não desanima – pelo menos não totalmente – o leitor a continuar a leitura. É, eu realmente não gostei dessa história. 

Já o segundo conto é pura diversão. A abordagem da Carina foi a que mais se aproximou da história original, entretanto ela deu voz a uma madrasta apaixonada por sua beleza que no fundo, bem no fundo, tem um resquício de bondade em seu coração. A trama é tão envolvente que quando acabou eu queria mais, fora o fato de eu ter adorado a madrasta e torcido para ela dar um belo chute na boca da sua enteada. Eita menina irritante! Também preciso dizer que me emocionei com a pobre Malvina e adorei o fato dela falar com o leitor – ela é toda irônica e pomposa em seu “você não acreditou nisso, não é meu bem?”. Diva pura! 

O terceiro conto também é uma delícia. Ele deixou meu coração apertado e me fez compadecer pela protagonista – que no caso seria a “bruxa má” que botou a Bela Adormecida para dormir. Esse foi o conto que eu mais gostei. Ele é bem diferente da história original, mas tem um quê de “Meninas Malvadas”, amadurecimento juvenil, e reflexão sobre popularidade, sexo e drogas na juventude. Temas atuais e extremamente reais. A autora me ganhou ao mostrar a lição que seu conto carrega. Bem legal mesmo! 

E o último conto foi uma deliciosa surpresa. Ele é poético e traz um lobo mau injuriado por ter sido criado apenas para sofrer. O autor ganhou meu coração ao falar de “bem versus mal”, ao dar voz aos personagens esquecidos em seu pântano de solidão e injustiça. Outro ponto que me surpreendeu foi o teor religioso do conto, esse não é o foco da história, mas ela fala sobre o criador (nesse casso o grande Narrador dos contos de fadas), seu amor incondicional e suas tiranias. Em suma, a trama tem muita analogia religiosa, traz uma mensagem incrível e tem um final ainda mais perfeito. AMEI tudinho! Fiquei extremamente curiosa para ler mais obras do autor Fábio Yabu.

Mesmo que eu tenha gostado dos contos em níveis desiguais, existe algo que eles possuem em comum: uma bela – e algumas vezes velada – crítica à perfeição dos contos de fadas, fato que me agradou bastante, afinal não existe vida e/ou pessoa perfeita. Também gostei do clima de diversão e reflexão por trás de cada narrativa, e me surpreendi bastante com o fato das recontagens serem modernas. São histórias atuais que podem ser enquadradas muito bem na nossa realidade atual. Simplesmente adorei o livro.

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

44 Comentários

  • Anônimo
    15 abril, 2018

    Uau! Que resenha perfeita.. você tem um olhar muito maduro para a literatura. Já amava ver os seus vídeos no youtube, mas confesso que me surpreendi lendo essa resenha. Agora vou te acompanhar por aqui também. Vale a pena!

  • Anônimo
    21 janeiro, 2015

    Oi Pah, tudo bem?
    Leia sim mais livros do Fábio Yabu! A escrita dele é maravilhosa!
    Se você gosta de contos de "terror" por assim dizer, o Abu Fobiya fez uma adaptação macabra dos contos de fadas também, onde as princesas não são tão princesas assim, delicadas, cheias de amor e inocência. O livro se chama "Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros".
    Abraços! | Saphy

  • Juliana Ramirez
    01 dezembro, 2014

    Oi!

    Como eu já disse, eu adoro outras versões de livros.. Filmes como Malévola, que mostram um outro lado da história me deixam encantada.
    Então fiquei super curiosa para ler esse livro. Comprei e quando fui começar a ler também não gostei do primeiro conto, o que acabou me desanimando.
    Mas agora que sei que os próximos são melhores vou recomeçar a leitura 🙂

    Beijos

    Ju
    depoisdeumlivro.blogspot.com

  • Dryh Meira
    30 novembro, 2014

    Tenho vontade de ler esse livro por causa da Carina Rissi, é uma das minhas autoras favoritas, mas não consigo criar coragem para comprá-lo *-* li O livro das princesas e gostei, espero que o dos vilões seja tão bom quanto *-*

  • Ingrid Moitinho
    30 novembro, 2014

    Estou super curiosa para ler o livro das Princesas que ainda não tive oportunidade, e depois que foi lançado este livro fiquei ainda mais curiosa, só vejo resenhas positivas e minha vontade só aumenta.

