julho 19, 2012

[Resenha] Gregor e a Profecia de Sangue – Suzanne Collins

Gregor e Boots estão de volta à segurança de sua casa, e dessa vez a mãe do menino não está disposta a perdê-los de vista! Visitas à lavanderia do prédio são completamente proibidas e ela nem mesmo gosta de ouvir falar em morcegos ou ratos gigantes… Mas infelizmente a presença de Gregor no Subterrâneo é necessária mais uma vez: uma terrível doença está se espalhando e seus amigos estão em perigo. Agora, Gregor, Boots, e um inesperado acompanhante precisam enfrentar uma nova viagem, que poderá colocar em risco muito mais do que a vida dos habitantes do Subterrâneo. 

Editora: Galera Record l 336 Páginas l Juvenil l Compre aqui: Amazon l Skoob

Resenha sem spoilers

O livro Gregor e a Profecia de Sangue faz parte da série “Underland Chronicles”, em português As crônicas do Subterrâneo, composta por cinco livros:

  • Gregor, o guerreiro da superfície (resenhado aqui);
  • Gregor e a segunda profecia (resenhado aqui);
  • Gregor e a Profecia de Sangue;
  • Gregor e as marcas secretas (que será lançado pela editora Galera Record em Agosto deste ano na Bienal de São Paulo) e;
  • Gregor and the Code of Claw (ainda sem previsão de lançamento por aqui). 

 

Quem já leu as resenhas dos dois primeiros volumes da série que postei aqui no blog sabe o quanto me impressionei com a narrativa da Suzanne Collins, que como em Jogos Vorazes, mescla ação, aventura e drama com questões maiores que a trama, como por exemplo, os aspectos políticos que ficam subentendidos no dia a dia dos personagens principais. O fato é que, por ser uma série juvenil, espera-se que estes fatores apareçam de uma forma menos óbvia na narrativa, contudo mesmo a história sendo leve e divertida como espera seu público alvo, ela apresenta características densas sobre as dificuldades que enfrentamos atualmente em nossa sociedade, assim, lemos sobre os problemas econômicos que afligem a família de Gregor, vemos ele, mesmo tão jovem, tomar as responsabilidades de um homem maduro para o bem estar de seus familiares, além do fato de observamos como sua mãe se divide entre dois empregos para sustentar seus filhos. E como se não fosse o bastante, nesse terceiro livro a trama se aprofunda o suficiente para trazer a tona os problemas sociais do subterrâneo, e por meio deles, lemos de uma forma simples e direta sobre o preconceito e as consequências da guerra.

Até agora, cada livro da série trata de uma profecia diferente, escritos antigos que envolvem Gregor em grandes aventuras e que sempre o fazem mergulhar na sociedade, e principalmente, nas dificuldades do povo do subterrâneo, contudo, depois de dois livros assim, confesso que inicialmente senti que a história estava se repetindo, imaginei que, se a cada novo livro surgisse uma nova profecia entraríamos em um ciclo literário repetitivo e cansativo, no entanto, por mais que o terceiro livro tenha como foco outra profecia, aqui, a trama se diferencia dos anteriores, pois a medida do possível, a história se torna mais “obscura”, fator que dá o tempero necessário para que o livro não se torne repetitivo. Sendo assim, dessa vez a ida de Gregor ao subterrâneo não é uma opção, é uma obrigação, grandes amigos do jovem estão sofrendo por um mal previsto na Profecia de Sangue, tornando necessário que ele e representantes de todas as criaturas do subterrâneo se unam em busca de uma cura, mas para isso, é necessário que eles deixem suas diferenças de lado, tarefa que por sinal, não é nada fácil.

“- Você pode até tentar fugir, mas a profecia sempre o encontrará, de alguma forma. – O menino ouviu a avó dizendo. Ah, ela o tinha encontrado, certamente. E cravado os dentes nele.”

Seguindo o estilo de escrita da autora, nessa continuação temos não só uma nova e mais ampla aventura, como temos também a inserção de novos personagens, cada um deles com seus próprios segredos, fator que agrega a história um leque renovado de mistérios e fantasias. Para não revelar informações que possam comprometer a leitura de vocês, digo simplesmente que a história é fluida e envolvente o bastante para nos ganhar por completo.

Mistérios, surpresas e muita aventura permeiam uma narrativa repleta de bom humor. Mais uma vez Suzanne Collins prova que fantasia e realidade podem se misturar ao ponto de envolver o leitor, emocioná-lo e o divertir. Mesmo o foco sendo o público juvenil, todos aqueles que gostam de histórias de fantasia repletas de aventuras com certeza vão se apaixonar pelo novo mundo criado pela autora.

Capas pelo mundo:
  

Curtiu a resenha? Comente e concorra a um kit de marcadores (Foto AQUI).

Beijos!

