Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.
Editora: Record l 320 Páginas l Romance l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4.5/5
O inteligente Don Tillman, perto de completar seus quarenta anos, percebeu que domina completamente a arte lógica da programação matemática – seja ela aplicada no campo das ciências exatas ou humanas – contudo em contrapartida, o lado irracional e sentimental das escolhas e motivações de cada indivíduo são para ele um grande mistério. Os números são exatos, previsíveis e planejáveis, assim como a vida de Don; tudo o que ele precisa para viver é de um bom cronograma para controlar o seu tempo e para isso faz uso de uma agenda rígida, mas extremamente eficaz. Perder tempo decidindo o que cozinhar, comprando ingredientes desnecessários, ou ainda copiando mais receitas do que é capaz de executar? Não mesmo, o melhor é criar uma tabela diária de alimentação: na segunda uma salada, na terça uma boa lagosta, na quarta uma massa e assim por diante. De fato ser extremamente organizado não é um problema, muito menos seguir à risca uma agenda de compromissos e horários, o problema é não deixar espaço para os imprevistos normais do nosso cotidiano, aceitáveis na rotina da grande maioria das pessoas… menos na de Don. Se terça é dia de lagosta, como é que ele vai comer algo que não seja lagosta? Nem pensar! Isso faz dele um cara metódico, exigente, alienado, mas perfeito ao seu modo, sabe por quê? Porque ele é dono do seu próprio mundo.
“Fora o fato de você não ter a menor noção de comportamento social, de sua vida ser regrada por um quadro branco e de você ser incapaz de sentir amor… você é perfeito.
Don sempre se virou sozinho, mas com o avançar da idade resolveu que estava mais do que na hora de encontrar alguém com quem compartilhar sua rotina. Animado em encontrar a esposa perfeita ele faz o que sabe de melhor: cria um método com baixa margem de erro para a seleção de candidatas ao ‘cargo’ de futura esposa, um questionário com míseras dezessete páginas. Tudo o que ele quer é a mulher perfeita, uma que não fume, não beba em excesso, que compareça aos seus compromissos no horário marcado, que não se preocupe muito com moda e astrologia, que tenha um Q.I aceitável e que saiba os princípios matemáticos básicos, será que é pedir muito? (Será que ela existe? O.O) Engajado em seu projeto ele garante vários encontros (a maioria desastrosos, confesso), muitas lições de vida e, para a alegria dos leitores, inúmeras risadas.
Foi tão bom ler sobre Don e seu universo paralelo, um estilo de vida que não segue as predeterminações ou convenções sociais; comovi-me com sua história, torci por ele e quis mais do que nunca que seu mundo tão organizado fosse posto de ponta cabeça, o que não tarda a acontecer, pois assim que Rosie põe os pés no seu escritório sua vida muda completamente. Rosie é o oposto de Don e por esse motivo, é uma candidata desqualificada para ingressar o Projeto Esposa, porém, certo alguém disse uma vez que os opostos se atraem, não é mesmo? Ela não é organizada, fuma, usa roupas chamativas e tem um índice de Q.I normal, mas inexplicavelmente algo a impulsiona até Don. A relação deles é inusitada, complicada e muito reveladora, de forma que conforme a narrativa evolui é impossível deixar de se envolver em suas histórias. Confesso que eu imaginava que Rosie mudaria o mundo de Don, mas o que li foi um relacionamento de mudanças mútuas, ela o ajuda, ele a ajuda, ela o desafia, ele a desafia. Um envolvimento puro, verdadeiro, palpável.
O grande ponto positivo do livro é que ele trabalha de forma sinuosa com o significado de perfeição e aceitação. Ninguém é perfeito, isso nós sabemos, mas muitas vezes criamos tantas expectativas em torno de uma pessoa que acabamos cobrando que ela seja o que queremos, não aceitando verdadeiramente quem ela é em seu íntimo. E quando se trata de Rosie e Don o conceito de perfeição está constantemente em jogo, e tal aspecto foi abordado de uma forma tão simples e verdadeira nessa história que me comovi com a trama; em certo ponto tudo o que eu queria era gritar: PARA! E daí se você é diferente, isso não te torna pior que ninguém.
Sobre a escrita, de início a narrativa é meio lenta. Don não é um cara fácil, então é meio estranho compreender suas manias e trejeitos, porém, é só Rosie aparecer que as coisas ganham um novo ar, tornando a narrativa mais simples, divertida e para lá de envolvente. Dizer que eu adorei o livro é pouco, por isso, sem dúvidas recomendo a leitura!
“- Você me acha atraente? (…) – Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo.”
Para ler ao som de…
Quotes Preferidos
“Ao pedalar de volta para casa, percebi um aperto no meu peito (…). Sabia que, se não conseguisse “me encaixar” no departamento de ciências de uma universidade, não conseguiria me encaixar em lugar nenhum.”
Para quem leu e gostou de…
Adeus, por enquanto | E se fosse Verdade…
Gostou da resenha? Então que tal concorrer a um exemplar do livro ‘O Projeto Rosie’? Para participar basta:
- Possuir endereço de entrega no Brasil;
- Curtir o blog no Facebook;
- Comentar no post da resenha do livro (não serão aceitos comentários como ‘gostei, adorei a resenha ou participando’); e
- Preencher o seguinte formulário: a Rafflecopter giveaway
Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 15 de Setembro e provavelmente o ganhador será divulgado no dia 16 do mesmo mês. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, irei realizar um novo sorteio. Vale ressaltar que o envio do livro pode ocorrer dentro do prazo de 30 dias.
Comente via Facebook