julho 03, 2014

[Resenha] A Máquina de Contar Histórias – Maurício Gomyde

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos… O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Editora: Novo Conceito l 192 Páginas l Romance l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 5/5

 

Em seus livros Vinícius Becker, um famoso romancista, brinca de Deus e escreve histórias na medida certa para surpreender e comover seus leitores. Suas obras transbordam emoção e amor, porém na vida real seu dia a dia é repleto de dor e solidão. Enquanto seus livros fazem cada vez mais sucesso e suas obras emocionam mais e mais leitores, a vida familiar de Vinícius desmorona com a perda de sua esposa, aquela que era responsável por manter a família “V” forte e unida, a única que era capaz de superar a distância imposta por Vinícius e por seu trabalho constante. Agora, devastado pela perda recente, Vinícius percebe que precisa reconquistar suas duas filhas e fazer ressurgir o amor fraterno que um dia os uniu. E para isso ele irá abandonar todas as suas convicções e, de olhos fechados, se entregar ao amor e à cura que só esse sentimento é capaz de provocar.

Sendo assim, posso dizer que a trama gira em torno do processo de perdão, cura e recomeço da família “V”. Por um longo tempo Vinícius fingiu levar a vida perfeita, tomando o caminho mais fácil enquanto sua família, enquanto as mulheres da sua vida, precisavam mais do que nunca do seu amor e do seu apoio. O problema é que, por mais que fujamos, as dificuldades sempre nos alcançam, e quando isso acontece Vinícius precisa decidir o que é mais importante para ele: o amor descrito em seus livros, ou o amor vivenciado em seu lar. Nesse momento, em busca do perdão, vemos um marido devastado e um pai decidido a mudar: ele perdeu sua esposa, mas não perderá também suas filhas.

A Máquina de Contar Histórias é uma obra linda e comovente (assim como todos os livros do Maurício Gomyde são). Sou fã da escrita desse autor que, mesmo de uma maneira rápida e direta – do tipo que prende o leitor e o faz ler sua história ininterruptamente –, ele é capaz de criar uma história rica em detalhes e emoções. O fato é que o autor nunca me decepciona pois, ao mesmo tempo em que mergulho em suas histórias e as leio em uma sentada só, também as vivencio, experimentando a ampla gama de emoções descritas. Assim, trata-se de uma obra simples e direta, que em poucas páginas trabalha com uma vertente atual de nossa sociedade – a da necessidade de equilíbrio na divisão do tempo para a família e para o trabalho –, e que exatamente por isso, por sua objetividade e realismo, encanta completamente o leitor. No livro, ao falar de sua profissão Vinícius comenta que um bom autor consegue, em poucas páginas, arrebatar e levar seu leitor à reflexão, e eu não poderia deixar de concordar com ele, muito menos depois de ler uma obra do Maurício Gomyde.

Outro ponto positivo, além da escrita do autor, é o pano de fundo da história, que por ter personagens escritores dá espaço para infinitas citações tipicamente literárias. Além disso, temos a descrição de viagens que nos transportam para lugares incríveis, e o uso de uma misteriosa troca de e-mails que torna a leitura ainda mais misteriosa e fluida. Nesse ponto não posso dizer que me surpreendi totalmente com o segredo presente na trama, na realidade logo de cara já suspeitei do desfecho, mas ainda assim achei o artifício encantador. Outra minúcia que dá um charme especial à trama é a filha mais nova de Vinícius – Sério, não tem como não amar personagens infantis como ela, que como todas as crianças, dão leveza aos momentos mais difíceis da vida.

Entre tantos elogios positivos só posso dizer que adorei esse livro e que o indico sem medo para os fãs de romance. Na realidade, indico todos os livros do autor de olhos fechados.

“No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade.”

Beijos!

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

48 Comentários

  • Vidas por palavras
    02 março, 2016

    Eu li esse livro. Comprei o mesmo em uma promoção pelo preço de R$10,00. Gostei muito desse livro, tanto da história quanto da maneira que o autor escreve e descreve também. Vale a pena, pois não é apenas uma simples historinha, há uma grande lição de vida.

