Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!
286 Páginas l Ficção Jovem Adulto l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4/5
Tudo o que ela queria era levar uma vida normal… Assim como os nômades Nina e a sua mãe vivem de mudança – seja por uma exigência do trabalho de Stela ou por suas paranoias quanto à segurança de sua filha (que vive se metendo em acidentes), a questão é que elas já se mudaram mais de dezoito vezes, passando por uma quantidade suficiente de países para fazer de Nina uma jovem fluente em vários idiomas, o que em contrapartida a deixa na estaca zero quando a questão são relacionamentos duradouros. Prestes a completar dezessete anos tudo o que ela sonha é ter um lugar para chamar de lar, poder criar raízes em um país, se inscrever em uma faculdade bacana, fazer amizades, e quem sabe dar seu primeiro beijo, e por mais irreal que pareça é exatamente isso que sua mãe planeja para elas. Voltando para Nova York elas aproveitam um período de calmaria, desfrutando de uma vida praticamente normal, que é abalada apenas pelos ocasionais acidentes de Nina: um quase atropelamento, um andaime desgovernado que parte em sua direção, desmaios repentinos… Para a jovem a explicação mais lógica seria sua falta de sorte ou seu possível problema de pressão baixa, entretanto seu subconsciente teima em alertá-la que por mais que ela queira sua vida está longe de ser normal, afinal ela é tudo, menos normal.
“Pessoas surgem do nada e, de repente, resolvem me atacar…” Que tipo de ligação haveria entre mim e estes bizarros acontecimentos? A resposta viria ao meu encontro, e não era nada boa.”
Desde o início da leitura fica claro para o leitor que tem algo de diferente com nossa protagonista. Sendo assim, mesmo em meio a uma trama colegial (com direito a um triângulo amoroso, a criação de fortes laços de amizade e a abordagem das típicas dúvidas juvenis) a autora nunca tira o foco do suspense e da ação. As dúvidas nos abocanham: por que elas vivem fugindo? Quem é o pai de Nina? Por que a mãe dela tem tanto medo de algo acontecer com sua filha? E o que afinal de contas são esses eventos misteriosos que paralisam a jovem e a submetem a situações de vida ou morte? Mordidos de curiosidade mergulhamos na leitura ávidos por explicações, emergindo em um constante fluxo de ação, suspense, revelações e novos mistérios, ou seja, a trama e a escrita da autora são dinâmicas o suficiente para incitar a mente do leitor, fazendo-o questionar a verdade por trás das palavras de todas as pessoas que se aproximam de Nina.
E sabe o que é mais legal nesse clima de ação e ficção? A realidade criada pela autora! Eu nunca que iria imaginar o rumo tomado. Alienígenas, vampiros, lobisomens, tudo era mais provável do que a verdade por trás dos mistérios dessa história, o que tornou muito mais atraente e inesperada aos meus olhos. Nesse ponto devo dizer também que em vários aspectos a narrativa é previsível, mas ainda assim ela não cai na mesmice dos romances juvenis atuais. Tudo bem que a protagonista é meio insegura demais para o meu gosto, mas dei um desconto, afinal no lugar dela eu também não saberia em quem confiar. E por falar em confiança… Ai meu coração! Nunca fui tão engana por um mocinho, que não é bem um mocinho, mas que também não é um completo anti-herói… Sim eu sei, tudo isso é muito confuso, mas é essa a graça da história. Nossa confiança é testada, apostas são feitas, e no final, fica ainda mais claro que Nina está brincando com fogo e que provavelmente, ela vai se queimar.
Ação, mistério, romance proibido… Não Pare! é uma leitura na medida para quem gosta de uma boa trama juvenil, e sabe o que é melhor? Além de nacional o e-book custa menos de 2,00$ na Amazon! Vale muito a pena galera, eu recomendo.
Sobre a Série
Não Pare! É o primeiro volume de uma trilogia composta pelos livros Não Pare! e Não Olhe!, e segundo o site da autora o próximo livro (que ainda não tem título, pelo menos ao que parece) será lançado no meio do ano que vem.
Para ficar por dentro das novidades acompanhe a página da autora no Facebook (aqui).
Quotes Preferidos
“Um sentimento maior pouco se importa com a aparência e pode aflorar das situações mais improváveis. Ele não tem necessidade de explicações. Simplesmente é, e ponto final.”
“– Pelo visto você não tem prazer apenas em matar, mas em mandar também, não? – retruquei com a ira inflada. – Garota, você não tem ideia.”
Comente via Facebook