As incríveis tirinhas de Sarah Andersen são para nós, que não economizamos dinheiro na livraria, vivemos à base de café, deixamos tudo para a última hora, somos especialistas em roubar o blusão alheio, não sabemos nos comportar em situações sociais e insistimos em Pensar Demais. Esta segunda coletânea continua exatamente onde a primeira parou: debaixo de uma pilha de cobertas, evitando as responsabilidades do mundo real. Este volume traz tiras que acompanham os altos e baixos da montanha-russa implacável que é o começo da vida adulta, além de ensaios ilustrados sobre experiências pessoais da autora ligadas a ansiedade, carreira, relacionamentos e amor por gatinhos. Tudo isso com o mesmo tom sincero, leve e divertido que já conquistou mais de 2 milhões de fãs no Facebook.
Editora: Seguinte l 120 Páginas l New Adult l Compare & Compre: Saraiva • Amazon l Skoob l Classificação: 5/5 ♥
Como eu amo as tirinhas da Sarah! Elas são divertidas, contagiantes e reflexivas – ao lê-las sinto identificação e compreensão, algo muito difícil de encontrar nesse universo feminino cheio de cobranças e padrões inalcançáveis. Obviamente a ideia da obra é divertir o leitor, entretanto atrelado ao bom humor está o apelo de uma jovem mulher que quer se sentir livre: livre para comprar o que quiser, vestir o que quiser, sair com quem quiser e, principalmente, ser quem ela quiser. Acho incrível a mensagem que o trabalho dessa autora traz e a sensação gostosa que ela deixa no coração de quem lê (principalmente se você é uma mulher aprendendo a superar as dificuldades do dia a dia): se ame do jeitinho que você é.
A Sarah Anderson é uma ilustradora que, através de tirinhas sinceras e bem-humoradas, alcançou sucesso na internet. Em sua página no Facebook ela tem mais de 2 Milhões de seguidores. Lá ela posta quadrinhos relacionados com a própria vida, mas que refletem a rotina de qualquer jovem adulto. Isso porque suas ilustrações falam de temas como sonhos profissionais, relacionamentos reais e nada idealizados, empoderamento e dilemas femininos (TPM, beleza, pressão da sociedade para casar e ter filhos), e paixões que guiam nossa vida (animais de estimação, chocolate e até mesmo livros). Ou seja, é impossível não se identificar com o trabalho da Sarah, a cada tirinha lida você pensa “bom saber que não estou sozinha nesse mundo”.
Esse é o segundo livro da autora, o primeiro é Ninguém Vira Adulto de Verdade (pelo qual também sou apaixonada). E a ideia dos dois livros é a mesma: unir dezenas de páginas com tirinhas divertidas e cativantes.
A protagonista é uma jovem adulta, exatamente como a autora, que conta uma pouco mais de seus dilemas: o amor por livros e pets, o assombro causado pela cólica menstrual, à dificuldade em manter o cabelo domado e livre da oleosidade e, claro, o conforto que só o moletom de alguém que amamos – com aquele cheirinho do amado, sabe? – traz. Em um primeiro instante pode parecer que a autora aborda temas superficiais, mas o fato é que são assuntos reais, que realmente refletem quem somos. Além disso, ao falar sobre tópicos leves com sinceridade, Sarah faz o leitor perceber que está tudo bem em não seguir os padrões impostos pela sociedade. E acho que isso que me faz amar tanto essas tirinhas: ao lê-las me sinto confortável com quem sou, com os sonhos que quero realizar, e com as pequenas coisas que gosto de fazer e que definem minha personalidade.
Cada página traz uma tirinha diferente – e elas não seguem uma ordem de assunto ou sequência de temas. Só no final que a autora optou por criar várias tirinhas para um mesmo tema: sua timidez e os problemas gerados pelo temido ato de pesar demais. – Todos nós sofremos com isso, não é mesmo? Fora isso, também notei que nesse volume a autora incluiu mais assuntos masculinos, alcançando tanto leitores homens quanto mulheres.
No geral: São tirinhas incríveis que divertem ao mesmo tempo em que confortam o leitor. Toda vez que leio esses livros me sinto parte de um todo: de homens e mulheres que, assim como eu, precisam enfrentar esse mundão doido e confuso no qual vivemos. Tenho certeza que vão se apaixonar pelo trabalho dessa autora! Já indiquei a Sarah para vários amigos e todos acabaram como eu: babando arco-íris para essas tirinhas tão maravilhosas.
Beijos!
Comente via Facebook