Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Editora: Ática l 256 Páginas l Jovem Adulto l Compre aqui: Amazon l Skoob l Resenha: Day Farias l Classificação: 5/5 ♥
Há livros que simplesmente não podem ser descritos. E eu sei que essa é uma maneira estranha de começar uma resenha mas, sinceramente, o que dizer quando um livro te faz mudar profundamente o modo como você enxerga a vida e as pessoas? Como falar para alguém sobre um livro que te faz perceber quão frágeis nós realmente somos? Que me fez perceber que, na maior parte do tempo, não temos a menor ideia do impacto que nossas palavras e ações têm na vida das pessoas? Ver o vídeo da Pah falando sobre Os 13 Porquês, o modo como ela se emocionou ao falar do livro, só me fez reviver todos aqueles milhares de sentimentos inexplicáveis que compartilhei com Hannah enquanto ouvia todos os lados de sua história. Fez-me ver o quanto estou em dívida com vocês aqui no L&F por ainda não ter falado do meu livro eternamente favorito, então preparem os corações! – Risos
“Eu queria contar tudo pra você. E isso machucava, porque algumas coisas eram assustadoras demais. Algumas coisas nem eu entendia. Como poderia contar a alguém – alguém com quem eu estava conversando pra valer, pela primeira vez – tudo o que eu estava pensando? Eu não conseguia. Era cedo demais. Ou, talvez, fosse tarde demais.”
Existem milhares de Hannah’s. Provavelmente, como eu, você já viu no noticiário a história de algumas delas por aí. Ou, mais comumente, vemos casos nos EUA sobre bullying e sobre pessoas tirando suas vidas por não suportarem mais serem hostilizadas e humilhadas dia após dia, por chegarem ao ponto de decidirem que suas vidas não valem mais a pena. Porém, tenho que dizer que Os 13 Porquês mudou completamente meu ponto de vista. Temos que admitir que, muitas vezes, ouvimos tais notícias mas elas não nos alcançam verdadeiramente, como quando sabemos de estatísticas de acidentes ou mortes, mas realmente não pensamos no impacto que tais acontecimentos tiveram na vida das pessoas envolvidas. Eu conheci Hannah Baker. Ela era inteligente, engraçada, gentil e eu adoraria tê-la tido como amiga… e, mesmo que faça quase um ano que li esse livro, ainda tenho em mim a inquietante impotência de não tê-la salvado. E não, ela não é só uma personagem de uma história e não, eu não levei a história a sério demais – Isso é real, mais real do que quase tudo que li antes e depois desse livro. E eu não vou me esquecer dessa história.
Estou sendo sincera ao dizer que Hannah foi minha melhor amiga nessas páginas, compartilhando seus pensamentos mais secretos e até mais assustadores, da mesma maneira que ela seria a sua caso você se permitisse viver sua história e entender seus motivos. Mas, antes, prepare-se para mergulhar fundo e sem volta em uma das histórias mais incríveis, tocantes e reais que irá ler. Prepare-se para, a partir da última página, sentir uma falta inexplicável de alguém que você não teve tempo, mas que adoraria ter conhecido e ter salvado: a encantadora, Hannah Baker.
“”Eu não estava sozinha. Eu sabia disso. Pela primeira vez em muito tempo, eu estava me conectando – estava conectada – a outra pessoa. Como poderia estar sozinha?” (…) “- Você não estava, Hannah. Eu estava lá.””
Beijos!
Comente via Facebook