“Chick-lit” é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.
Oi queridos!
Como passaram a virada do ano? Prontos
e com a energia renovada para 2013?
Resolvi falar para vocês de algo
que ainda não havia comentado aqui: os subgêneros dos chick-lits. Como são vários, resolvi subdividi-los em dois posts,
ok?
Como vocês perceberão, muitas
vezes um mesmo livro pode se encaixar em diferentes subcategorias.
Anthology
As antologias nada mais são do que a reunião de diversos contos de chick-lits em um livro, apenas. É indicado para quem gosta de histórias mais curtas ou para quem deseja conhecer a escrita de algum autor antes de se envolver com um romance.
Infelizmente, não me lembro de chick-lits desse tipo já terem sido publicados por aqui, então deixarei os exemplos estrangeiros mesmo! Só me lembrei de Formaturas Infernais, que tem um conto de Meg Cabot, mas, como não li, não sei se ele se enquadra aqui.
Bigger Girl Lit
Um subgênero que cresceu bastante e já é bem popular. Aqui, as protagonistas estão um pouco acima do peso e, enquanto a história se desenvolve segundo as características próprias dos chick-lits, elas também estão tentando emagrecer.
Christian Chick Lit
Os temas desses chick-lits são os mesmos: envolvem o universo feminino de um modo geral. A diferença, aqui, é que as personagens seguem sua trajetória na história fies a sua fé cristã, o que reflete diretamente na história, além de a narrativa estar livre de palavrões.
Apesar de esse ser um subgênero crescente lá fora, não me lembro de algum já ter sido lançado por aqui. Se alguém conhecer um, por favor, me avise!
Glamour-Lit
A palavra chave para esse subgênero é o glamour, que pode ser proveniente de uma carreira seguida pelas protagonistas, pelo estilo de vida de cada uma ou pelo cenário em que a história se passa. É um dos tipos de chick-lits mais lidos.
Hen Lit
Esse é o subgênero no qual as personagens são mais velhas do que a maioria dos outros chick-lits, abrangendo aquelas que estão no final dos 30 anos até idades próximas aos 60 anos. Mais um gênero crescendo cada vez mais lá fora!
Lad Lit
Aqui temos uma classe mais diferente dos
chick-lits: neles, os protagonistas são homens, e não mulheres, sendo incluídos também aqueles escritos por homens. Já fiz um post sobre eles
aqui.
Mom Lit ou Mommy Lit
Nesse subgênero, o tema principal é a gravidez, a maternidade e a criação dos filhos, de um modo geral. Todas as maravilhas e desafios desse universo são abordados nesses livros, sendo que aqueles sobre a gravidez normalmente falam sobre mulheres que engravidaram pela primeira vez, além da relutância de algumas em quererem engravidar ou sobre gravidezes indesejadas.
Por hoje, pararei por aqui!
Beijos a todos e até o próximo
post!
P.S: Não deixem de participar do
Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits! Peço
para que os participantes anexem o banner do desafio no mural de seus blogs,
caso sejam blogueiros!
Comente via Facebook