  • Anônimo
    03 agosto, 2014

    Oie… achei a capa muito bonitinha! Amo máquinas de escrever e meu sonho é ter um quartinho cheio delas.
    Quanto ao enredo, gostei bastante e pretendo ler. Vi ótimas resenhas sobre ele e a cada uma que lia, me dava mais vontade de ler.

  • Desbravadores de Livros
    29 julho, 2014

    Pah, parece incrível, emocionante, envolvente, enfim…
    Estou participando do sorteio e esperando ganhar. Torcendo muito 😀

    M&N | Desbrava(dores) de livros

  • Karina B.
    20 julho, 2014

    Oii Pah!
    Quero muito ler esse livro!
    Já vi tantos comentários positivos desse autor, faz tempo que estou curiosa para ler algo dele.
    E esse livro parece ter uma história muito emocionante.
    Está super na minha lista de desejados!

    Beijos!

  • Rayane S
    19 julho, 2014

    Este livro vai ser minha próxima leitura, faz tempo que tenho vontade de ler algo do Mauricio Gomyde, suas tramas parecem ser fluidas e muito bem organizadas simplesmente apaixonantes, gosto de livros que mexem com nossas emoções e com certeza A Máquina de Contar Histórias é um desses. Sempre ouço elogios sobre os livros dele, não vou deixar passar essa oportunidade!!

  • Lorraine Lira
    15 julho, 2014

    Olá!
    Li sua resenha e fiquei me perguntando como ainda não li absolutamente nada do Maurício Gomyde! Vi outras resenhas desse livro e foram todas positivas. Gostei muito do fato do autor focar nessa questão tão vivenciada na atualidade que é equilibrar a divisão do tempo para a família e para o trabalho. Já coloquei como próxima leitura e já tenho a certeza de que vou amar! Bjo 🙂

  • Fernanda Gomes
    13 julho, 2014

    Oiee.
    Adquiri esse livro a pouquissimo tempo e ainda não tinha pesquisado nenhuma resenha sobre ele, da forma como vc colocou parece ser uma história incrível. Será minha próxima leitura.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    http://fernandaconversandosobretudo.blogspot.com.br/

  • Marcela Claret
    13 julho, 2014

    Triste e lindo ao mesmo tempo, mas no fundo nao faz meu estilo auhauhaua
    Beijos Pah!

  • Anônimo
    11 julho, 2014

    Nunca li nada do Maurício Gomyde, mas só leio resenhas positivas de suas obras. E de Maquina de Contar História não foi diferente. Estou doida para ler e sua resenha me deixou com mais vontade ainda.
    Bjs

  • Andréia Renata
    11 julho, 2014

    Oi Paola,
    Desde que vi esse livro entre os lançamentos da NC fiquei apaixonada pela capa e meio receosa com a história, mas pela sua resenha parece ser um livro muito bonito e fiquei bem curiosa em conhecer a escrita do autor, ainda mais por ser um livro nacional né.
    Beijos,
    Andréia – StarBooks

  • Marina Chagas Ricci
    10 julho, 2014

    Confesso que este mês foi a primeira vez que ouvi falar deste autor, são muitas as resenhas que estão sendo feitas sobre este livro.
    Pelo o que você escreveu esta deve ser uma história belíssima. E é bom ter um protagonista masculino para variar um pouquinho kkk.
    Espero ter a chance de ler este livro em breve.

    Beijos

  • Bárbara Carollo
    09 julho, 2014

    Olá Pah!

    Ainda não li nenhum livro do autor mas me interessei por esse! O que me chamou mais atenção em sua resenha foi a característica literária dos personagens e citação de viagens!! Estou muito ansiosa para lê-lo!!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

  • Mallú Ferreira
    09 julho, 2014

    Caramba, que lindo. Narrativas que trazem questões familiares costumam ser bastante emocionantes, e acredito que essa tenha realmente construído uma trama bem intensa. Ainda não tive o prazer de ler um Gomyde, mas não por falta de vontade. Esse já entrou para a minha lista de desejados.

