novembro 24, 2014

[Resenha] O Feitiço Azul – Richelle Mead

A atual missão da alquimista Sydney Sage fez com que ela revisse seus conceitos não só sobre os vampiros, mas também sobre a própria organização à qual pertence, responsável por esconder a existência dessas criaturas do resto da humanidade. Sydney acabou descobrindo um grupo dissidente que tinha muito em comum com os alquimistas, mas objetivos bem mais radicais. Certa de que seus superiores estão guardando segredos sobre essa facção paralela, ela contará com a ajuda do misterioso ex-alquimista Marcus Finch para tentar desvendá-los. Mas isso só será possível se ela conseguir escapar de uma ameaça ainda mais urgente; uma feiticeira cruel que suga a alma de jovens usuárias de magia. Enquanto isso, a garota luta contra os sentimentos cada vez mais fortes pelo rebelde vampiro Adrian Ivashkov. Há tabus e preconceitos milenares arraigados entre as duas raças, que representam um obstáculo enorme para esse relacionamento. Mas Adrian é persistente e é o único em quem ela confia para enfrentar as ameaças que se aproximam. Será que Sydney conseguirá se libertar do seu modo de vida e se render a esse romance?

Editora: Seguinte l 416 Páginas l Jovem Adulto Sobrenatural l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 5/5

É raro encontrar um autor que, anos após ano, consegue manter e aumentar o interesse do leitor. Já li mais de dez livros da Richelle Mead e, ainda assim, ela continua me surpreendendo com a grandiosidade de suas histórias. A narrativa de Feitiço Azul não promete grandes revelações ou batalhas épicas, entretanto a autora inova ao unir alquimistas, vampiros, dampiros, bruxas e guerreiros rebeldes, em uma intrincada guerra de dominação e poder. Até esse livro o inimigo era um velho conhecido, contudo após essa leitura os papéis são invertidos, alianças improváveis são formadas, e um novo inimigo surge. Traição, insubordinação, mentiras… Eis uma trama digna de fazer o queixo cair.

Sydney é uma alquimista lógica, talentosa e obediente. Criada para proteger o mundo humano dos vampiros, esses seres repulsivos e cruéis, o destino a coloca em uma missão na qual ela precisa fingir ser uma estudante enquanto protege um vampiro da linhagem real – uma jovem Moroi que, caso seja encontrada, colocará em risco o mundo sobrenatural e natural. Ao longo dos anos essa missão transforma Sydney. Conviver com os vampiros e adentrar no mundo da magia faz a jovem repensar seus valores, de forma que a Sydney de anos atrás nunca questionaria os ensinamentos alquimistas, mas a Sydney de agora não consegue deixar de duvidar das palavras repassadas por seus superiores. Ela é amiga de dampiros e vampiros, tem uma mentora que é uma bruxa, e está se apaixonando por alguém que nunca será igual ela, ou seja, que nunca será completamente humano. Mas o charme do livro é exatamente esse: quebrar tabus, refletir e descrever a aceitação da protagonista, e dar vida aos seus questionamentos acerca de em quem e no que acreditar. Syd foi programada para não confiar nos vampiros, mas aprendeu que alguns deles são os melhores amigos que ela poderia ter.

O ritmo inicial da leitura é calmo e pouco impactante, mas isso não é um problema. As dúvidas da protagonista continuam dominando as páginas do livro, que encanta por finalmente dar ênfase ao romance. Para quem acompanha a saga sabe o quanto esperávamos por isso, pela explosão de paixão de dois protagonistas tão quebrados quanto Sydney e (possível spoiler de Academia de Vampiros*) Adrian. Eles estão mais incríveis do que o normal; unidos em uma amizade profunda e real, do tipo que cativa completamente o leitor, eles não demoram para dar vida a um dos romances mais perfeitos da literatura jovem. Eu suspirei e torci por esse casal, o que tornou o final do livro ainda mais doloroso e impactante. Mas calma, eu já falo sobre isso.

Indo além do romance e do amadurecimento da protagonista, após a metade do livro a narrativa da autora – que decide unir os mundos sobrenaturais e descrever uma intrincada rede de mentiras e traição – é dominada pela ação. A revelação de um novo inimigo não é ao todo uma grande surpresa, porém o impacto dessa informação é devastador. Não existem mais certezas ou verdades absolutas, apenas um futuro incerto e provavelmente repleto de dor. E esse é o ponto que quero chegar, o final do livro trouxe a perspectiva de um futuro complicado, perigoso e obscuro. A trama nos prepara para o que vem a seguir: dor e desilusão, o que gera altas expectativas para os próximos volumes. Não sei se meu coração irá aguentar.

No geral eu amo essa saga, adoro a escrita dessa autora, e sou completamente apaixonada por seus personagens. Sydney e Adrian são perfeitos. Adrian é perfeito! E por mais que eu quisesse que a saga deles não se estendesse tanto, porque eu realmente não os quero sofrendo e prevejo um futuro incerto para eles, estou ansiosa para conferir o que a autora reserva para nós.

