Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda Zayn, Niall, Louis e Liam também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma. Os livros nasceram como uma fanfic do One Direction, a banda estrangeira mais popular na atualidade.
Editora: Paralela l 524 Páginas l New Adult (+18) l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 3/5
A história inicia com a chegada de Theresa na faculdade. Ela foi criada pela mãe com pulso firme, e como uma típica garota estudiosa e caseira, não vê a hora de aproveitar o máximo suas aulas e tarefas universitárias. Tessa usa roupas que não valorizam seu corpo, tem um namorado que mais parece seu irmão mais novo, nunca foi a uma festa, é irritantemente organizada, e prefere – quase sempre – a companhia dos seus livros. Ou seja, a jovem tem seus anos na faculdade meticulosamente controlados e planejados. Porém, o que ela não imaginou é que, graças a sua colega de quarto e seu grupo de amigos, ela levaria uma vida completamente diferente. Festas, bebidas, uma paixão avassaladora… Assim que Tessa conhece o mulherengo e imprevisível Hardin sua vida muda e ela se vê apaixonada por alguém que não quer nada sério, muito menos com uma mulher como ela. Clichê? Sim. Irritante? Demais. Chato de ler? Não, nenhum pouco. E esse é o charme do livro, ele está longe da perfeição, mas ainda assim possui algo que prende o leitor – pelo menos o tipo que gosta de literatura new adult.
Hardin é o típico anti-herói. Ele é bonito, misterioso, avesso a relacionamentos, mas possui momentos de entrega e sinceridade que ganham o coração dos leitores. Já Tessa é a típica mocinha certinha, ingênua, azucrinante, mas – em alguns momentos – decidida o suficiente para fazer o leitor torcer por ela. O resultado do envolvimento de Tessa e Hardin é um relacionamento que anda em círculos, que incomoda o leitor por ser imprevisível e imaturo, mas que tem um toque de paixão que aquece e dá esperança de um final feliz. – Ledo engano, meus caros, ledo engano! Eu imaginava um desfecho completamente diferente e fui apunhalada pelo final da obra. Minhas reações foram diversas: primeiro quis jogar o livro na parede, depois duvidei da sanidade mental da autora, e por fim me controlei para não acabar com a raça do mocinho do livro. E o pior é que desde o início eu sabia que seria assim: que eu ficaria extremamente irritada com esse casal.
CONTUDO: O que me incomodou durante a leitura foi a personalidade submissa da mocinha (eita menina que gosta de ser maltratada!), as mentiras do mocinho, as idas e vindas do casal, e a repetição constante dos mesmos erros. É sempre a mesma coisa entre eles: paixão, frieza, mentiras, discussão, pisada na bola, perdão, momento fofo, paixão, frieza novamente, e assim por diante. Fiquei ainda mais irritada comigo por não conseguir parar de ler a história e por ansiar pelo final. Fora que, apesar de saber que nem todo mundo vê o livro assim, para mim, a autora trouxe o reflexo de um relacionamento abusivo – não é amor, é controle, mentiras, dores. Além disso, o livro mostra o perigoso clichê de que homens ruins, que maltratam suas mulheres, e que sempre escondem um segredo triste do passado. Como disse, é irritante e perigoso.
No geral o livro é previsível, conta com um final um pouco enlouquecedor, traz uma narrativa cativante, e apresenta um personagem masculino tipicamente complicado. A trama é controversa, mas tem seus prós e contras como qualquer livro, por isso o indico para os leitores que gostam do gênero new adult e para os que não se incomodam com leituras sensuais – e, principalmente, para quem entende que é ficção e não vida real (se um homem te tratar assim, meninas, fujam! rsrs).
Sobre a Série
Comente via Facebook