  • Lost Words
    26 novembro, 2014

    Oi *-*
    Omg que capa linda é essa? *–*
    Achei muito interessante o livro, contando o outro lado da história, o ponto de vista do "vilão", e achei a resenha muito boa, a história do lobo parece ser muito, muito linda, sem falar que com certeza faz lembrar da infância.

    beijos
    http://lostwordsin.blogspot.com.br/

  • suzana cariri
    25 novembro, 2014

    gosto muito dessas releituras dos livros clássicos adoro quando pegam um personagem mal ou bom e desenvolve mais mostrando varios lados como a serie once upon a time….

  • Anônimo
    25 novembro, 2014

    Quero muito ler, esse e o luvro das princesas ha, ha. Achei uma excelente ideia da escrita desse livro. E já li bastante resenha dele, enquanto espero chegar minha leitura.

  • Estante da Rob
    21 novembro, 2014

    Oi Pah, ainda não li o primeiro livro, mas os vilões são mais a minha cara. Gosto muito dos autores escolhidos para escrever os contos dos vilões. Li v´rias resenhas que diziam que o conto da Carina era o melhor. Mas gosto da escrita do Yabu <3

    Quero ler!!! Já está na lista de desejados.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

  • Rayane
    20 novembro, 2014

    Não li O livro das princesas nem esse, mas estou super curiosa, ainda mais pelo livro ser escrito por vários autores que adoro. Um deles é a Carina, ela realmente tem uma escrita bem envolvente e isso nos prende a leitura. Os contos parecem ser ótimos. Preciso ler urgente!

  • Rafaella Abreu
    18 novembro, 2014

    O livro parece ser ótimo, é bom ler sobre algo que ainda não li! O fato de abordar que nem tudo é perfeito como os contos de fada, e por uma visão diferenciada, com certeza é o que mais me incentiva a ler livros como esse!

  • Hellen_nita
    18 novembro, 2014

    realmente o livro parece ser bem interessante amoo livros inteligentes que mexem com nosso intelecto amei

  • RUDYNALVA
    17 novembro, 2014

    Pah!
    Então, é por esse motivo que amo ler as releituras dos contos de fadas… cada autor tem sua própria visão e sua forma de reescrevê-los, entretanto, todos uma crítica do 'felizes para sempre…" ou uma visão crítica das 'boazinhas'…
    cheirinhos
    Rudy

  • Gleicy Sousa
    16 novembro, 2014

    Oi Paola!
    Adorei a resenha, me fez ter vontade de ler alguns dos contos, coisa que a capa e o título não conseguiram fazer. Quero muito ler Menina Veneno, amo personagens irônicos e divertidos!
    Gleicy Sousa
    Bjo

  • Coruja de Quinta
    15 novembro, 2014

    Sua resenha me deixou curiosa com a história escrita pelo Yabu, o lance da religiosidade, do narrador como esse criador onipotente, essa é uma forma diferente de se abordar os contos de fada. Pena esse primeiro conto ser chato.
    Quero esse livro, mas só vou comprar se tiver uma promoção bem boa!
    Beijos!
    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

  • Estante Diagonal
    15 novembro, 2014

    Pahhh querida! Eu adoro remakes sabe?! Então tenho certeza que vou adorar este livro, assim como o de Princesas que já tenho aqui em casa também mas ainda não consegui aquele tempinho para ler! Pretendo fazer em breve!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

  • Kemmy
    15 novembro, 2014

    Oi pessoal.
    Se voces tem livros que estão na estante ha esse site de de livros, voce faz o cadastro e pode trocar os seus livros por outros que voces querem ler, é de graça e vale a pena.
    http://www.livralivro.com.br/

  • Amália Teles Machado
    13 novembro, 2014

    Oi Paola. Apesar de não ser tão fã de contos, fiquei empolgada demais para ler só pelo conto da minha diva Carina Rissi. Já li todos os três livros dela e adoro muito todos eles.