* Para quem não sabe, Bloodlines é um spin-off de Vampire Academy. Saiba mais aqui.

Sobre a Série

O Feitiço Azul é o terceiro volume da série Bloodlines composta por seis livros (o último deles ainda não publicado pela autora): Laços de Sangue, O Lírio Dourado, O Feitiço Azul, Coração Ardente, Silver Shadows, e The Ruby Circle. 

Beijos!

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

30 Comentários

  • Amália Teles Machado
    02 dezembro, 2014

    Já vi muita gente falar dessa série, mas nunca dei muita importância antes. Nunca li nada dessa autora, apesar de também me recomendarem muito academia de vampiros.

  • Juliana Holdefer
    01 dezembro, 2014

    Nem comecei o 2º livro de Academia de Vampiro, e já quero ler essa série HUAHSUAUSHAU Mas não estou tão apressada assim. Me parece ser boa, mas não me convence taaaanto!

  • Rafaella Abreu
    01 dezembro, 2014

    Realmente gosto de livros com um toque de sobrenatural, nunca li nenhum livro dessa série, AINDA, depois de ler a resenha e conhecer um pouco mais sobre esse universo, confesso que me animei com a história dessa saga =)

  • Juliana Ramirez
    01 dezembro, 2014

    Oi Pah!

    Eu pensei que essa série era uma Trilogia, não sabia que haviam mais livros para serem lançados!
    Eu comprei o box de academia de vampiros já faz um bom tempo, comecei a ler o primeiro livro e simplesmente não consegui terminar de ler, não me prendeu.. Então tenho um pouco de receio de comprar essa série e não gostar também.

    Beijos

    Ju
    depoisdeumlivro.blogspot.com

  • RUDYNALVA
    01 dezembro, 2014

    Pah!
    Li alguns livros da Academia dos vampiros, entretanto essa série não li nenhum ainda e gosto demais do tema que envolve vampiros sedutores e outras criaturas fantásticas,
    A autora pelo visto é bem criativa mesmo.

    Desejo uma semaninha de muita alegria!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

  • Estante Diagonal
    30 novembro, 2014

    Oi Pah tenho muita vontade de ler esta série, mas antes quero terminar de ler Vampire Academy e falta tantoooooo só li o primeiro até agora =/ Mas a Seguinte está de parabéns com estas capas lindas!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

  • Dryh Meira
    30 novembro, 2014

    Cheguei a ler um livro da autora e gostei bastante, mas acabei não querendo comprar os outros, e deixei de lado. Estou pensando em adquirir essa série, pois sempre vejo elogios para ela e para a autora.

  • Ingrid Moitinho
    30 novembro, 2014

    Ainda não li nada dessa autora, mas quero muito ler essa série, é o tipo de gênero que eu amo. Mas não quero começar por agora, não gosto muito de série demorada, ainda mais quando o ultimo livro nem foi feito ainda, acho que eu ainda vou demorar pra começar. Sou muito ansiosa e vou sofrer muito esperando. rs

  • suzana cariri
    29 novembro, 2014

    O Feitiço Azul com certeza e um dos melhores livro dessa serie li muito rapido porque a historia me prendeu adorei o relacionamento de Sidney e Adrian nesse livro e o final me deixou com um gosto de quero mais!!!!

  • Mariana FS
    28 novembro, 2014

    Oi Pah!
    Depois de ler muitos elogios sobre a saga e mais ainda sobre a narrativa da Richelle, decidi que já passou da hora de eu ler algum de seus livros, rsrs. Até o final do ano pretendo ler "Laços de Sangue" 😉
    Li a resenha por cima para não arriscar pegar spoilers, mas ostei especialmente do seu comentário sobre a consistência da qualidade do trabalho da autora. Parece que, independente da saga, ela é sempre ótima.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

  • Milena Soares
    28 novembro, 2014

    Ainda não li nenhum livro dessa série, curto muito romance sobrenatural, vampiros, bruxas, parece ser ótima, já esta na minha lista de próximas leituras.

  • andriele rosa
    26 novembro, 2014

    The Indigo Spell <3 melhor livro que li da trilogia até agora. Estou lendo coração ardente em doses homeopáticas por causa da faculdade ToT necessito do restante dos livros ToT …

  • Oliveira
    26 novembro, 2014

    Li só o primeiro livro da série, não dei continuidade, nem lembro o motivo, mas a autora escreve muito bem, mas fiquei chocada com o final da série principal Academia de Vampiros, acho que foi isso que me fez perder a vontade, mas um dia pretendo ler essa.

