Primeiro: sobre as minhas postagens.
É certo que pode acontecer de nem todo mês eu ler um livro para o desafio e, portanto, nem todo mês farei um post sobre ele. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia… Todo mês eu incluirei um formulário para que vocês possam deixar o link de vocês, independentemente de eu ter lido um chick-lit ou não!
“Mas, Aione (ou Mi, depende de como vocês quiserem me chamar, atendo pelos dois nomes :P), quando você vai postar?”
Vamos fazer um combinado? Todo meu último post do mês eu deixo a caixa para vocês incluírem os links, ok? É provável, também, que em alguns meses eu atrase meu post e poste na semana seguinte ao que eu deveria (já fiz muito disso por aqui, mas sempre com a autorização e conhecimento prévio da minha chefinha Pah, deixemos isso claro!). Caso você esteja esperando por meu post em uma quinta-feira específica e ele não aparecer, não tenha dúvidas de que na semana seguinte ele estará por aqui 🙂
Só para lembrar: meus posts aqui são quinzenais, portanto, vocês me verão novamente aqui no dia 20/02!
Depois: sobre as classificações dos livros.
Vivo recebendo perguntas sobre se determinado livro é ou não um chick-lit, e confesso que nem sempre sei responder. Algumas obras são difíceis de serem classificadas, enquanto outras são consideradas por uns e não por outros. Um exemplo: Rachel Gibson é considerada uma autora de chick-lits, mas, quando li Loucamente Sua, não foi essa a sensação que tive. Entretanto, quem sou eu para dizer que não é quando outros dizem que sim?
Posso contar um segredo? Sempre que estou na dúvida se um livro é ou não um chick-lit, pergunto ao Senhor-Todo-Poderoso-Que-Tudo-Sabe – mais conhecido como Google –, e vejo como outros blogueiros, leitores e resenhistas de um modo geral o classificam. Se a maioria diz que é, é com a maioria que vou!
Lembrando: sempre gosto de ressaltar o
humor como uma característica importante dos
chick-lits, mas nem todo
chick-lit chega a ser hilário. As vezes só é bem humorado! Outro detalhe importante é que, fora do Brasil, o termo “chick-lit” engloba a leitura voltada para o público feminino de um modo geral, então foge bastante dessa questão do humor. Só para vocês terem uma ideia, vejam a
lista do
Goodreads de
chick-lits mais lidos.
Mas, para não nos confundirmos ainda mais: vamos pensar nos chick-lits como comédias românticas, ok?
Por fim: indicações de livros.
Como vocês me pediram, vou tentar fazer algumas indicações!
Dentre os itens do desafio, separei aqueles que possuem livros específicos – e não que variam de acordo com cada pessoa, como, por exemplo, o que comece com a inicial do nome – para exemplificar e facilitar na busca de vocês.
Mas não se prendam a eles! O universo literário é enorme, e o dos chick-lits vem ganhando cada vez mais espaço entre os leitores 😉
NACIONAL
TEEN CHICK-LIT
LAD-LIT
E os livros do Federico Moccia, Aione?
Esse é, infelizmente, um dos autores que ainda não li nenhuma obra, então não posso dar minha opinião. Vi que alguns consideram que sim, outros não. Quer considerá-lo? Vá em frente 😉
SÉRIES
Observação: Na série das Irmãs Walsh, da Marian Keyes, os livros são independentes entre si, então podem ser lidos fora de ordem!
MAIS CHICK-LITS
Esses aqui coloquei só para dar uma luz! Fiquem a vontade para encaixá-los no desafio que desejarem (caso se interessem por algum deles)
Ajudei?
Se vocês repararem, muitos dos que coloquei aqui se encaixam em mais de uma categoria, então usem a criatividade de vocês!
Eu poderia ter dado exemplos para outras categorias também – como, por exemplo, as dos números de páginas, dos alimentos na capa, etc -, mas ai eu acabaria com parte do desafio, que consiste em você encontrar os livros.
Comente via Facebook