Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam?
Editora: Underworld l 307 Páginas l Jovem Adulto l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 5/5 ♥
Química Perfeita é o primeiro volume da trilogia sobre a família Fuentes: Três calientes irmãos mexicanos em busca de um final feliz em uma cidade marcada pelo preconceito e a discriminação social. Imagine um ambiente dividido pela nacionalidade do seu povo, caracterizado pelas diferenças de dois grupos sociais distintos: os ricos e brancos da região norte e os morenos e mexicanos da região sul, e acrescente a isso o tráfico de drogas, a participação de gangues, uma pitada de violência, e principalmente, a luta diária dos personagens principais para suprirem as expectativas sociais, para desempenharem o papel exato que esperam que eles assumam. Com um enredo realista e extremamente envolvente, a autora não nos dá outra alternativa a não ser a de mergulhar de cabeça nas emoções e sentimentos descritos.
“Enquanto caminho na direção do meu carro, vou mordendo o muffin, distraída. (…) É de banana com nozes… E as bananas passaram do ponto. É, esse muffin está bem parecido comigo: por fora, aparentemente perfeita… Mas, por dentro, um verdadeiro mingau.”
“Os caras esperam que eu seja durão e frio, um membro de gangue… E é isso que dou a eles. Inventei um espetáculo infernal, para o mundo exterior… Tão infernal, que às vezes até eu me surpreendo.”
No livro precursor da trilogia conhecemos Alex, o irmão mais velho que carrega sobre os ombros a responsabilidade de cuidar e proteger a sua família. Seus sonhos são ofuscados por suas necessidades, assim ele deixa a vida o levar, mantendo sua pose de durão e defendendo sua raça, seu sangue, com unhas e dentes. Entretanto, seus valores são confrontados ao se aproximar de Brittany, sua nova parceira na aula de química. Ela representa tudo o que é diferente dele, a discrepância social que os afasta, a boa vida, a pele branca, a perfeição. E ela realmente é perfeita, popular, líder de torcida, namorada do capitão do time de futebol, invejada pelas meninas, cobiçada pelos meninos, mas longe de sua aparência o quanto disso tudo é realmente real? Intercalando a narrativa entre esses dois personagens, de forma que cada um deles é o narrador de um capítulo do livro, somos capturados por seus medos e sonhos abafados. Nenhum deles é o que aparenta ser, e conforme as máscaras caem, nós como leitores nos colocamos a prova, comparando-nos com os personagens e suas vidas ‘feitas’ e conduzidas pelas expectativas sociais.
Essa questão da aparência pode parecer clichê, e poderia fazer do livro apenas mais um romance com personagens marcantes, sensuais e envolventes, porém, a forma como a autora aborda o jogo social das aparências é inusitado, e até certo ponto forte o suficiente para fazer o leitor repensar alguns de seus valores. Afinal, quem nunca se deixou levar pelos julgamentos alheios feitos com base no exterior de uma determinada pessoa? Sobre os personagens, Alex me ganhou completamente, sua real personalidade é compreensível logo de início, e os receios do jovem são tão palpáveis que facilmente compartilhamos com ele suas desconfianças e medos. Sem mencionar é claro, sua força, seu olhar marcante e seu sotaque completamente apaixonante (Team amamos personagens com sotaque!). Já Brittany acabou com o meu controle emocional, eu mergulhei totalmente em sua história, pois sei bem como é viver sobre a pressão de tantas expectativas, por isso sua luta se tornou também a minha luta. Como casal eles podem parecer incompatíveis, mas a cada novo capítulo fica óbvio o quanto eles são semelhantes. Entre idas e vindas, discussões, conquistas, mentiras e revelações, torcemos por eles, almejamos por um final feliz, um que envolva não só o amor, mas também um amadurecimento social. Além dos personagens centrais temos ainda personagens secundários fortes e envolventes, amigos e familiares que fazem toda a diferença no rumo da trama.
Com relação à escrita da autora só posso dizer que estou apaixonada por seu trabalho. Depois de ler outros dois livros dela (um deles foi resenhado AQUI no blog) fiquei encantada com a forma como ela estrutura suas obras sob dois pontos de vista diferentes, e como une literatura jovem com as dificuldades do dia a dia que jovens do mundo todo enfrentam. São poucos os autores que abordam preconceito, deficiência física, problemas familiares e sociais de uma forma tão próxima a realidade de seu público alvo. O único ponto negativo do livro é a diagramação da obra, frases mal pontuadas, palavras sem tradução, espaçamentos desnecessários, a capa é linda e o trabalho gráfico é incrível, entretanto a parte da escrita foi deixada de lado pela editora, e mesmo isso não afetando a qualidade da história, incomoda o leitor em alguns momentos.
No geral, indico o livro para os amantes de literatura adulto/juvenil. Se jogue na história sem expectativas e aproveita a sensação de surpresa. E mais, se gostar, não deixe de ler os outros livros da autora, de fato ela escreve extremamente bem, vale muito a pena ler seus livros mesmo que eles ainda não tenham sido lançados no Brasil.
Quotes Preferidos
“A questão é que não adianta se esconder. Isso não vai resolver seus problemas. Quando você sai do esconderijo, a vida está lá, olhando para a sua cara. Acredite, eu já tentei isso. E não funciona, porque os problemas continuam existindo.”
“- No fundo, eu entendo seu comportamento – ela diz. – É uma questão de imagem, do que significar ser Alex Fuentes. A atitude é sua marca registrada, seu logotipo… O mexicano perigoso, mortal, gostoso e sexy. Sou perita nessa estória de criar imagem… A que tento passar não é exatamente a da patricinha loura e vazia. Está mais para “a perfeita e intocável”, compreende?”
“-Brittany é… – O tipo de garota que pode levar você a fazer o que não quer. (…). Olho para cima: para as estrelas, a lua, o infinito universo. – Mas e se eu quiser dar tudo para ela?”
Comente via Facebook