  • Thalita Carvalho
    13 novembro, 2014

    Muito interessante, está em alta hoje em dia recontar histórias pelo ponto de vista dos vilões. Vou colocar esse na minha lista de livros para ler.

  • Milena Soares
    13 novembro, 2014

    Amei O livro das princesas, estou doida pra ler esse parece ser ótimo também, curto muito contos e releituras de contos de fadas.

  • Ana Carolina
    13 novembro, 2014

    Oi Pah!
    Estou louca para ler o livro dos vilões! Confesso que só o comprei por causa da Carina! Adoro essa recontagem dos contos de fadas!
    Beijos.

  • Crislane Barbosa
    13 novembro, 2014

    Oi!
    Adorei o “você não acreditou nisso, não é meu bem?”. hahaha
    Estou bem curiosa sobre esse livro. Gosto bastante da escrita da Carina.
    Já ouvi falar que o conto do Fábio Yabu é uma grata surpresa.

    Beijos!

  • Neny
    11 novembro, 2014

    Eu confesso que não gosto muito de contos, eu gosto de livro grosso rs.
    acho que historias curtinhas não conseguem me fazer entrar no enredo e com isso acabo sempre achando uma historia rasa.
    Mas dos contos o único que me da curiosidade é o da Diana Peterfreund, pois gosto dos livros desta autora,
    beijos.

  • Leticia
    10 novembro, 2014

    Oi Paola…
    Estou esperando este livro chegar em casa.
    Apesar de não ler muito contos, estou com expectativa.
    Sua descrição anima mais..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  • Cristiane Oliveira
    10 novembro, 2014

    Oi Pah. Adorei a resenha. Amo livros de contos e amo conto de fadas. Este ainda não li, mas gosto muito das recontagens com linguagem mais moderna.
    Beijos

  • Nathalia Simião
    10 novembro, 2014

    Que pena que o primeiro conto não te agradou como os outros Pah. O livro parece ser muito legal, sou daquelas que sempre gosta dos vilões e tenho certeza que ia me encantar com esses contos.

  • Oliveira
    09 novembro, 2014

    Nunca tive vontade de ler esse livro. E, apesar de você ter mostrado ele para mim de uma forma diferente (menos o conto 1, claro!) não o leria. Não sou muito de ler contos, e creio que isso pesa muito em minhas escolhas.

  • Desbravadores de Livros
    09 novembro, 2014

    Sempre preferi os vilões aos heróis, mas não sei se conseguiria gostar desse livro. Os contos não contam com muitos elementos que me prendem, apesar dos "vilões" estarem em foco.
    Dessa vez, passo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros – Participe do nosso top comentarista de novembro

  • Gi
    09 novembro, 2014

    Oi Paola, Fabio Yabu é mesmo o máximo e ele é o criador de Princesinhas do Mar,um desenho fofo da Discovery Kids, então ele entende desse universo.
    Ótimo que o livro tenha dois autores nacionais, melhor ainda saber que nossos autores possuem os melhores contos. *orgulho*

    Boo,
    http://www.rascunhocomcafe.com/2014/11/resenha-princesa-de-gelo-gritos-do.html?spref=fb

  • Raissa Lohayne
    08 novembro, 2014

    Muito fofa a capa e fiquei curiosa, mas precisa ler antes o livro das princesas, e sou louca pra ler os livros da diana e ainda n consegui 🙁

  • Anônimo
    08 novembro, 2014

    Me lembrou um pouco a saga encantadas, mas de um modo diferente é claro… a leitura desse livro parece ser bem divertida e de um modo inovador das autoras, acho legal a recontagem de histórias que já foram criadas de um modo diferente.
    A capa é bem simples, mas claro que não conta se a construção do livro for boa e bem divertida!
    Um beijo Paola, ThaynáQ.

