O quanto uma mudança de cidade pode afetar uma vida? Você acredita em alma gêmea? Como você se sentiria se não gostasse do grande amor da sua vida? É o que Flávia vai descobrir ao deixar Lavras, onde mora com os tios desde o acidente que matou seus pais, quando era criança. Aos dezoito anos, ela decide estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, trocando o sul de Minas pela Zona da Mata do mesmo Estado na esperança de uma “mudança de ares”. Em sua nova vida, ela conhece Sônia, amiga de infância de sua mãe e agora sua vizinha, que lhe conta a história de sua família materna, até então desconhecida para Flávia. Embora o passado não seja sua maior preocupação, Flávia reluta em aceitar seu destino e ainda precisa superar uma paixão não correspondida pelo seu melhor amigo. Para se ver livre dessa rejeição, ela tenta atrair sua alma gêmea para Viçosa e descobre que o grande amor de sua vida é uma pessoa que ela não suporta.
Editora: Vermelho Marinho l 312 páginas l Jovem Adulto l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4/5
“(…) quem foi que disse que é fácil entregar nosso coração para a nossa alma gêmea?”
Uma das coisas que mais gosto na literatura em geral é a capacidade que algumas histórias possuem de nos unir a uma determinada trama, de nos envolver em situações e emoções. Por isso, logo que li as primeiras páginas do livro Até eu te encontrar me senti conectada a ele, aos acontecimentos narrados que não estão tão distantes da minha realidade e das minhas experiências de vida: Campus universitário; pão de queijo da cantina; longas conversas e intermináveis risadas com os colegas da universidade; correria entre a semana de provas e os encontros com os amigos. Todos os detalhes utilizados para compor esse cenário me prenderam a história, a trouxeram para perto de mim, ou me levaram até ela, se assim preferirem. Contudo, de uma maneira ou de outra, a magnitude da história é óbvia para o leitor universitário, que é atraído pela familiaridade do contexto descrito.
Entretanto, seria falho da minha parte dizer que fui envolta apenas pelo cenário da história. O que realmente me encantou foi a narrativa da autora, de forma simples e rápida ela nos guia por um mundo particular dos personagens e ao mesmo tempo comum ao leitor. Os mistérios são tantos, que o livro caminha entre os paralelos de contemporâneo e “sobrenatural” sem parecer clichê, e os sentimentos são narrados de uma forma tão simples e objetiva que é fácil acreditar na veracidade deles. Além disso, a autora aborda um tema sobre o qual gostamos de ler, a força do destino e a intensidade do verdadeiro amor. Suas palavras exaltam a pureza do sentimento, aquela sensação inexplicável que temos quando nos deparamos com nossa alma gêmea, sem deixar de narrar também a confusão de emoções que esse encontro pode gerar.
O livro gira em torno de Flávia, dos mistérios familiares que envolvem seu passado e sua busca por uma vida nova. Forte, esperançosa e determinada ela se deixa levar pelas novidades que a mudança da cidade de Lavras e a sua ida para Viçosa acarretaram; local em que ela cria fortes laços de amizade, descobre os mistérios ligados aos antepassados de seus pais, e finalmente, encontra seu verdadeiro amor. Contudo, nada é tão óbvio quanto parece, afinal, quem foi que disse que é fácil entregar nosso coração para a nossa alma gêmea? Não é de hoje que sabemos que a linha que separa o amor do ódio é tênue, e é exatamente no ponto comum entre esses dois sentimentos que Flávia se encontra, e na dúvida, como ela poderia escolher a qual dessas emoções opostas se entregar?
Com uma narrativa fluída, ótimos personagens e uma boa dose de mistério, o livro Até eu te encontrar pode ser classificado como uma história na medida certa para envolver e entreter o leitor. Alguns elementos são clichês, confesso, contudo eles não mínimos quando comparados com o verdadeiro foco da história, na construção do amor narrado e na concepção pura deste sentimento, e na utilização simples do jargão de “amor escrito nas estrelas”. Para quem acredita em almas gêmeas, em um amor único, aquele que é predeterminado para ser seu, o livro é um deleite para o coração, uma representação clara das idas e vindas do destino.
O único ponto da narrativa que não me agradou foi o final, abrupto em minha opinião. Quando chegamos ao ápice da narrativa a autora finalizou o livro deixando claro o final dos personagens envolvidos, mas não nos dando detalhes sobre o ocorrido. Sinto que mais explicações precisavam ser feitas, e que merecíamos um pouco mais de romance. Contudo, acredito que isso é intrínseco de cada leitor, levando em conta que sou sempre carente de romance em minhas leituras. No geral, para concluir, agradeço minha gêmea Aione por me incentivar a ler o livro e o recomendo a todos os leitores que gostam de narrativas simples e românticas.
Quotes Preferidos
“Ela fechou os olhos e sorriu. No exato instante em que o carro se aproximava, soube quem o dirigia. Não pelo forte cheiro de perfume que dominou todo o lugar, mas pelo ritmo acelerado com que seu coração começou a bater. – Você demorou (…)”
Comente via Facebook