  • Lost Words
    26 novembro, 2014

    Até hoje o único livro que eu gostei sobre vampiros foi o Abraham Lincoln caçador de vampiros, não sei porque mas nunca me interessei muito por vampiros kkk mas adorei a resenha e quem sabe no futuro eu leia *-*, vou ler um, e se eu gostar continuo kk

    beijos

    http://lostwordsin.blogspot.com.br/

  • Hellen_nita
    26 novembro, 2014

    mais deve ser o maximo a serie msm nao curtindo a vampiragem kkkk mais a leitura parece ser boa isso ajuda muitoo..

  • Natalia Tavares
    25 novembro, 2014

    Eu sou muito interessada pelos livros da autora apesar de ainda nunca ter lido nada dela, primeiro quero ler Academia de Vampiros para ler essa já que pode dar "pequenos spoilers", adorei essa mistura de alquimia, dampiros, bruxas e ect!
    Beijos

  • Nathalia Simião
    25 novembro, 2014

    A autora uniu vários tipos de personagens interessantes né. Não li Academia de Vampiros ainda, da pra ler Bloodlines ser ter lido a outra primeiro? Acho bem interessante a história dessa série e gostaria de lê-la 🙂

    • Paola Aleksandra
      26 novembro, 2014

      Oi Nathi, dá para ler separadas sim. Como fã, gostaria que todo mundo lesse os livros na "ordem", mas não tem problema optar por não fazer, rsrs

  • Gabriela Eing
    25 novembro, 2014

    Eu nunca li nada da autora, e nem conhecia esse livro haha!! Pela sinopse parece ser muito bom, com essa mistura de bruxas, vampiros, dampiros e etc. Parece ser bem interessante, estou curiosa para ler.
    http://www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

  • Anônimo
    25 novembro, 2014

    Achei linda as capas, ainda mais com o tema sobre vampiros e misticismo, seis volumes é bastante, a série deve ser muito boa. Tanto elogio seu paola, que ela realmente me interessou.
    beijos, ThayQ

  • Cristiane Oliveira
    25 novembro, 2014

    Oi Pah. Eu ainda não li nada da Richelle, mas acho legal saber que ela continua te encantando e surpreendendo mesmo depois de ler tantos livros dela. Acho as capas nacionais mais bonitas.
    Beijos

  • Leticia
    25 novembro, 2014

    Oi Pah…
    Eu tenho vontade de ler essa saga, mas dá uma preguicinha..rs Tenho tanta série para começar..
    Mas que bom que continuo curtindo…

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  • Dilza Sousa
    25 novembro, 2014

    Vendo (lendo) você falar tão bem da série e da escrita da autora até deu uma vontade de ler essa série, apesar de até agora não ter me interessado muito.
    Todos amam o Adrian! hahaha
    Ótima resenha! Bjs, Pah <3

  • Rayme
    25 novembro, 2014

    dampiros??
    acho essas capas lindas demais, e, apesar de não fazer muito o meu estilo de leitura, tenho curisidade em ler porque suas resenhas sempre me animam! hahaha
    e sério, preciso ver o que é este Adrian ai que meio mundo fala bem kkkk
    não sabia que a série seria tão grande assim :O
    preciso começar a ler logo! :S:S:S

  • Bárbara Carollo
    25 novembro, 2014

    Oi Pah,
    Essa capas são lindas demais!! Ainda não li nada da autora, mas essa série parece ser muito boa. Tem tanto tempo que não leio nada sobrenatural e estava pensando voltar iniciando a leitura de Academia de Vampiros. As críticas que eu li são muito boas e agora que você disse que essa série é um spin-off acho que tomei a decisão certa! 🙂
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

  • Anônimo
    25 novembro, 2014

    Ai não, a série é tão longa que até me dá preguiça kkkk
    Vou deixar em espera, por enquanto viu?! ha, ha.

  • Desbravadores de Livros
    24 novembro, 2014

    Olá, Pah. Eu tenho o primeiro livro da série, mas ainda não tive tempo de ler, coisas que farei em breve.
    Já sabia que o livro era sobre vampiros, mas não tinha ideia da união de seres que a autora fez. Agora certamente fiquei ainda mais interessado.
    Excelente resenha!

    M&N | Desbrava(dores) de livros – Participe do nosso top comentarista de novembro

  • Raissa Lohayne
    24 novembro, 2014

    nao tenho muito interesse de ler, acho que por nao ter gostado do gênero em livros. Talvez eu tente a sorte lendo um desses depois, mas a série é bem grandinha, e achei nossas capas mais bonitas

  • Laricia Oliveira
    24 novembro, 2014

    Espero que não seja aquele tipo de história bem batido… Que todo mundo vê! Gosto das novidades, e espero que essa série me surpreenda! Bjs Pah

  • Nessa
    24 novembro, 2014

    Oi Pah
    Ainda não tive a oportunidade de ler a série, mas essas capas são muito convidativas. E outra que só vejo bons comentários. Sou curiosa para ler.

    Beijinhoa