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

  • raquel rodrigues
    07 julho, 2014

    Nao conhecia o autor ! o livro parece ser legal ! a capa é bem criativa e a resennha é otima , esse tipo de livro eu nao curto mt mais quero tentar !

  • Larissa Alves
    07 julho, 2014

    Ainda não li nenhum livro do autor mas vejo falarem muito bem sobre e essa resenha me deixou curiosa pela capa trazer uma "leveza" e trazer uma história como essa que vendo de longe não é uma coisa rara de se acontecer no dia-a-dia de muitas famílias nos dias de hoje. Amei a resenha.

  • Ana Carolina
    06 julho, 2014

    Oi Pah!
    Confesso que nunca li nada do Maurício Gomyde, mas só escutava coisas boas a cerca dos seus livros. Bem depois da resenha da Maquina de contar histórias vi que preciso urgentemente mudar essa situação, pois a resenha me deixou super curiosa sobre o livro.
    Beijos.

  • Ruuh Gomez
    06 julho, 2014

    Estou aqui pra denunciar um crime que eu fiz O.o
    Quando eu vi a capa desse livro, eu logo de cara nem ao menos quis ler a sinopse, pois a capa não me chamou muita atenção, então eu violei uma das regras dos leitores "nunca julgue um livro pela capa" e bem foi isso que eu fiz, não achei que ele seria do tipo do livro que eu gosto, que passa uma trama, mas olha eu me surpreendi depois dessa sinopse.
    Bom, acho que darei uma chance a esse livro. Mudando de assunto, eu me identifiquei tipo MEGA com o quote do livro, como todos os livros que vocês resenha e eu não tenho ainda "EU PRECISO DESSE LIVRO"

    Beijão…

  • Ana Carolina Ribeiro
    06 julho, 2014

    Nunca li nenhum livro do autor.Adoro romances e todas as resenhas são todas ótimas dos livros.Muito bom o personagem central sendo um homem quero muito ler

  • Raissa Lohayne
    06 julho, 2014

    Ahhh minha amiga me falou desse livro hoje ainda, que coincidencia. To curiosa pra ler, já tinha até procurado por sinopse e resenhas antes de entrar aqui no blog. Já coloquei na minha listinha!

  • Amanda T.
    05 julho, 2014

    Heey!

    Engraçado que eu nunca tinha escutado falar do autor (pelo menos não que eu me lembre) e aí do nada começou a chover resenhas desse livro! Kkkk e uma elogiando mais que a outra! Resultado: estou super ansiosa pra lê-lo! As melhores histórias são essas capazes de nos fazer vivenciá-las, e se o Mauricio é capaz desse feito (porque convenhamos que não é fácil) já é motivo suficiente pra eu querer conhecer o trabalho dele.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

  • Franciele Ferreira Silva
    05 julho, 2014

    Eu já era apaixonada por ele só por caus da capa, agora conhecendo a história, definitivamente se tornou amor; no começo até achei que tratava da própria história do autor (até a pessoa ler a capa, oh idade kkk… realmente é uma história fascinante só de ler…
    Quero muitoooo ele em minha estante e tenho certeza que fará parte dos meus favoritos…

    Bjsss Pah

  • DeebAmorim
    05 julho, 2014

    Nossa, nunca li nada desse autor, mas super me interessei pela história. Finalmente uma temática que explore outros pontos que não seja apenas romance. Com certeza entrou pra minha lista e tenho certeza que vou adorar! Realmente essa questão de trabalho x família é tensa, ainda mais nesses trabalhos que precisam de total entrega!

  • Neny
    04 julho, 2014

    Este livro parece ser muito bem escrito, eu amei o tema trabalhado, e um livro que consegue te prender ja vale a pena, ando numa depressão literaria.
    Acho tão legal quando tem escritores num livro rs, acho sempre que os autores estão se auto intitulando ali rsrs.
    Eu quero ler, ja li um livro do autor e gostei, seus romances sempre são bem escritos e gostosos de ler,
    beijos.

