“Eu não sou ingênua. Eu sei que não existe o ‘felizes para sempre’. Meu cavaleiro de armadura brilhante pegou o desvio da estrada até parar neste buraco de merda esquecido por Deus. Eu fiz as pazes com isto. Mas não significa que eu vou ser capacho para cada grosseria e arrogância que me fizerem neste buraco”. Cass vive uma vida deprimente em um pequeno parque de trailers em Eddington, Geórgia, com sua mãe e seu namorado abusivo Jackson. Ela trabalha duro para mal sobreviver. Mas tudo muda quando Tucker White, o vocalista da banda Damaged, entra em sua lanchonete. Ele tenta mostrar-lhe que há mais na vida do que a forma com a qual ela foi tratada, mas Cass logo descobre que estar com Tucker vai ter um preço muito alto. (Tradução Livre)
Auto Publicado l 152 Páginas l New Adult l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4/5 ♥
‘White Trash Beautiful’ da autora Teresa Mummert é o livro inicial da trilogia White Trash, que terá seu segundo volume, intitulado White Trash Damaged, publicado nos Estados Unidos em Janeiro de 2014. Tal obra chegou a compor a lista dos ‘New Adults’ mais lidos da Amazon, e depois de ver infinitos comentários positivos a respeito da escrita da autora fiquei, no mínimo, extremamente curiosa para conhecer um de seus trabalhos. Como o próprio gênero promete, o livro é carregado de drama social e emocional. Nossa protagonista leva uma vida de dor, abuso e falta de esperança, e consumidos por suas agonias somos tragados para um universo (não tão distante de nossa realidade), em que o consumo de drogas, a falta de perspectiva financeira e a violência física não só macularam todas as lembranças boas da jovem Cass, como também tiraram dela qualquer possibilidade de um futuro melhor.
“Ele me ignorou e apertou o cinto em torno de seu braço. Eu enrolei minhas mãos em punhos apertados e saí do trailer, batendo a frágil porta atrás de mim. Minha mente em todas as outras meninas da minha idade que estavam apenas se formando na faculdade, vivendo uma vida perfeita. Eu não iria permitir-me a olhar por cima do meu ombro para o trailer de novo. Eu não precisava de um lembrete do que eu era”.
Trabalhando como garçonete em um restaurante próximo ao parque de trailers onde mora, Cass passa boa parte dos dias com turnos duplicados no trabalho para dar conta de pagar o aluguel e sustentar, não só a mãe, como também o namorado Jackson. As condições financeiras são ainda menos assustadoras do que a circunstância emocional que enfrenta em casa, com o vício de drogas do namorado sendo também compartilhado pela mãe. Seu sonho é ter um futuro longe de todo o ‘lixo’ que está a sua volta na pequena cidade de Eddington, mas no fundo ela sabe que não é merecedora de uma vida nova, e que por mais que as coisas estejam difíceis no momento, ela precisa tentar ser forte pelas pessoas que, longe da sombra das drogas, já foram importantes na sua vida.
O incrível desse livro é que a autora foi corajosa o suficiente para dar vida a uma história real ao ponto de chocar o leitor. Todos nós sabemos como as drogas acabam com relacionamentos amorosos, estudos e com instituições familiares, entretanto quantos de nós realmente compreendemos como as pessoas envolvidas nesse processo de perda se sentem? Cass viu sua mãe e seu namorado mergulharem em um abismo escuro e perigoso; um buraco que consome tudo o que a pessoa tem de melhor e por consequência, leva todos ao seu redor junto nessa queda desenfreada. Nesse ínterim a jovem não perdeu apenas sua família, mas também a chance de estudar e ir para a faculdade, de experimentar e viver um longo e duradouro romance, de esperar por um futuro melhor, e por que não, de sonhar com o seu ‘felizes para sempre’.
