Ashtyn Parker já está acostumada a ser abandonada, e aprendeu a não se deixar envolver demais em nenhum relacionamento. Quando sua irmã mais velha volta para casa, depois de dez anos, com um enteado a tiracolo, ela não quer saber de nenhum dos dois. O que Ashtyn não esperava é que o tal garoto mal-encarado e sem nenhum limite seria também… Irresistível. Depois de ser expulso do colégio interno em que estudava, Derek Fitzpatrick não teve outra escolha senão ir morar com a esposa de vinte e poucos anos de seu pai, que está viajando pela Marinha. Além de ter que aturar a madrasta, ele recebe a notícia de será obrigado a se mudar da Califórnia para sua cidade natal, Illinois. A vida não tinha mesmo como ficar pior… Ashtyn se esconde atrás de uma fantasia da vida perfeita: boa aluna, a única menina – e capitã! – do time de futebol americano da escola e namorada do quarterback promissor. Tudo parecia um conto de fadas. Ainda assim, ela se sente deslocada, e tem um plano para deixar tudo pra trás e correr em busca da bolsa de estudos em alguma faculdade bem longe de sua vida atual. Tudo o que Derek menos quer é participar de mais um drama familiar – já bastam os seus. Agora, ele se vê preso a uma casa estranha, com pessoas que não conhece e em uma cidade bem diferente do que está acostumado. O que ele não esperava era que aquela garota briguenta e fã de junk food seria capaz de mexer tanto com seus sentimentos. Ainda mais ele, tão acostumado a descartar meninas por aí. Para azar – ou sorte!? – de Ashtyn e Derek, o destino ainda guarda mais uma reviravolta na manga. Mesmo com hábitos, ideias e sonhos completamente opostos, um desejo incontrolável surge entre os dois e, juntos, eles enfrentarão o desafio de vencer os preconceitos e os tabus da cidade em que vivem, além de seus próprios medos, para se entregarem completamente a uma paixão avassaladora.
Editora: Globo Livros l 360 Páginas l Jovem Adulto l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 5/5
Para ser justa preciso dizer que sou apaixonada pela Simone Elkeles. Desde a primeira vez que li algo dela, no início do ano passado para ser mais exata, sua narrativa rica em veracidade e superação me encantou completamente. Até conhecer o trabalho da autora ainda não havia lido nenhum romance jovem adulto tão maduro e emocionante, que trouxesse a leveza da juventude mas que não deixasse de lado as dificuldades dessa geração. Portanto, quando me deparei com uma escrita repleta de drama e tabus sociais, confesso, me espantei e instantaneamente me apaixonei. Preconceito racial e social, alcoolismo, acidentes de trânsito, prisão, abandono, famílias desunidas… são esses tópicos abordados nos livros da autora; tramas que unem realidade e ficção para escrever belas histórias de amor, amadurecimento e superação. E ainda que Amor em Jogo não seja tão dramático e reflexivo quanto os outros livros da Simone Elkeles, ele é tão belo e envolvente quanto eles. Estou, mais uma vez, apaixonada: pela autora, pelo livro, e pela história de perda e recomeço de seus personagens.
A trama gira em torno de um time de futebol liderado por, ninguém mais ninguém menos, que a teimosa e durona senhorita Ashtyn Parker. Sim, temos uma mulher jogando futebol americano! Depois que sua mãe os abandonou, Ashtyn teve que aprender a ser virar sozinha e a se acostumar com o descaso do pai, o que a transformou em uma garota durona, independente e dedicada. Em seu último ano da escola tudo parece perfeito: ela namora o quarterback do time, tem amigos verdadeiros, e nutre o sonho de conseguir uma bolsa atlética em uma grande universidade. Contudo, sua vida relativamente perfeita começa a desmoronar, e talvez isso tenha relação com a chegada do misterioso, atraente e petulante Derek. Derek foi expulso do colégio e agora é obrigado a viver com a desmiolada de sua madrasta, o que o leva diretamente para a vida de Ash. Os dois são como cão e gato, na maioria das vezes não se suportam, e tentam se evitar o máximo que conseguem, porém, nada faz diminuir a atração que existe entre eles: ela está lá, perigosamente os tentando a mudar o destino.
O pano de fundo é bem clichê, com Ash e Derek se evitando e fingindo que não se importam com o sentimento que nutrem um pelo outro, fora que o romance se torna ainda mais previsível quando, por traumas do passado, Derek se distancia de Ash por ter a certeza de não ser o que ela precisa e merece. Contudo, a surpresa está no caminho que esses jovens precisam percorrer. Ambos sofreram demais e carregam o peso de erros e decisões que não são suas, mas sim dos seus pais, assim, a beleza da história está em como o amor vai fazê-los superar os traumas e receios impostos pela vida dura que levaram. Além disso, temos como bônus o preconceito que a protagonista sofre por ser uma mulher jogando futebol, a descrição de amizades verdadeiras (adorei o time de futebol da Ash!), e o enfoque no perdão e na importância das decisões que tomamos quando o assunto é o futuro. Deparamo-nos então com romance, superação, brigas emocionantes, diálogos engraçados, e personagens secundários extremamente charmosos. Resultado? Impossível não se envolver com a história.
Com uma narrativa fluída, que varia entre o ponto de vista de Derek e de Ashtyn (de forma que cada um narra um capítulo diferente), a autora nos envolve em uma história fofa e cativante. Não nos debulhamos em lágrimas, mas damos boas gargalhadas, ficamos indignados com as inconstâncias da vida, e em muitos momentos ficamos com os olhos marejados. Podia ser mais dramático ou reflexivo? Não, a ideia da autora é escrever algo jovem e ainda assim profundo, e ela conseguiu isso, conseguiu ir além da superfície e apresentar dois jovens que, mesmo apanhando da vida e sendo derrubados pela defesa do time adversário, não desistiram até encontrar a jogada perfeita e saírem vencedores. Simplesmente adorei o livro; é fato que a Simone Elkeles nunca me decepciona.
Sobre a Série
Amor em Jogo é o primeiro volume da saga Wild Cards, trama que acompanha a história de um envolvente e carismático time de futebol americano – o que permite que cada livro possua seus próprios personagens principais. Até o momento a série é composta por um único livro, sendo que o próximo, ainda sem título, será publicado em 2015. Na Alemanha eles já publicaram uma possível capa para o livro e revelaram a sinopse no mesmo, confira aqui.
Beijos!
Comente via Facebook