  • Tais Bruna
    04 julho, 2014

    Eu ainda não li o meu Pah, mas estou louca para ler e descobrir o porque todo mundo ama os livros do Maurício.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  • Raquel Pereira
    04 julho, 2014

    Os livros do Maurício Gomyde são sempre muito bons e eu já tinha ficado curiosa pra ler A máquina de contar histórias e depois da sua resenha, fiquei ainda mais curiosa. Parece realmente ser um excelente livro.

    Bjok

  • Amanda Almeida
    04 julho, 2014

    Que capa maravilhosa!! Esse autor parece ser super simpático pelo que eu vi no instagram dele. Procurei saber mais dos livros dele e adorei, apesar de não ter lido nenhum. Quero ler Máquina de Contar histórias e alguns outros. Adorei a resenha!

    owamandab@hotmail.com

  • Dryh Meira
    04 julho, 2014

    Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas tive o prazer de conhecer a escrita do autor, e não poderia estar mais animada para ler A máquina de contar histórias. Já vi muuita gente elogiando bastante esse livro ^^ espero gostar tanto quanto você.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Letícia Souza
    04 julho, 2014

    Adorei o foco do livro! A maneira como ele decide,mesmo sendo depois da morte da esposa,mudar e reconquistar sua família ;tentando recuperar o tempo perdido ao lado de suas filhas.Esse lance de Trabalho vs Família é uma coisa que está cada vez mais em alta hoje em dia…Primeiro a carreira depois as pessoas que ama,ao invés de procurarem um meio termo entre eles.
    A bastante tempo já estava de olho nesse livro,mas nunca tinha parado e lido a resenha ou a sinopse até agora.Esse autor é mesmo genial e o livro me conquistou ainda mais <3

  • Aline Ramos
    04 julho, 2014

    Pah, eu só tenho lido maravilhas sobre a escrita desse autor. E pelo visto vc também é fã.Sua resenha ficou perfeita, nos mostra o que esperar do livro e nos instiga a devorar cada pagina.Adoro livros assim…acaba passando mais sentimento.
    bjs

  • Virgínia Doratiotto
    04 julho, 2014

    De cara quando vi esse livro eu adorei. A capa dele é linda e o título me deixou beeem curiosa.
    Adorei a resenha e me deixou com um gostinho de "quero ler urgente!" hahaha
    Sem contar que é romance e eu sou uma eterna admiradora de livros românticos *-*
    E o que foi essa frase final? Amei e é exatamente isso que todo leitor quer!!!!

  • Rayme
    04 julho, 2014

    ainda não li nenhum dos livros do autor, mas já ouvi falar que a escrita dele é ótima!!!
    este ai parece ser um pouco diferente dos outros livros dele, mas ainda sim parece ser ótimo
    este ano estou priorizando ler livros nacionais, e estou com os livros dele na minha lista de próximas leituras já 😀
    espero gostar tanto quando você deste! *-*

  • Monica Navarro
    04 julho, 2014

    Oi, Paola
    Ainda não li nenhum livro do autor, mas quero ler. Depois que li sua resenha fiquei doida para ler esse livro.
    A capa é belíssima.

  • Estante Diagonal
    04 julho, 2014

    Oi Pah querida, toda resenha que leio é só elogios sobre o livro, acho que tenho que parar de marcar bobeira e providenciar para ontem meu exemplar. Como sempre tua resenha é incrível!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

  • Vitoria Bastos
    04 julho, 2014

    Fiquei com vontade de ler. Já tinha lido outras resenhas dele, mas essa foi mais esclarecedora. Vai para a listinha… beijos!

  • Anônimo
    04 julho, 2014

    Não é muito um gênero de livros que eu gosto , não gostei muito da historia , nunca li nada do Maurício Gomyde , mais já me falaram muito de alguns livros dele , quem sabe eu não leio um livro dele algum dia , Beijos.