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

15 Comentários

  • Nathal Sant
    26 julho, 2012

    Oi, passando para ver as novidades, que como sempre, são ótimas.
    gostei da resenha e dos livros, fiquei curiosa.
    Passa lá no blog depois, tem resenha nova.
    Beijos
    Nathal
    http://mromances.blogspot.com

  • Andresa Dias
    20 julho, 2012

    Ahhhh eu amooo essa série! Sou fã da Su desde JV (que é minha série de livros preferidos).
    Desde o primeiro livro me apaixonei por essa série! Amo os personagens… Gregor é super corajoso e Boots uma bebê tão cute cute *-*
    Estou doida pra ler o 4º e 5º livro!
    Os novos personagens em casa livro tb me agradaram muito.
    Como eu disse nas minhas resenhas: Todos deveriam ler essa série, que tem aventura e fantasia!
    Adorei a resenha.

    Bjs,
    Andresa Dias
    http://www.leiturasefofuras.com.br/

  • Viviane de Andrade
    20 julho, 2012

    Os livros tem cara de ser ótimos, estou ansiosa para lê-los. ótima resenha !

    http://devaneioslivros.blogspot.com.br
    @ViivianeAndrade

  • Aione Simoes
    20 julho, 2012

    Pah, tivemos as mesmas percepções!
    Eu também estava receosa de os livros ficarem repetitivos, mas nessa ela mostra que isso não vai acontecer! Ainda, eu também notei como ela aborda temáticas mais densas e sérias mesmo com o livro sendo infanto-juvenil. Ela é ótima!
    Estou ansiosa pela continuação 😀
    Beijão!

  • Erica Leme
    20 julho, 2012

    Ainda não li nada da autora, MAAAS aproveitei uma promoção do Submarino e comprei meu box de Jogos Vorazes, só estou esperando chegar.
    Aí é bem provável que eu adore os livros e vou querer ler a série do Gregor também, que parece ser ótima, eu adoro as capas.
    Bjos

  • Tatiellen Tarzo
    20 julho, 2012

    Gregor* ( escrevi errado) rs

  • Tatiellen Tarzo
    20 julho, 2012

    Oie
    Da Suzanne eu só li Jogos Vorazes mas ainda não terminei a trilogia. Essa série Gregor parece ser mais leve e divertida e como eu adoro livros juvenis acho que vou gostar.
    A capa brasileira é linda mas aquela última azul no final da resenha é ainda mais encantadora, me lembrou um pouco Viagem ao Centro da Terra rs

    Beijos
    Tati

  • Ilinha bandeira
    20 julho, 2012

    Oiiiii, eu amei a escrita da autora em Jogos vorazes. Imagino como deve ser ótimo a trilogia nova dela. Pertendo comprar com toda a certeza. Amei sua resenha. E eu quero os marcadores !

  • Thais Priscilla
    20 julho, 2012

    Eu tenho que admitir que quando soube deste livro eu não fiquei muito entusiasmada. Por ser uma leitura mais juvenil, achei que não seria nada parecido com THG. Mas agora lendo sua resenha percebi que estava completamente enganada. Minha vontade de ler não é tãaaaaao grande mas pode ser que quando eu tiver um tempinho e dinheiro, eu compre *-*

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

  • Karina B.
    19 julho, 2012

    Eu nunca li nenhum livro da Suzanne Collins,
    Mas eu gostei muiito da história dessa série
    Muiito legal!
    Muito boa a resenha 😀
    Bjs

  • P. Steel
    19 julho, 2012

    hMMM… gosteeeii!!!!

    Quero ler hahahahha..

    Suzanne Collins é muito boa !!

    Depois q ler eu conto o q achei.

    Bjo

  • Anônimo
    19 julho, 2012

    Ainda não tive oportunidade de ler esses livros.
    Eles me chamaram a atenção pelo fato de ter aventura.É um dos tipo de leitura que me atrai!!!:D
    Sua resenha foi bem desenvolvida!

  • Carolinavga
    19 julho, 2012

    Ainda nao li nenhum livro da série tambem, só conheço a escrita da Suzanne Collins pelo Jogos Vorazes e ate q sou fã dela. E pelo que eu vi essa série deve ser ótima e quero muito le-la. Ótima resenha viu, parabéns!
    Bjos

  • su fernandes
    19 julho, 2012

    olá! outro dia deixei passar uma super promoção no sub pra essa trilogia. estou arrependida…hehehe. muito boas suas resenhas.
    gosto de Hunger Games e acho q preciso de mais SC. 🙂

  • Stephanie Millena
    19 julho, 2012

    Ainda não li nenhum da série, mas me interessei bastante por ser da mesma autora de Jogos Vorazes. Eu acho que ia gostar desse livro. Estou lendo Em chamas, e cara, ela escreve muito bem! Vou colocá-lo na minha lista de Julho! Parabéns pela resenha. Abraços.