Egito Antigo
- Uso generelizado do linho branco.
- Drapeados, transparências.
- Mudanças mínimas em um período de mais ou menos 3.000 anos/ estaticidade.
- Chanti = traje caracteístico masculino. Espécie de tanga presa por um cinto; Para os faraós era pregueado e engomado, às vezes bordado.
- Túnicas com mangas. Provavelmente eram costuradas nas laterais.
- Kalasíris = túnica longa usada por homens e mulheres; era semitransparente deixando ver por baixo o Chanti masculino. Feita por um pedaço de pano retangular, às vezes tecido numa só peça, presa aos ombros por alças e quando usado por mulheres produzia um efeito ajustado sob os seios.
- Haik real = Túnica usada por cima de efeito plissado, transparente.
- Peitoral = larga gola adornada de jóias.
- Claft = pedaço de tecido amarrado sobre a cabeça com as laterais soltas.
- A fibra animal era considerada impura.
- Uso de perucas, barba de cerâmica, cones aromáticos, diversas coroas.
- Ampla joalheria e muita maquiagem.
- Sandálias para os dois sexos/também andavam descalços.
E o filme que eu indico pra vocês assistirem é Cleópatra, com a Elizabeth Taylor (Divaaa)
Gênero: Drama/Romance
Origem: Estados Unidos/Reino Unido/Suíça
Duração: 192 minutos
- Casamentos levavam e traziam “inspirações para o vestuário”.
- As classes intermediárias imitavam tanto quanto era possível o traje dos mais abastados e quando não esbarravam nas suas próprias limitações econômicas, deparavam-se com leis que os proibiam de usar roupas de determinadas cores, inclusive essa foi uma das reivindicações da Revolta dos Camponeses na Alemanha, pois eles almejavam usar roupas vermelhas como seus superiores. Os burgueses, por exemplo, não podiam usar fios de ouro e prata, estes eram reservados à nobreza e caso os burgueses usassem, deveriam pagar multas à monarquia.
- Corselet pontudo, mangas acolchoadas, vestido com pouco movimento, farthingale – anquinha em formato de sino, rufo.
- Farthingale – anquinha em formato de sino, vestido dando pouco movimento, principalmente na parte de cima, mangas acolchoadas, rufos.
- Parte de cima do vestido era rígido, decote quadrado, mangas “rasgadas” para se ver o forro, Tecidos pesados.
- Os vestidos pesavam 18 a 22 kilos.
- Formas mais abertas e largas.
- Movimentos estendidos aos limites do corpo.
- Cores fortes
- Golpeados
- Enchimentos para ampliar o volume dos corpos.
O meu interesse por esse período vem quase que exclusivamente das roupas de Elizabeth I. Vejam o filme e entendam!
Título original: (The Golden Age)
Lançamento: 2007 (França, Inglaterra)
Direção: Shekar Khapur
Atores: Jordi Mollá, John Shrapnel, Geoffrey Rush, Susan Lynch.
Duração: 114 min
Gênero: Drama
- Muito volume.
- A arte estava em coerência com o momento histórico.
- Usavam tons pastéis.
- Exagero de detalhes.
- Tecidos ricos e formas delicadas.
- Os cabelos ou mesmo as perucas eram amarrados atrás da cabeça em rabo de cavalo. Estas, por sua vez, podiam ser de cabelos naturais, crina de bode ou de cavalo e também de fibras vegetais. Além de serem empoados (cabelos e/ou perucas) de cinza ou branco.
- A moda feminina sob o reinado de Luís XV manteve o uso da maquiagem e dos pós nos cabelos; enquanto os volumes de suas roupas dificultavam o caminhar. A flor foi o grande ornamento, nunca tão usada como agora em vestidos e cabelos, tanto as naturais quanto as artificiais. Enquanto as saias dos vestidos estiveram bem volumosas, os corpetes dos mesmos ajustavam consideravelmente o busto e a cintura.
- Sapatos delicados calçavam os pés femininos; e os cabelos minuciosamente elaborados e empoados compunham o conjunto ornando a face, uma vez que as mulheres usavam perucas.
- Cotovelos e ombros são considerados indecentes para se expor.
- Uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas – mulheres modernas da época, que freqüentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.
- Os cosméticos transformaram-se em uma indústria principal.
- O Glamour era agora uma tendência importante da forma, devido à influência da indústria cinematográfica e das estrelas de cinema famosas.
- A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos frenéticos exigidos pelo Charleston – dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos.
- A década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigans, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.
Título no Brasil: Coco Antes de Chanel
Título Original: Coco avant Chanel
País de Origem: França
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 30/10/2009
Estúdio/Distrib.: Warner Home
Direção: Anne Fontaine
Título original: (Midnight in Paris)
Lançamento: 2011 (EUA, Espanha)
Direção: Woody Allen
Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller, Mimi Kennedy.
Duração: 100 min
Gênero: Comédia Romântica
E Midnight in Paris, por que é Woody Allen minha gente o/ , e o filme também contempla os anos 20, e um pouco da Belle Époque.
Bom é isso pessoal, deve ter ficado um pouco cansativo, mas espero que gostem!
Comente via Facebook