  • Movidos por Palavras
    04 julho, 2014

    Oie Pah,
    Sempre leio as suas resenhas e fico encantada pelo modo como fala do Maurício Gomyde. Tenho um livro desse autor e ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas depois dessa maravilhosa resenha, pegar o livro que tenho e começar a lê-lo é o que vou fazer. E depois comprar A Máquina de Contar Histórias, pois você me deixou muito animada com a a história.
    Beijos,
    Joyce

  • Aline T.K.M.
    04 julho, 2014

    Ler Maurício Gomyde é sempre certeza de emoção. =) Ele consegue trazer trama e personagens sensíveis sem cair no piegas. Já estou com esse livro na minha fila de leituras, mal posso esperar para começar a ler!

    Beijinhos, Livro Lab

  • jennifer luna
    04 julho, 2014

    Nunca li nada desse autor , a capa pareçe mostrar emoçoes seila alguma coisa diferente , ameei essa capa , ja vi em outros blogs varias resenhas todas positivas , minha mae achou nelhor eu anotar os nomes dos livros que eu quero e comprae na bienal ai se tiver cro ou nao tiver eu compro em outro lugar .. e esse livro ta na minha listibha <3 amoo suas resenhas *-*

  • Fernanda Dadalto
    03 julho, 2014

    Não vejo a hora de ler esse livro, está na minha lista e já passou da hora de eu começar a ler obras do Maurício Gomyde. Sua resenha me incentivou mais ainda!!!

  • Aline Machado
    03 julho, 2014

    Nunca li nada desse autor. Mas me parece um livro muito bom, adoro altas doses de emoção e pela sua resenha, parece que é isso que vou encontrar!!
    Beijos!! 🙂

  • Jaqueline Sampaio
    03 julho, 2014

    Nunca li nada do Maurício Gomyde, mas desde que vi esse livro pela primeira vez fiquei louca para ler. A história parece ser incrível.
    Beijo

  • Lucas Kammer Orsi
    03 julho, 2014

    Oi Pah,

    Nunca li nada do Mauricio Gomyde, mas confesso que sempre tive vontade! Só ouço comentários positivos sobre suas obras, o que me deixa extremamente curioso. A máquina de contar histórias parece ser uma ótima história, cheia de emoções e sentimentos aflorados.

    Beijos
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

  • Nah
    03 julho, 2014

    Eu nunca li nada do Maurício Gomyde e tampouco tinha conhecimento dos livros dele, mas me parece aquele tipo de livro que realmente toca o leitor, cheio de emoção. E amo quando de fato os outros personagens tem importância no livro. Sem dúvida, entrou para a minha lista. <3

  • Roberta G. LivroseCores
    03 julho, 2014

    Este parece ser um livro diferente e emocionante. Gosto de ler livros que saem do "padrão", ainda mais de escritores masculinos, que tem um toque diferente, outra visão de ver e escrever as coisas.
    Como sempre, ótima resenha. Beijos <3

  • Anne Viana
    03 julho, 2014

    Não faz muito meu estilo não…não sei se leria =S

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

  • Douglas Fernandes
    03 julho, 2014

    Ainda não li nada do Maurício Gomyde, e vc não é a única que indica os livros dele, ja vi muitas pessoas falando bem e tenho muita vontade de ler, adorei a resenha, parece uma historia linda e como na vida real as crianças tem a mágia de conseguir sorrisos de todos, mesmo em momentos dificeis. *-*

  • janaina silva
    03 julho, 2014

    lendo sua resenha, percebi que se trata de uma história carregada de emoções.
    Talvez eu leia se tiver uma oportunidade.Mas não seria uma prioridade.
    Ultimamente tenho preferido livros um pouco mais leves.

  • Etc...
    03 julho, 2014

    Nossa, esse livro deve ser mt bom! Fiquei mt curiosa para ler ele! Bjos, adoro o blog!