Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.
Editora: Intrínseca l 304 Páginas l Young Adult Sobrenatural l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4/5 ♥
Resenha livre de spoilers
“-Você veste essas roupas para impressionar – falei, em tom de aprovação. – Não, Anjo. – Ele se inclinou e mordeu de leve minha orelha. – Eu tiro a roupa para impressionar.”
Depois de três anos acompanhando a série ‘Hush Hush’ esperamos ávidos por sua conclusão. Nesse quarto, e último livro da saga, a promessa de uma guerra paira no ar, e nossos protagonistas, Nora e Patch, estão completamente envolvidos nessa batalha. Juntos, eles precisam escolher entre lutar pelo amor que os une, ou pelas raças inimigas que representam: Nefilins versus Anjos Caídos, só um lado poderá sair vitorioso. E se não fosse o suficiente, além do futuro amoroso do casal essa guerra põe em jogo suas vidas e daqueles que eles amam. Mistério, ação, emoção e muito romance, com um livro repleto de aventura a autora prende o leitor com infinitas possibilidades de um final imprevisível.
O desfecho do livro ‘Silêncio’, antecessor de ‘Finale’, é eletrizante, a autora acrescenta tanta ação à trama que é impossível não ficar ansioso ao esperar por sua continuação, entretanto, ao ler o último livro é perceptível, pelo menos inicialmente, que o clima da narrativa esfria. Ansiamos pela grande guerra, pelos mistérios e segredos que a tornam tão importante para o casal protagonista, contudo, nas duzentas primeiras páginas do livro lemos sobre os medos de Nora, suas escolhas quanto ao seu ‘novo status’ como abelha rainha, suas crises de ciúmes e seus antigos dilemas relacionados com a confiança que deposita em Patch. Inicialmente, tal fator me desanimou, mas a inserção de novos personagens e cenários deu um toque diferenciado ao livro, característica que o fez parecer apenas mais um volume da continuação da saga, do que a grande conclusão da série.
De fato, são nas cem últimas páginas do romance que a narrativa engrena, e finalmente, mergulhamos na tão ansiada conclusão da saga ‘Hush Hush’. Foi nesse momento que Nora reconquistou minha confiança como leitora, e como uma protagonista forte e corajosa, tomou frente de seu futuro lutando por seus sonhos. São tantos segredos, tantas revelações… Levando-se em conta o fluxo da narrativa da autora (que revelou vários segredos apenas nas páginas finais da trama) para alguns leitores pode parecer que o desfecho da obra foi escrito de forma corrida, impressão que é quase imediata quando comparamos o final com a parte inicial da obra. Entretanto, mesmo deixando alguns pontos soltos, ou explicando certos fatos com uma simplicidade forçada de detalhes, acredito que a conclusão não poderia ter sido melhor.
Nesses capítulos finais o livro me ganhou por completo. A cada nova página mais doses de ação e mistério eram acrescentadas, me vi submersa a trama, alheia ao mundo exterior e completamente conectada aos sentimentos de Nora. Em um conflito de sentimentos, derramei lágrimas de tristeza, ri de emoção e chorei de felicidade. Terminei a leitura nutrindo um sentimento de felicidade e unidade. Isso porque, o desfecho focou no relacionamento de Nora e Patch, e era exatamente a respeito disso que queria ler, sobre como eles lutariam para ficar juntos. Se antes já tinha um carinho especial por Patch, depois de ‘Finale’ estou ainda mais apaixonada por ele. Seria impossível de imaginar que ele pudesse se tornar mais perfeito do que já era, mas de fato, a autora se superou, de forma que durante o desenvolvimento do livro somos inundados com a força dos sentimentos que guiam esse personagem.
No geral a história tem seus altos e baixos, mas agrada com um final imprevisível e bom o suficiente para saciar os leitores e impressioná-los com tamanha intensidade de emoções. Já quero mais de Nora e Patch, será que posso sonhar com um novo livro?
Quotes Preferidos
“-Caso esteja se perguntando, já fiz minha escolha. Sou sua – falei com ternura. – Toda sua.”
“- Sei que não posso sentir seu toque, mas sinto seu amor, Nora. Lá no fundo. Isso significa tudo para mim. (…). Nada nunca vai ser mais forte que isso. Algumas pessoas passam a vida inteira sem experimentar os sentimentos que você despertou em mim…”
“Coloquei minha mão na dele, notando como sua pele parecia fria. Ele também estava quase imóvel, como se estivesse se preparando para o pior. – Ou estou nisso com você, ou estou fora – disse a ele, e estava sendo absolutamente sincera.”
Comente via Facebook