  • Rayme
    08 novembro, 2014

    também não tinha lido nada da Cecily e também detestei o conto dela. achei muito sem noção!
    adorei o conto da Carina também. ela deu um ar bem divertido para a história mesmo 😀
    o conto da Diana eu gostei, mas também não achei tão grande coisa assim…
    já o do Fábio para mim foi o melhor! *-*
    também gostei bastante do livro. agora só falta eu ler O Livro das Princesas, que ainda não li kkkk

  • Liza Mikaelly
    08 novembro, 2014

    A capa esta linda! ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Estou LOUCA para ler o conto da Carina Rissi! de todos os contos este é o único que em todas as resenhas que li teve comentários positivos. Beijos <3

  • Fernanda Ferreira
    08 novembro, 2014

    Esse livro literalmente é um resgate à infância ao amor por contos de fadas e a magia que eterniza essas historias. Super legal !!

  • Fernanda Silva
    08 novembro, 2014

    Adorei a resenha. Já queria ler por conta da Carina Rissi, fiquei mais curiosa pra conhecer os do livro.

  • Bárbara Carollo
    07 novembro, 2014

    Oi Pah,
    Eu adoro releitura de contos de fadas e esses parecem ser bem modernos mesmo rs. Já li outras resenhas que diziam que o primeiro conto é fraco o que é uma pena, mas pelo que você disse o livro vale a pena pelos demais. Principalmente por ter um conto da querida Carina. Estou cada vez mais fã dela e de sua escrita *-*
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

  • Natalia Tavares
    07 novembro, 2014

    Oi Pah!
    Eu li O Livro das Princesas e achei os contos excelentes, de uma leitura divertida e fluida, sua resenha me deixou com bastante vontade e de ler O Livro dos Vilões parece ser uma leitura ótima!
    Bjs

  • Gabriela Eing
    07 novembro, 2014

    Já ouvi muitas vezes as pessoas falarem desse livro, mas nunca me interessei. Agora, com a sua resenha, resolvi dar uma chance ao livro, me pareceu ser muito bom!
    http://www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

  • DeebAmorim
    07 novembro, 2014

    Aparenta ser muito bom mesmo! O conto da Carina não tem nem como ser ruim, pq Carina Rissi diva em tudo! <3 Acho muito legal essas versões, por se tratar da visão do "lado negro" da parada. Um exemplo muito bom disso foi Malévola! Essas histórias tem muita coisa pra ser explorada mesmo, por isso to doida pra ler!

  • Maria Alves
    07 novembro, 2014

    Já estava querendo ler esse livro, agora quero mesmo, ainda mais que tem a Carina Rissi, e é uma historia diferente dar vez aos vilões para contarem suas versões, gostei da resenha e aumentou minha curiosidade de ler.

  • Books Pela Gi
    07 novembro, 2014

    Oi Pah, tudo bem ?
    A Cecily me parece só saber escrever sobre o universo It e de Gossip, toda vez em que ela precisa fugir disso ela se perde. Eu ia comprar este livro, ainda bem que não comprei, ia ter me perdido amargamente, estava vendo seu vídeo dos livros de Agosto e tenho a mesma mania, não leio nada sobre, gosto de me surpreender ou decepcionar, mas não leio, então neste caso, ainda bem que deixei de lado rsrsrs.
    Beijos.
    http://www.bookspelagi.blogspot.com.br

    • Anônimo
      02 janeiro, 2015

      Verdade.A Cecily não coseguiu focar no assunto principa do livro que era a história da Vi derela vista dos vilões.Ela se perde muito facilmente no meio da história…

  • Mirelle Candeloro
    07 novembro, 2014

    Oi Pah, tinha muita vontade de ler esse livro, e o Livro das Princesas, mas já li tantas críticas negativas sobre ambos que meu interesse sumiu. Ou pelo menos eles caíram muito na fila dos livros para ler. Mas uma coisa é inegável, as capas deles são divas e a diagramação muito fofa! Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  • Dilza Sousa
    07 novembro, 2014

    Toda resenha que leio desse livro diz que não gostaram do primeiro conto. É concreto já. rsrsrs
    O do Fábio Yabu com certeza é o melhor!
    Ótima resenha! Bjs, Pah <3