Nos tempos antigos, o reino de Noridium era governado pelos temíveis Dragões Negros. Durante séculos, na fria região de Caldia, circularam lendas sobre a Bruxa do Gelo, que seria a descendente cruel e imortal dessas criaturas. Porém, essas lendas se tornarão realidade para a adolescente Nonna e para seu protetor, o urso polar de estimação Fenris. Depois de ver sua aldeia atacada e destruída, ela é forçada a deixar sua casa e sua vida para trás. Os rumores de que os deuses antigos voltaram à Terra aumentam a cada dia, e tudo começa a mudar. O grande temor é que o Clã dos Dragões recupere seu domínio. Nonna se vê, então, em meio a uma luta pelo poder, e ameaçada por um grande mal. Ao procurar defender-se, descobre mais sobre seus ancestrais, mas percebe que está mais envolvida com o futuro do reino do que poderia imaginar.
Editora: Gutenberg l 336 Páginas l Fantasia l Compre aqui: Amazon l Skoob l Resenha: @mayeosvicios l Classificação: 4/5
Nonna é uma garota de 11 anos que vivia tranquila com sua família em Bariadia, ela não era uma garota comum e tinha como bicho de estimação um urso do gelo, Fenris, que era o seu melhor amigo e protetor, e teve sua vida transformada de uma hora para outra quando Bariadia é atacada e ela raptada por um terrível homem movido por forças obscuras e que no passado já assombrara a sua família.
“[…] significa que todos temos escuridão, noite, mágoa – todas as coisas assim – dentro de nós. Assim como temos a luz, o brilho e a limpeza […]”
Após ser raptada Fenris, o urso do gelo, sente que Nonna está em perigo através da forte ligação que tem com ela e parte em seu resgate, e a partir daqui acompanhamos Nonna em uma incrível jornada cheia de aventuras, mas principalmente de descobertas que ela nem sequer imaginava a respeito de seus antepassados, de si mesma e do seu destino e a ligação que tem com o futuro do reino.
O Clã dos Dragões é um livro encantador, seus cenários são belíssimos e o autor explorou ao máximo esta perspectiva em suas descrições, que não se tornou maçante, é um livro infanto-juvenil com um quê de medieval e foi uma leitura gostosa e prazerosa. Apesar de ter muitos livros neste estilo no mercado O Clã dos Dragões diferencia-se dos demais com sua mitologia envolvendo os dragões e o seu despertar no mundo encantado de Nonna, diferente de tudo o que eu já li por aí.
Adorei a forma que o autor contou a história de Nonna e as mensagens que ela passa, de fé, de amor e amizade, mostra a força dos laços familiares e o quão gratificante é ser bom e ter esperança de que tudo vai ficar bem (pelo menos eu fiquei com esta sensação ao terminar a leitura) e é perceptível na narrativa o cuidado que teve com todos os aspectos do livro. O tempo corre no passar das páginas, algo que no início causou estranhamento, afinal da página 20 até a 80 passa-se um ano sem que a gente perceba, e os acontecimentos se dão um atrás do outro sem dar folga a nossa protagonista e acabam ligando-se um com o outro, o que foi uma sacada bem inteligente do autor.
Existem inúmeras personagens que mereciam ser comentadas, mas não quero estragar a leitura de ninguém, eu li sem conhecer muito e foi uma experiências ótima, e não se assustem com a estranheza dos nomes, até agora não decorei o nome de todos haha. O livro é narrado em terceira pessoa e assim podemos acompanhar, além de Nonna, Fenris, sua mãe, o vilão… E eu adorei isso, afinal sempre é bom podermos ter uma visão ampla dos acontecimentos em um livro.
Eu não conhecia o livro então quando a Pah perguntou se eu tinha interesse em ler não pensei duas vezes e confesso que não me arrependi, acredito que por não conhecer e nem saber spoilers da história a leitura foi bem melhor aproveitada e com certeza eu indico para os leitores que adoram uma boa aventura. Vale a pena.
De olho na Diagramação
O livro tem uma capa belíssima que chama a nossa atenção logo de cara, sua diagramação interna também está linda e é visível o cuidado que a editora teve com o livro. A tradução está impecável principalmente levando em conta que o livro tem uma mitologia bem singular e achei muito bacana encontrar ao final do livro “anexos” com os nomes das personagens, deuses, criaturas mitológicas, calendário e reinos com especificações que esclareciam dúvidas surgidas em meio a leitura.
Sobre a Série
O Clã dos Dragões é o primeiro volume da série Terras de Neve e Gelo, composta no total por quatro volumes: Sysilouhien sukua (Lumen ja jään maa, #1); Varjoissa vaeltaja (Lumen ja jään maa, #2); Hyinen hauta (Lumen ja jään maa, #3); e Ikitalvi (Lumen ja jään maa, #4).
Ainda não temos previsão de lançamento dos próximos livros no Brasil.
Comente via Facebook