Victoria morreu em um trágico acidente, deixando sua filha Holly sob a responsabilidade do seu irmão, o solteiro convicto Mark. O tio Mark não se sentia muito preparado para cuidar da menina, mas assumiu o compromisso de devolver o sorriso aos seus lábios. No entanto, ele desconfia de que não esteja fazendo um bom trabalho, uma vez que Holly nunca mais falou desde que ficou órfã. Uma cartinha para o Papai Noel revela um desejo que pode ser a chave da felicidade de Holly: ela só quer ter uma mãe. Maggie perdeu o marido em uma batalha contra o câncer e não quer jamais – passar por tudo isso de novo. Por isso, ela fechou seu coração e prometeu a si mesma dedicar-se somente a sua nova loja de brinquedos em Friday Harbor, que permite às crianças viajar um pouco nas asas da imaginação. A amizade entre Maggie e Holly (que até passou a acreditar em fadas!) ao mesmo tempo comove e preocupa o tio Mark. Ele tem certeza de que a nova amiga fará bem a sua sobrinha, mas precisa decidir se a deixará entrar em sua própria vida…Nós também torcemos, do fundo do coração, para que Holly tenha uma linda noite de Natal.
Editora: Novo Conceito l 176 Páginas l Romance Contemporâneo l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4/5
Eis um fato: sou apaixonada pela escrita da Lisa Kleypas. Suas obras, clichês e extremamente românticas para alguns, são na medida certa para mim. Com elas eu me divirto, emociono, surpreendo e, quase sempre, aprendo valiosas lições a respeito do amor familiar. E é isso que mais gosto em suas histórias, o fato de que – independente do romance – a autora sempre aborda as dificuldades que uma família enfrenta para manter-se unida. Portanto, foi impossível deixar de gostar da leitura de Uma chance para recomeçar que, como o próprio nome diz, fala sobre perdão, amor, fé e recomeços. A trama não é inovadora ou surpreendente, mas traz uma tocante e real história de amor. A história de uma família que, diante da dor da perda, terá que reaprender a amar.
Aos seis anos a garotinha Holly perdeu sua mãe e teve que ir morar em Friday Harbor com seus tios. Os irmãos Mark, Sam e Alex não são próximos. Marcados pelas dificuldades da infância eles cresceram e se transformaram em homens práticos, trabalhadores e avessos a qualquer tipo de sentimentalismo. Entretanto quando a irmã deles morre, deixando-os a pequena Holly, as coisas passam a mudar em suas vidas. Surpreendentemente, é em meio à tragédia que eles recebem uma chance de recomeçar, de reaprender a amar e ter fé na família. Todos os irmãos são, em graus diferentes, modificados pela presença dócil de Holly, porém Mark é o mais afetado. O observamos, graças à sobrinha, questionar seu pacato relacionamento atual, mudar suas crenças e valores, e deixar-se envolver por Maggie, uma mulher amorosa e dedicada. Mais uma vez, por meio do destino, ambos recebem uma chance de mudar: Maggie de superar a perda do marido e Mark de encontrar tudo o que sempre sonhou.
A trama é previsível, acelerada e um tanto quanto superficial. São poucas páginas e escassas novidades, ou seja, essa é mais uma história sobre o tipo de amor que cura e fortalece laços familiares. Porém, mesmo que o tema seja repetitivo, a leitura cumpre o objetivo de tocar e amolecer o coração do leitor. E, de fato, esse foi um dos motivos para eu ter apreciado a obra: a forma como ela tocou meu coração. Também amei a jovem Holly, sua força e entrega, e seus momentos de fé e carinho tipicamente infantis. – Adoro crianças fofas! Além disso, gostei de como o romance é um complemento para a criação e o fortalecimento de uma família unida e feliz. Seria fácil para a autora colocar o enlace amoroso em foco, mas em nenhum momento ela deixa de dar ênfase em todas as minúcias do amor: o amor entre irmãos, entre amigos, entre pais e filhos, e entre almas gêmeas. Outro ponto positivo é que por mais que a leitura esteja relacionada com a celebração do Natal, a trama é desenvolvida em um espaço de tempo muito maior do que as semanas que antecedem tal festa.
Em linhas gerais a leitura é leve, divertida e emocionante à sua maneira. O grande segredo é não criar altas expectativas e ter em mente que a história é essencialmente romântica – sem grandes melodramas – e direta o suficiente para criar uma narrativa envolvente e rápida de ler. Sinceramente adorei a obra, e o carinho e o romance presentes nela; estou ansiosa para ler mais sobre Friday Harbor e seus habitantes.
Curiosidade
Em 2012 o livro Uma Chance para recomeçar ganhou uma adaptação cinematográfica. O longa-metragem ganhou o título de Christmas with Holly e promete contar uma bela história de amor e recomeços familiares. Dá uma espiadinha no trailer:
Sobre a Série
Uma Chance para recomeçar é o primeiro volume da série Friday Harbor. A saga conta – até o momento – com quatro livros, cada um deles narrando o enlace amoroso de um casal diferente. Assim como tudo que leio da autora, confesso que estou curiosa para acompanhar essa série. Portanto, vou torcer para que os outros volumes sejam publicados no Brasil (falei com a editora e eles dizem não possuírem previsão para os próximos lançamentos).
Comente via Facebook