Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!
Editora: Novo Conceito l 320 Páginas l Jovem Adulto l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 3,5/5
Inveja, falsidade, intrigas, bullying… Definitivamente o ensino médio não é um mar de rosas. Caracterizado pelas inseguranças e medos típicos da adolescência, o ensino médio é um período que define e molda o jovem, preparando-o para a sua vida adulta. Exatamente por isso, por não estarem totalmente prontos para enfrentar as dificuldades do mundo a fora, que os corações são mais suscetíveis a dor quando partidos, ou que as brincadeiras de mau gosto machucam e corrompem a alma, ou ainda que as mentiras acumuladas fazem surgir o sentimento de revanche. Kat, Lillia e Mary foram enganadas por quem um dia se passou por um amigo, alguém que esteve presentes nos momentos mais difíceis de suas vidas, que escutou seus segredos e compreendeu seus medos. Injustiçadas, magoadas e decididas, elas resolvem que não querem mais esperar pela justiça dos céus, elas mesmas querem fazer justiça, e para isso, nada melhor do que usar as mesmas armas que o amigo inimigo, certo?
“Nós três somos um círculo. Estamos ligadas uma às outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fizemos, isso tudo nos trouxe até aqui e agora.”
Alternando entre o ponto de vista dessas três jovens, de forma que cada uma delas narra um capítulo do livro, as autoras transportam o leitor para uma pequena e pacata ilha; um local alheio a globalização na tentativa de proporcionar aos seus moradores a segurança de viver longe do caos tecnológico das grandes cidades, fazendo com que as pessoas se aproximem o suficiente para ajudar e cuidar fuxicar e se intrometer na vida umas das outras. Sendo assim, considerando o tamanho do local onde vivem, é lógico supor que as protagonistas dessa história são amigas ou que já se conhecem de longa data, certo? Não, completamente errado. Kat a estranha e esquentadinha, Mary a novata, e Lillia a popular, são diferentes como a água é do óleo, porém essas três jovens possuem um objetivo em comum: o de se vingar, e de fato não dizem que a necessidade faz o homem? Pois bem, elas querem justiça e não importa o que passou, o que as distanciou, ou quem elas realmente são no presente, o que importa é fazer com que eles e suas mentiras paguem pela dor que causaram.
Vai, confessa, a premissa desse livro é MUITO boa! Assim que comecei a lê-lo fui tomada por uma onda de adrenalina, eu precisava saber o porquê da vingança, queria desesperadamente descobrir quem as enganou e principalmente, queria aceitar a dor que motivou a necessidade de tal atitude. Não me entendam de forma errada, mas no meu interior eu sei que a vingança não leva a nada, então ao me envolver com a vida dessas jovens eu tive que compreender seus motivos para aceitar o desenrolar da história, como leitora eu não queria uma trama clichê que descrevesse sobre algumas jovens magoadas por briguinhas de popularidade que resolveram dar o troco em suas “amigas rivais”, PELO AMOR, eu queria drama, suspense, choque de realidade, e de certa forma temos um pouco de tudo isso nesse livro, mas nem por esse motivo deixamos de ler alguns clichês adolescentes – ora estamos falando de um jovem adulto, minha gente!
Eu li o livro em questão de horas exatamente por minha vontade de compreender os motivos das personagens principais, afinal elas estão se vingando de pessoas próximas a elas e como desconhecidos alheios ao que elas sofreram, nós precisamos comprar um lado para o qual torcer. Nesse ponto eu adorei o fato das autoras incentivarem a dúvida, delas fazerem com que em um momento estejamos gritando – Mas que VACA…Bate nela!, e em outros – Coitada, ela não tem culpa da bagunça que seus pais são, além disso também gostei da narrativa intercalada entre as três jovens, e principalmente da forma sinuosa como as autoras falam sobre problemas do cotidiano dos jovens, alertando sobre os riscos das drogas, do álcool, do bullying e de tantos outros problemas.
Mas então, se eu gostei de tanta coisa no livro, porque só dei 3,5 estrelas para ele? Pois bem, já ouviram falar no monstro da expectativa? Esse era um dos livros que eu mais estava ansiosa para ler nesse mês de setembro; eu esperava algo tão doloroso e misterioso dele, mas mesmo esses fatores marcando presença no livro (nota: até de uso de elementos antinaturais as autoras fazem [?]) de certa maneira não fui completamente convencida por elas. Em alguns pontos me pareceu uma narrativa fria, superficial, eu queria sentir o que essas jovens sentiram, e por mais que eu tenha me compadecido delas, não sofri realmente com suas histórias. Mesmo assim o livro é bom. Ele me chocou com algumas verdades e atingiu seu objetivo ao passar uma mensagem forte e extremamente realista. Assim, se você gosta de um livro com pitadas de suspense e intrigas juvenis, Olho por Olho é uma boa opção de leitura, só não crie muitas expectativas, certo?
Olho por Olho livro faz parte de uma trilogia composta pelos livros: Burn for Burn (Burn for Burn, #1). Fire with Fire (Burn for Burn, #2) e Ashes to Ashes (Burn for Burn, #3), sendo que esse último será lançado nos EUA em 2014.
Para ler ao som de…
Para quem leu e gostou de…
Quotes Preferidos
“- Sim, sou silenciosa mas mortal – digo, em tom de chacota. – Como um pum! – emenda Kat.”
“Hoje falei para aquela garota no banheiro (…), que o carma não falha. Eu estava falando sério naquela hora, mas agora não tenho tanta certeza. (…). Estou cansada de esperar pelo carma. O carma que se dane.”
Gostou do livro? Então que tal ganhar um Kit desse romance (vide imagem)? Para concorrer você SÓ precisa:
- Possuir endereço de entrega no Brasil;
- Curtir o blog no Facebook;
- Comentar no post da resenha do livro (algo sobre a resenha, não se esquecendo de deixar seu e-mail para contato e seu link do facebook).
Mas Pah, só isso? Isso mesmo, esse ato não tem o caráter de uma promoção, ele apenas visa premiar aqueles que comentarem na resenha. Nesse ponto vale lembrar que, o comentário vencedor vai ser ESCOLHIDO pela equipe do blog, então caprichem no comentário e boa sorte!
P.S.: Os comentários serão computados até o último dia do mês de setembro e o vencedor será avisado por e-mail.
Comente via Facebook