Trono de Vidro é uma série escrita pela autora americana Sarah J. Mass que alcançou um estrondoso sucesso mundo afora, seu primeiro volume, Trono de Vidro, foi eleito um dos melhores livros do ano pela Amazon, pela Kirkus e pela YALSA, além de estar entre os finalistas do Watertones Teen Book of the Year. Todos os títulos da série também ficaram entre os finalistas do Good Reads Awards e são Best-sellers do New York Times. A série é recomendada para os fãs da Cassandra Clare e George R. R. Martin, pois tem uma mistura de fantasia épica com medieval, além de contar com batalhas, guerras, magia, romance e uma protagonista extremamente forte e determinada.
No Brasil a série é lançada pela Editora Galera Record e faz um estrondoso sucesso entre os leitores. Originalmente a série era para contar com três volumes, porém a autora resolveu estender e publicar 6 livros a pedido da sua editora, o que eu achei maravilhoso, pois Celaena tem muito a contar ainda e não estou pronta para me desapegar desta história tão incrível. Confiram a ordem dos livros:
- Trono de Vidro (2013), tem resenha lá no May e os Vícios.
- Coroa da Meia-Noite (2014), tem resenha lá no May e os Vícios.
- Herdeira do Fogo (2015).
- Rainha das Sombras (2016).
- Empire of Storms (Outubro de 2016).
- Sem título definido ainda – Previsão para 2017.
Extra: A Lâmina da Assassina, livro que reúne 5 contos da série onde podemos conhecer Celaena antes da série começar.
Uma curiosidade sobre a série é que a autora escreveu o primeiro esboço da saga de Celaena quando tinha 16 anos e o publicou como fanfic, e desta forma a série começou a ser conhecida, fazendo um grande sucesso e tornando-se então esta saga que por enquanto conta com seis volumes planejados. A série teve os direitos de adaptação comprados pela The Mark Gordon Company para transformar Trono de Vidro em uma série, UMA SÉRIE que será FANTÁSTICA, não vejo a hora de poder ver e tomara, TOMARA, que não demore.
A série foca em nossa heroína e guerreira Celaena Sardothien e em sua jornada de autoconhecimento e de descobertas. Enquanto ela enfrenta cara a cara seu destino, aceitando seu legado e salvando o seu povo, ao mesmo tempo tem que superar seus próprios medos e um mal inexplicável que habita o reino. A história se passa em Erilea e nesta terra conhecemos inúmeros cenários, diferentes climas e culturas, assim cada livro nos apresenta um pouco do universo incrível desenvolvido pela autora, sejam as paisagens, as criaturas, a natureza ou as personagens que são inseridas no decorrer da narrativa que acrescentam mais e nos fazem ficar mais encantados ainda com o trabalho da autora. O mapa abaixo mostra toda a extensão de Erilea e foi desenhado por uma fã de Sarah.
Trono de Vidro
“Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.”
Coroa da Meia-Noite
“Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas. A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.”
Herdeira do Fogo
“Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.”
No terceiro volume da saga Trono de Vidro encontramos uma Celaena marcada pela dor da perda, pelo luto e destruída por dentro, e isso nos destrói também. Nossa heroína parte em uma nova missão para o Rei de Adarlan em outro reino, mas desta vez vai em uma missão pessoal também para descobrir informações sobre sua linhagem, sobre sua verdadeira natureza e também sobre os mistérios das marcas de Wyrd e a origem do grande e tenebroso poder do Rei, e uma forma de poder destruí-lo. Celaena passa a treinar e no meio disso a aceitar quem ela realmente é, superando um pouco mais seus traumas e curando um pouco das cicatrizes de seu coração. Neste volume a autora nos apresenta novos personagens como Rowan e Manon, acompanhamos estas personagens ao mesmo tempo em que vemos Chaol e Dorian em Adarlan tentando entender seus papéis na iminente revolta, superando preconceitos e reafirmando o valor da amizade. Este volume é marcado por descobertas e preparação, tanto de nossa protagonista como do Rei e dos clãs das bruxas (que tem um grande destaque neste volume), para a grande batalha que está por vir. Temos um livro que traz novos cenários, novas personagens, novas descrições, novas revelações e novos romances, e por mais que seja um livro extenso nem percebemos as páginas passarem, pois é impossível parar a leitura e ficar sem saber o que acontece em seguida.
Gente, eu não tenho palavras para descrever tudo o que eu sinto em relação a esta série fantástica, pois nada descreve as emoções que sinto ao ler estes livros. Sarah J. Maas me encanta, pois desenvolveu uma história cheia de reviravoltas, com personagens singulares e de uma personalidade ímpar que conquistam nosso coração. Suas personagens femininas são fortes e guerreiras, símbolos e referência para nós mulheres; seus mocinhos são imperfeitos e aprendem mais a cada livro; seus vilões são terríveis, de coração duro, maligno e cruel, e tiram nosso sono tamanha a maldade; o universo que ela desenvolveu encanta, suas descrições nos prendem mais ainda à narrativa; a mitologia que criou fecha com chave de ouro a personalidade das personagens e a singularidade do reino. Eu recomendo muito a leitura desta série maravilhosa e não vejo a hora de ter meu exemplar de Rainha das Sombras em mãos, pois Herdeira do Fogo me deixou curiosíssima para saber o que vem por aí. Se você ainda não leu, deixo meu apelo para que leia, principalmente se você gosta de séries fantásticas, épicas, com fantasia e personagens fortes e marcantes, e ainda vale lembrar que você precisa ter um coração forte para ler a série, pois as perdas pelo caminho são inevitáveis.
Comente via Facebook