Estação de King´s Cross, 1943. Rose chega a Londres querendo se entregar a uma vida de romance, glamour e dança, e para isso ela escolhe o Rainbow Corner, o mais famoso salão de dança da cidade. Enquanto a Segunda Guerra Mundial entra em seu momento final, Rose se apaixona perdidamente por um piloto, mas terá que lidar com as reviravoltas do destino antes que a guerra chegue ao fim. Las Vegas, dias atuais. Uma linda mulher vestida de noiva entra em um bar procurando alguém para se casar com ela. Quando Leo assume o papel e diz “sim”, ele não tem nenhuma ideia da situação em que está se metendo. Quem será Jane, a mulher misteriosa? Quando Jane e Rose, agora uma senhora de idade, se conhecem, a fagulha da discórdia se acende. Mas acontecimentos que elas não podem controlar fazem com que o tempo se torne um bem muito precioso. Depois da última dança conta a extraordinária história dessas duas mulheres, separadas pelo tempo mas ligadas pelo destino. Um romance que fará com que você acredite no poder do amor.
Editora: Suma de Letras l 336 Páginas l Romance Contemporâneo l Compare & Compre: Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob l Resenha: Kamila Mendes l Classificação: 5/5
Sabe aquele livro que te prende, que faz você perder o fôlego querendo descobrir o que acontece na página a seguir? Essa é a descrição de Depois da última dança. Fui pega desprevenida. Esperava um romance “água com açúcar”, mas o que encontrei foi uma história muito bem escrita, baseada na vida real, nua e crua.
“Ela tinha deixado aquele mundo monótono e sem graça para trás – toda aquela história de se contentar com o que se tinha e guardar as coisas para uma ocasião melhor que nunca chegava. Ela mentira, roubara, fugira e abordara homens estranhos para passar por uma porta e ir parar no paraíso na Terra: Rainbow Corner.”
Com muita delicadeza e sensibilidade, o livro conta a história de Rose e Jane, duas mulheres separadas pelo tempo e unidas pelo amor de um homem. Parece clichê, mas não é. A história de Rose se passa em 1943, nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial e nos apresenta uma Londres devastada pelas incertezas da guerra. Racionamento de comida e de roupas, pobreza e morte, e apenas um local para trazer alegria: Rainbow Corner. Do outro lado da moeda, Jane vive no século XXI. Ela está em busca do casamento perfeito: um homem multimilionário que possa bancar seus caprichos pelo resto da vida. Mas, por debaixo da máscara de menina fútil, Jane esconde um passado recheado de tragédias que a guiaram a se tornar uma pessoa fria e superficial.
“Você não é uma pessoa ruim – disse ela em voz alta. – Coisas ruins aconteceram com você e a transformaram no que é. Não é sua culpa.”
O interessante é que são duas histórias contadas em um único livro e que se passam em épocas totalmente distintas. Até a linguagem usada pela autora muda de uma personagem para outra. Mas em determinado ponto as histórias paralelas se unem cativando e surpreendendo o leitor. Além disso, é impossível resistir ao clima de amor, perdão e recomeços que permeia todo o livro. Rose, Jane e um mesmo homem…três pessoas ligadas pelo amor, confusos e marcados por erros do passado e, principalmente, necessitados de um novo começo.
O livro realmente me cativou. Haviam momentos que eu não sabia se odiava ou amava a Rose. A história da Jane me comoveu bastante. Apesar de o foco está na pessoa da Rose, Jane tem seus momentos brilhantes e permanece uma incógnita até o final do livro. A personagem, ambas na realidade, carregam segredos que emocionam e tocam o leitor. Na realidade, é impossível não se emocionar com essa trama tão cativante e bem elaborada. Senti-me completamente conectada com todos os personagens e tenho que dizer: Leo foi uma agradável surpresa.
Cinco estrelas com toda certeza. E mais que indicado.
Beijos!
Comente via Facebook