Este é o primeiro livro da série Sookie Stackhouse/Vampiro Sulino que conta com dez livros publicados nos Estados Unidos. Foram estes livros que deram origem à série de TV True Blood, o que tornou este trabalho de Charlaine Harris ainda mais conhecido e apreciado. No Brasil já foram publicados os cinco primeiros livros da série: Morto até o Anoitecer, Vampiros em Dallas, Clube dos Vampiros, Procura-se um Vampiro e Olhos de Pantera.
Editora: Ediouro l Sobrenatural l Compre aqui: Amazon l Classificação: 4/5
Mesmo assim, a presença dos vampiros mexe com a população, as opiniões sobre a confiabilidade de se conviver com os “mortos-vivos” são diversas, surgem as/os “tietes” de vampiros (aqueles que vivem à procura de umas boas mordidas) e também os que são contra os vampiros e todos aqueles que se envolvem com eles (os anti-vampiros). O fato é que a maioria da população não consegue confiar nos vampiros, mas também, boa parte sente uma grande curiosidade sobre o mundo desses seres tão misteriosos.
No meio desses “problemas sociais” a garçonete/telepata Sookie Stackhouse se apaixona pelo vampiro Bill Compton, essa relação, gera conflitos, desconfianças e preconceitos perante a sociedade – Como se não bastasse os problemas e as diferenças pessoais que ambos enfrentam. Bill é um morto-vivo, não pode sair ao sol, não come nem bebe nada além de sangue, não pode ter filhos, não envelhece, e possui um lado sombrio que Sookie tenta não ver. Sookie tem um passado misterioso, um “Dom” único e certa ingenuidade que pode chegar a ser pavorosa. Para essa relação dar certo, ambos vão ter que abrir mão de muita coisa? Até onde esse amor pode aguentar?
“E eu sabia que agora, enquanto ali jazia, ouvindo os pássaros a gorjear seus sons matinais, os caminhões começando a roncar na estrada e toda a gente de Bon Temps se levantando, fazendo café, apanhando seus papéis e planejando seu dia de trabalho, o homem que eu amava estava deitado em algum buraco subterrâneo, para todos os intentos e propósitos, morto até o anoitecer.” (Pág. 176)
Existem outros elementos importantes no contexto da história: O poder de ler mentes de Sookie, o interesse repentino que um vampiro superior e mais forte que Bill apresenta pelo dom e pelo sangue dela, a forte “atração ou paixão” que o chefe de Sookie possui por ela e os segredos que envolvem o passado dele, as misteriosas mortes que vem ocorrendo em Bon Temps, mortes de mulheres conhecidas de Sookie, mortes que, possuem um elemento chave em comum: Todas essas mulheres mantiveram de alguma forma, relações com vampiros e com o irmão de Sookie, o garanhão Jason.
Será que Sookie por estar envolvida com Bill corre perigo? Será que seu irmão está envolvido com esses assassinatos?
Bem, são vários os mistérios dessa história, e como vocês podem perceber a trama é bem envolvente. Para quem gosta de livros de vampiros e seres sobrenaturais, essa série é uma Super Dica. Gostei muito do livro, a narração da história ocorre em um curso natural, e o livro possui um pouquinho de romance, ação, mistério, o meu problema particular com esse livro foi que eu já havia assistido o seriado antes de lê-lo. Por isso, minha única observação é que, quem se interessar e for ler, evite assistir o seriado de TV. Não é que o seriado é ruim, muito pelo contrário, eu gosto muito dessa série, mesmo ela sendo um pouco forte às vezes (definitivamente não é a toa que a censura dessa série é de 18 anos), ela realmente merece todos os prêmios que já ganhou, o fato é que, quem assiste os episódios e depois lê o livro, acaba por saber antecipadamente da conclusão de elementos chaves da história.
A série de TV já está na terceira temporada, acredito que esteja então no terceiro livro, assim, demorei muito para ler o primeiro livro porque já não tinha mais mistério e encanto, eu já sabia mais do que devia…
O problema é que ao assistir a série de TV eu já havia me decepcionado com certos personagens e já não conseguia acreditar no quanto eles são falsos, sabe quando você já sabe o que vai ocorrer e pensa – Sua Boba, não acredita nisso, não é o que parece! Bem, me senti assim em boa parte do livro, por isso, quero ler o segundo e o terceiro logo, só para poder mergulhar de cabeça no quarto livro, porque desse, eu realmente não sei nada do que vai ocorrer! Ahuahauhauah
Mesmo assim, em uma escala de 0 a 5, acredito que esse livro merece a nota 4! É uma leitura fascinante para quem gosta desse gênero literário!
Bem, espero que gostem da dica!
“A leitura é capaz de nos levar a lugares em que nem sabíamos que queríamos ir”
Comente via Facebook