Apesar de sentir falta do irmão mais velho, que estava fazendo faculdade em outro país, Danny aproveitava o tempo livre das férias para andar de bicicleta e jogar bola com seu melhor amigo, Luke Kennedy. Até que um dia volta para casa e, estranhamente, não vê sinal de sua mãe. Quando a sra. Delaney finalmente chega, vem acompanhada de dois policiais. Ela havia se envolvido em um acidente – atropelara um garotinho que agora estava em coma, com poucas chances de sobreviver. A sra. Delaney se afoga em culpa e se isola de todo mundo, inclusive do marido e de Danny. O garoto, por sua vez, não entende o que está acontecendo. Por que sua mãe se sente tão culpada quando a própria polícia disse que ela não era responsável pelo que tinha acontecido? E para complicar ainda mais a situação, uma garota estranha fica parada em frente à casa de Danny, claramente observando seus passos…
Editora: Cia de Letras l 88 Páginas l Infanto-juvenil l Compre aqui: Amazon l Skoob l Resenha: Kamila Mendes l Classificação: 4/5
Quando recebi esse livro pelo correio, meu primeiro pensamento foi “mas é tão fininho”. Fiquei meio decepcionada pelo fato dele não ser encorpado. São apenas 88 páginas, mas em tão pouco espaço John Boyne conseguiu me prender.
Admito que nunca li O Menino do Pijama Listrado não por preconceito, mas só para poupar minhas emoções. Vi apenas duas cenas do filme e me desmanchei em lágrima e decidi que leria a obra original apenas quando estivesse realmente preparada. Até hoje não estou. Mas em Tormento, Boyne realmente me conquistou. Este conto retrata um período curto, mas intenso na vida de Danny Delaney. Através dos olhos desse garoto de 12 anos, o leitor acompanha o drama vivido por uma família de classe média baixa europeia e como Danny é forçado a lidar com essa situação.
Danny vivia as primeiras férias de verão longe de seu irmão mais velho Pete, que está cursando o primeiro ano de faculdade na Escócia, e a única coisa que o garoto deseja são férias tranquilas. Mas uma noite sua mãe se atrasa para o jantar e chega tarde da noite escoltada por policiais. Ao que parece, a mãe de Danny atropelou um garotinho chamado Andy e agora ele está em coma no hospital. Juntando os cacos de informação que recebe, Danny monta a história. Sua mãe estava dirigindo e o garotinho surgiu do nada correndo na frente do carro. Sua mãe o socorreu e levou-o ao hospital, mas o menino está em coma.
“(…) mamãe estava parada do lado de fora, sem olhar para ele, mas também sem olhar pro chão. Parecia que ela estava encarando um ponto fixo na parede atrás do papai e que ia continuar olhando naquela direção para sempre.”
A vida vira de ponta cabeça e Danny vê sua mãe se transformar numa outra pessoa: alheia às suas próprias necessidades e de família, sua mãe passa os dias deitada na cama chorando e se preocupando com o garotinho. Chega o ponto de dizer que o único garoto que importa é o Andy. No meio desse caos, Danny conhece uma garota misteriosa, Sarah. O que promete ser uma amizade com o poder de tornar seus dias mais refrescantes acaba virando um problema, quando Danny, e depois sua família, descobre o segredo de Sarah.
O menino passa a se sentir só em um mundo que gira em torno de um garotinho internado. Ele não entende como a vida da mãe pode parar dessa forma e por que o irmão não volta pra casa, ou por que o pai não senta pra conversar com ele. Sua mãe se quer olha pra ele e quando o faz, começa a chorar. Parece demais para um garotinho, não acham?
Como já disse Tormento é um conto que narra um período de tempo curto, porém intenso. É um texto gostoso de ler e simples. O leitor acaba entendo os sentimentos de Danny em relação a situação, seus medos, sua confusão, frustração e a vontade de ter a mãe de volta.
Por ser um livro fininho, de leitura rápida, indico a todos que gostam de uma leitura dinâmica, sem enredos intrincados, mas com uma boa dose de tensão.
Gostei muito de John Boyne, mas ainda não estou preparada para O Menino do Pijama Listrado. O.O
Beijos!
Comente via Facebook