Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.
Editora: Intrínseca l 304 Páginas l Jovem Adulto Maduro l Compre: Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob l Classificação: 5/5 ♥
Não é à toa que a Stephanie Perkins é uma das minhas escritoras preferidas. A autora sempre me surpreende com sua narrativa envolvente e emocionante – mesmo quando espero que seus livros sejam ótimos, ou até mesmo quando minhas expectativas estão altíssimas, sou pega desprevenida pelas histórias incríveis que ela escreve. E foi exatamente assim com a leitura de Isla e o Final Feliz: o esperado não chegou nem perto da realidade. Imaginei que o livro seria jovem, divertido, emocionante e romântico, entretanto a história foi além por também ser dramática, reflexiva e real. Ou seja, uma mistura certeira de tudo o que mais gosto em romances voltados para o público jovem adulto. Fui sugada pela leitura, me transportei para o último ano do ensino médio e revivi os dilemas típicos desse período. Junto com Isla sonhei e almejei o final feliz, torcendo para que ela descobrisse quais caminhos seguir para garantir um futuro alegre e plenamente realizado.
Tímida e insegura, Isla é secretamente apaixonada por Josh há mais de três anos. Eles estudam juntos e já conversaram algumas vezes, mas a vergonha não deixa que ela fale com ele sem passar vergonha – como naquela vez em que Josh fez uma pergunta e ela só conseguiu murmurar sons estranhos como resposta. Mas o fato é que depois de tomar muitos analgésicos (por causa de uma cirurgia para tirar o dente do siso) e encontrar ao acaso Josh em uma cafeteria, Isla cria coragem para engatar uma conversa, a qual garante o início de uma bela e verdadeira amizade. Depois que os amigos se formaram, Josh está sozinho no colégio. Além disso, a solidão aumenta por causa da relação conflituosa que ele tem com os pais; o garoto vive recluso, perdido em uma confusão de sentimentos, focado em sua arte – ele desenha muito bem e quer seguir carreira artística. Quando ele conhece Isla encontra nela alguém para apoiá-lo, alguém em quem confiar, alguém para ser sua verdadeira família. Já Isla não tem amigas meninas, tem um único amigo com quem sempre pôde contar já que eles se conhecem desde bebês, não faz a mínima ideia do que quer ser quando crescer muito menos para qual faculdade quer ir, e tem um problema sério de autoconfiança. Quando ela conhece Josh, seu coração passa a bater mais rápido, e a atenção e o carinho dele fazem com que ela aprenda mais sobre si mesma. A amizade dos dois cresce e floresce em uma bela história de amor. Eles incitam no outro a vontade de mudar, de amadurecer e de ser melhor. Juntos, Josh e Isla aprendem a serem mais fortes, entretanto, assim como nós, eles passam por inúmeras provações, as quais fazem do livro um emaranhado incrível de emoções, medos, dilemas familiares, inseguranças com relação ao futuro, e amor – um amor puro, real e que incita no leitor a vontade de amar mais.
O que eu mais gostei no livro foi, sem dúvida, a narrativa da autora. Fazia um tempinho que não lia nada dela e foi gostoso relembrar o quanto ela mexe comigo. Pode parecer exagero, mas eu senti e vivi cada emoção descrita nessa história. A felicidade dos personagens foi a minha alegria, a dor deles tocou minha alma, seus dilemas tornaram-se meus, e nos seus momentos de solidão quase fiquei depressiva. Não sei se vocês sabem, mas enquanto escrevia esse livro a autora teve depressão. Foram anos escrevendo e lutando para sair das garras dessa doença, por isso penso que a história é ainda mais tocante e emocionante, porque Stephanie Perkins colocou nessas páginas muito do que estava sentindo. Além disso, amei o fato da trama ser reflexiva e real. A autora fala de autismo, depressão, insegurança, faculdade e relacionamentos familiares de uma maneira única. Para quem está na mesma fase dos protagonistas, a narrativa abre os horizontes e mostra uma saída, e para quem já viveu o mesmo que eles, ela reafirma que a felicidade não tem tempo nem lugar, e que escolhas erradas também podem gerar felicidade. Simplesmente amei!
Outro ponto positivo são os relacionamentos construídos. O romance é fofo, sensual e apaixonante. De fato, é impossível para o leitor não amar Isla e Josh e torcer enlouquecidamente por eles. Além disso, a amizade entre eles e entre os amigos que eles criam é perfeita. A vontade é de fazer parte dessa turma, é abraçar Anna, Lola, Étienne, Cricket, Josh, Isla e dizer: por favor, posso sair com vocês? Ainda sobre esse aspecto, um alerta para os fãs: Étienne e Anna roubam a cena e mais uma vez fazem nosso coração vibrar! Não consegui segurar o choro quando eles apareceram na história. E por fim, só posso citar os cenários que permeiam essa história. Nunca quis tanto viajar pela Europa em busca do meu final feliz.
História mais que recomendada! E sim, estou apaixonada por esse livro e babei puro arco-íris por ele, risos.
Sorteio
Gostou da resenha? Então que tal concorrer a um exemplar do livro? Para participar basta:
- Possuir endereço de entrega no Brasil;
- Comentar na resenha SOBRE a resenha (Atenção: Comentários como “Participando”, “Eu quero” ou “Que legal” serão desconsiderados);
- Preencher o seguinte formulário: a Rafflecopter giveaway
Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 20 de Agosto e o ganhador será divulgado no dia seguinte. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, realizaremos um novo sorteio. Além disso, vale salientar que o envio do prêmio será realizado pela editora, o que significa que o mesmo pode demorar até 40 dias.
Comente via Facebook