“Chick-lit” é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.
Oi queridos!
Como prometido
aqui, voltei com a segunda parte do
post!
Prontos para conhecerem os outros subgêneros dos
chick-lits?
Multi-Cultural Lit ou Ethnic Chick-Lit
Um subgênero não muito difundido no Brasil e que retrata outras culturas, como a africana, a asiática, a judaica, a latina, entre outras, tendo como base diferentes etnias e religiões. Tais histórias não necessariamente se passam em outros países. Por exemplo, um Asian chick-lit pode se passar nos EUA, sendo a personagem asiática e tendo seus costumes ajustados à cultura estadunidense.
Mystery Lit
Os Mystery Lits são aqueles chick-lits que envolvem suspense e mistério, no qual a protagonista se envolverá em alguma situação e acabará tendo que solucionar tais mistérios para evitar o perigo e, claro, envolvendo-se em muita confusão e diversão.
Observação: aqueles livros do gênero que tendem mais para o romance do que para o lado cômico são considerados Romantic Chick-Lit Mysteries.
Fantasy Lit
Esse subgênero pode ser misturado aos Mystery Lits dependendo da história. São aqueles que envolvem temáticas sobrenaturais, fantasiosas e paranormais, de um modo geral.
Single Girl Lit
A história se passa em alguma grande cidade? Temos uma protagonista solteira? Então temos o nosso subgênero, cheio de encontros, drinks, amizades, trabalho e, claro, o romance! Aqui, a principal característica é que o cenário da história é alguma grande cidade.
Wedding Lit
São os chick-lits que ou envolverão os preparativos de um casamento ou serão focados na madrinha de algum casamento. Sempre com bom humor, podem falar sobre as angústias dos preparativos, sobre alguém que planeja se casar (sem necessariamente já estar noiva) ou, até mesmo, contar a história de alguém tentando sabotar um casamento.
Sendo um dos gêneros mais difundidos no Brasil, os Teen Chick-Lits envolvem todo o universo adolescente, desde romances até as dificuldade de se escolher uma carreira, passando por conflitos escolares, incluindo o bullying.
Working Girl Lit
Nessa categoria, há uma maior abrangência nas carreiras da protagonista, podendo contar com temáticas como a rotina, problemas no trabalho e, também, com a presença dos chefes.
Agora acabou 🙂
Espero que tenham gostado e que os posts tenham sido úteis!
Beijos a todos e até mais!
P.S: Não deixem de participar do
Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits! Peço para que os participantes anexem o banner do desafio no mural de seus blogs, caso sejam blogueiros!
confira também
Posts relacionados
Comente via Facebook