Ele era alto, pelo menos 1,80, com cabelos loiros sujos que pendiam sobre os olhos. Sua camiseta dizia “Nietzsche é o meu garoto”. Então, esse era Matt. De quem Julie Seagle gosta. Muito. Mas há também Finn. Que ela ama. Complicado? Estranho? Completamente. Mas, realmente, como esta recém-transferida estudante de Boston e caloura da faculdade deveria saber que ela acabaria vivendo com a família de uma velha amiga de sua mãe? Isso tudo deveria ser temporário. Não estava previsto Julie ser tão importante para os Watkins, nem se apaixonar pelos irmãos Matt e Finn. Especialmente Finn, que ela nunca viu pessoalmente. Mas isso realmente importa? Finn a entende como ninguém nunca o fez antes. Eles têm uma conexão. Mas esse é o caminho do amor, em todas as suas estranhas mudanças, ele sempre coloca algumas curvas. E ninguém escapa ileso.
Editora: Pandorga l 368 Páginas l New Adult l Compare & Compre: Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob l Classificação: 5/5
Eis um livro que me surpreendeu de várias maneiras: primeiro por ser diferente de boa parte dos new adults que já li (o que definitivamente é uma grande coisa) e segundo por ser uma história tão fofa quanto emocionante. Como boa parte dos livros do gênero a trama descreve o período conflituoso que acompanha o ingresso à faculdade, entretanto em Amor fora do Ar o enfoque não está no cenário universitário mas sim no drama familiar vivenciado pelos protagonistas da história. Em nenhum momento a obra enfatiza exclusivamente o romance, muito pelo contrário, ele surge como reflexo das relações familiares exploradas pela autora. Portanto, enquanto esperamos a descrição de um relacionamento amoroso que surge na faculdade e que muda a vida da heroína, nos deparamos com um enlace inesperado e com temas complexos como perda, abandono familiar, depressão e transtornos psicológicos. E sabe o que é melhor? Tais temas são descritos com uma sutileza inexplicável, deixando a história ainda mais natural e real. O livro me fez rir, chorar, vibrar e torcer pela felicidade do casal e de seus familiares. E essa é a graça, você não ama apenas a mocinha e o mocinho, mas também seus irmãos, pais e amigos – ou seja, todos os envolvidos nas relações conflituosas e verdadeiras descritas pela talentosa Jessica Park.
Julie sempre gostou de estudar, mas na sua pequena cidade do interior isso nunca foi visto como algo positivo – trabalhar é bom, passar anos em uma cadeira escolar é perda de tempo. Por isso, com a ajuda da sua mãe, a jovem se inscreveu em uma faculdade da cidade grande (Boston), alugou um apartamento e partiu para o ano escolar mais incrível da sua vida. O único problema é que ao chegar no imóvel ela descobre que entrou em uma furada e que sites de aluguel não são tão seguros quanto ela imaginava. Sozinha em uma cidade desconhecida, Julie acaba abrigada na casa de uma antiga amiga da sua mãe, local em que ela logo se sente acolhida. No seu novo lar ela conviverá com uma família composta por: pais viciados em trabalho; Matt, o nerd apaixonado por números e camisetas engraçadas; Finn, o irmão aventureiro que vive viajando pelo mundo; Celeste, a jovem adolescente extremamente peculiar; e um inexplicável pôster gigante de Finn. Sim, essa família é incomum, possui vários segredos e está quebrada de formas inimagináveis, mas é inegável que eles fazem bem para Julie. E talvez seja por isso que ela vai fazer de tudo para ajudá-los a cicatrizar suas feridas.
Logo nas primeiras páginas a história me conquistou completamente, e tudo por causa da personalidade de Julie – fazia tempo que não encontrava uma mocinha tão divertida e bem resolvida. Sabe o tal do mimimi? Aqui não temos nada disso! Como qualquer jovem Julie tem seus medos e inseguranças, mas ainda assim sua personalidade cativa e envolve o leitor, talvez porque ela lida com os altos e baixos da vida com bom-humor e objetividade. Além disso, o carisma da protagonista torna a escrita da autora ainda mais gostosa, fluída e difícil de interromper. Não teve nenhum momento em que o livro me pareceu demasiado clichê ou monótono (na realidade, enquanto lia eu só conseguia medir o nível de fofura da história). Fora que os outros personagens da trama também são extremamente cativantes. Os irmãos Finn e Matt são um mistério. Ao mesmo tempo em que são diferentes, eles revelam-se extremamente parecidos. Então, é claro que Julie vai embarcar em uma enrascada envolvendo esses rapazes. Mas, ainda assim, quem rouba a cena é a irmã dos meninos, a Celeste. A adolescente é linda e inteligente, mas por algum motivo – que Julie ainda não descobriu – a garota só sai de casa se levar junto o tal pôster gigante de Finn. E o fato não é apenas a peculiar personalidade de Celeste, mas o quão incrível essa jovenzinha é. Ficou claro que me apaixonei por todos esses personagens, não é?
Como já disse um dos diferenciais do livro está na abordagem de temas mais complexos e reais. Não imaginei que a autora fosse seguir esse caminho, por isso me surpreendi, porque não esperava que o livro fosse mais do que um romance com cara de triângulo amoroso envolvendo dois irmãos e uma garota indecisa – o que definitivamente não tem nada a ver. Assim, foi delicioso me deixar emocionar com essa história e com a luta diária de seus personagens. Também foi incrível que a partir dessa leitura eu pude refletir sobre as perdas e as dores que afligem nossas famílias. Então sim, esse livro é fofo, romântico e divertido, mas ele também é emocionante e reflexivo na medida certa. Por isso não só indico a obra para todos os fãs de romance como também para aqueles que querem começar a se aventurar pelo mundo dos new adults; acho que esse pode ser um ótimo livro de inicialização do gênero. Fora que será uma leitura, no mínimo, rápida e divertida. Simplesmente adorei o livro!
Sobre a Série
Amor fora de Ar é o primeiro volume da série composta pelos livros: Flat-Out Love, Flat-Out Matt e Flat-Out Celeste. Cada livro conta uma história diferente, contudo o segundo volume traz a recontagem de algumas partes da história do primeiro livro, só que sob o ponto de vista do mocinho, com o acréscimo de capítulos extras bem bacanas. Enquanto o terceiro livro é narrado pela irmã dos protagonistas do primeiro livro.
Beijos!
Comente via Facebook