Com uma vida tão difícil Cass poderia facilmente ser o tipo de jovem que vive se lamentando pelo que não teve, mas forte como é, ela evita pensar no que perdeu e para se proteger do mundo e das constantes lembranças do que ela não tem e nunca poderá ter, criou uma barreira ao redor do seu coração, se transformando em uma moça ‘durona’ ao ponto de desempenhar o papel de uma jovem ríspida e distante. No fundo ela quer tudo o que uma garota tem, mas ela não permite aceitar isso, não até a aparição do Tucker, rapaz que vai tentar, a qualquer custo, transformar uma parte do seu mundo.
A chegada de Tucker dá esperança ao leitor, mas não a Cass, ela se sente ligada involuntariamente a esse estranho que se preocupa com ela sem querer nada em troca, contudo, ela sabe que nada do que ele fizer vai dar a ela a chance de um futuro novo, e essa angústia, essa dor tamanha que Cass carrega sobre os ombros, é tão forte que toca o leitor durante toda a narrativa. Vivenciei sua dor, me emocionei com ela, e torci até o último minuto para que as coisas fossem, de fato, diferentes para Cass. São tantos sentimentos, tantos conflitos, que é impossível não se comover; e é tal comoção que torna o livro tão bom, o fato de ele alcançar o lado emocional do leitor mesmo abordando tantos aspectos racionais. É claro que existem elementos românticos clichês e previsíveis que proporcionam ao livro seu próprio lado ‘contos de fadas’, e me arrisco a dizer que a própria autora quis brincar com isso em algumas das cenas descritas no livro, é perceptível que ela quer, assim como nós leitores, que Cass viva uma história com final feliz, mas para isso, a jovem não precisa apenas de um príncipe montado em um cavalo branco, ela necessita, principalmente, é de fé e esperança NELA mesma.
O romance é lindo, as lutas descritas ainda mais tocantes e, a narrativa da autora é além de envolvente, fluída ao ponto de não nos deixar desvencilhar da obra. O conjunto é positivo, uma boa história, um tema polêmico, um enlace amoroso clichê, mas bem estruturado, uma boa escrita e uma capa condizente com a trama. Tudo me levou a adorar a história, e a única ressalva é a forma como as coisas terminam. São apenas 152 páginas de narrativa, tamanho ineficiente para o desenvolvimento da obra, ou seja, fica óbvia a necessidade de uma continuação, algo que poderia ser minimizado se a história fosse unida em um único volume. Não sou contra ao fato da autora optar por escrever uma trilogia, mas acredito que isso tenha virado uma tendência entre os autores do gênero, e como bem sabemos, nem sempre optar por uma continuação é a melhor maneira de cativar o leitor. Mesmo assim, é claro que vou ler o próximo volume da saga, não tenho dúvidas de que vou continuar a torcer e me emocionar com as batalhas travadas por Cass.
Outro ponto negativo é que a obra ainda não foi publicada por aqui, e que não sabemos se um dia será. Torço para que isso ocorra, mas enquanto não temos mais notícias sobre tal possibilidade, a opção é ler o livro em inglês. Algo trabalhoso para alguns, mas que eu, sem dúvidas, recomendo o esforço.
Quotes Preferidos
“- Você me magoou. Você. – Eu coloquei minha mão no seu peito. – Por que você está aqui? Isto é divertido para você? – Eu joguei minhas mãos para cima de forma dramática. – Você gosta de ver garotas chorando e sendo agredidas em sua volta? Eu não gosto da ideia de ser considerada por alguém como um trabalho de caridade.”
“Olhar para Tucker só me fazia lembrar de tudo no mundo que eu jamais teria o privilégio de ter… como a felicidade.”
“Eu me senti péssima. Pensei o pior dele. Eu sempre fazia isto. Era a minha maneira de evitar me machucar. Você nunca vai ficar desapontada se você não tem grandes expectativas. Eu aprendi essa lição há muito tempo”
“Todo mundo sabia o que Jackson me fazia passar, ninguém se importava. Era hora de cuidar de mim mesma. Se eu não fizesse algo para me fazer feliz, ninguém mais o faria. Eu preciso disso. Eu apertei meus olhos fechados. Eu precisava disso”
“- Não vai ser sempre arco íris e borboletas, mas eu prometo que vou fazer tudo em meu poder para te fazer feliz, Cass”
Comente via Facebook