Charles Gibson é um escritor de êxito, mas devido aos temas que escreve afasta as mulheres e sujeita-se a blind dates que os amigos lhe propõem. Candance Whitman, recém-chegada à literatura erótica, tem encontrado diversos obstáculos pelo caminho. Cansada de ser criticada, decide ir a uma conferência de escritores com o objetivo de aprender, onde acaba por conhecer o seu ídolo: Charles Gibson, o autor best-seller de romances eróticos. Charles propõe-lhe cinco lições para lhe ensinar as noções básicas do erotismo, criação de cenas, ou seja, conselhos muito válidos para obter bons resultados. Mas o que nenhum dos dois esperava era que as lições teóricas passassem à prática. Infelizmente, a desilusão de Candace em relação ao novo romance que está a escrever – no qual Charlie desempenha o papel principal – ameaça-lhes a possibilidade de desfrutar de um amor verdadeiro. Conseguirá ela separar a fantasia da realidade?
Edição Portuguesa l 168 Páginas l Romance Erótico l Compre aqui: Wook l Skoob l Classificação: 3/5
‘Sedução’ faz parte da ampla gama de livros eróticos escritos pela autora Bella Andre, conhecida no Brasil por sua série ‘Os Sullivans’ que foi lançada recentemente pela editora Novo Conceito. Quem já leu pelo menos um, dos dois livros da autora que foram publicados por aqui, conclui que sua escrita é essencialmente envolvente. Simples e direta, ela cativa os leitores com a rapidez utilizada para desenvolver suas narrativas. Sendo assim, minha curiosidade relacionada com a obra ‘Sedução’ se resumia em compreender se essa característica era intrínseca da autora, e que se por esse motivo, era empregada em todos os seus livros. Desta forma, não me surpreendi ao me deparar com um roteiro simples e com uma escrita fluída na obra supracitada.
Fazendo uso de um contexto clichê, Bella Andre aborda o outro lado da fama de um escritor de romances eróticos, escrevendo sobre o preconceito que esses autores enfrentam e os rótulos que recebem. Eu gostei do tom realista da trama, que mostra, pelo menos inicialmente, as barreiras que tais escritores enfrentam, relatando o preconceito vigente que ainda domina a sociedade quando o assunto é a sexualidade feminina.
“- Não, escrevo romances sensuais. Dos meus leitores 99% são mulheres. É como se… – Tarado – replicou a rapariga, levantando-se, atirando-lhe à cara o copo de água gelada e saindo do café em cima dos saltos de quinze centímetros, meneando o pequeno traseiro ultrajado.”
A trama gira em torno de dois autores de romances eróticos: Charles com uma experiência de cinco anos nesse ramo literário e Candance, que quer ingressar na carreira erótica. Após, literalmente, uma colisão entre o casal, Candance torna-se a pupila de Charles, e por ele, é apresentada ao mundo da escrita erótica. A princípio eles deveriam se ater apenas ao lado profissional desse relacionamento, entretanto Candance quer vivenciar tudo sobre o que escreve, e quem melhor para ensiná-la do que o experiente e sedutor Charles? Divididos entre o trabalho e o prazer, o casal experimenta momentos intensos de paixão e desejo, se surpreendendo ao perceberem que esse sentimento se transformou em algo mais profundo.
No geral, o livro agrada o leitor que procura um romance que surge do desejo carnal e que se limita a ser apenas “uma boa história de amor”. Não devemos esperar que tal leitura gere sentimentos intensos ou apresente grandes conflitos no decorrer da trama, pois tudo segue uma linha previsível e mediana. Porém não me entendam mal, o livro não é ruim, apenas falta a ele algo que o torne surpreendente, cativante ou até mesmo emocionante, ou seja, que o tire da zona de conforto da previsibilidade.
Com relação a escrita da autora, gostei da inserção das histórias escritas por seus personagens, no decorrer da trama lemos trechos do livro no qual a Candance está trabalhando e essas mudanças na narrativa dão um toque diferenciado ao livro. Outro ponto, como já disse, é o desenvolver da história, a autora segue uma linha simplificada, sem rodeios, que faz a leitura do livro ser rápida e constante. Entretanto, nesse caso em particular senti que tal fator colaborou para o nível mediano da obra, de forma que, talvez se tivéssemos nos aprofundado mais na história dos personagens principais, poderíamos sentir, e não apenas ler, sobre a mensagem do livro.
Para concluir, gostei da trama, mas acho que ela deixou a desejar no quesito surpresa. Vale lembrar que o livro ainda não foi publicado por aqui, e que o comprei na Wook, livraria de Portugal.
Comente via Facebook