janeiro 11, 2016

[Resenha] A Tentação de Lila e Ethan – Jessica Sorensen

A_TENTAÇÃO_DE_LILA_E_ETHAN_JESSICA_SORENSEN_ResenhaNa superfície, Lila Summers é impecável: boa aparência, roupa cara e um grande e belo sorriso. Mas seu passado sombrio e seus segredos ainda mais escuros estão ameaçando acabar com sua fachada perfeita. Ela vai fazer de tudo para esconder o vazio dentro de si — o que a leva em situações que sempre acabam mal. Cada vez que ela chega ao fundo existe apenas uma pessoa que sempre está lá para pegá-la: Ethan Gregory. Ethan estabeleceu regras há um tempo: Lila e ele são amigos. Ele não é um cara de relacionamentos. Embora sua aparência de bad boy tatuado esteja bem longe da imagem de princesa de Lila, Ethan não pode negar que entre eles existe uma conexão mais profunda do que ele está acostumado. Se ele não for cuidadoso, ele corre o risco de se apaixonar — e ele aprendeu da pior forma que se apaixonar só leva a desilusão. Quando Lila cai mais longe do que jamais caiu, Ethan continuará ajudando-a apenas como um amigo? Ou será que ele também está perto de cair… por ela.
Editora: Geração Editorial l 376 Páginas l New Adult l Compare & Compre: SubmarinoSaraivaAmazon l Skoob l Classificação: 4/5

 

Em A Tentação de Lila e Ethan temos a oportunidade de acompanhar o relacionamento dos melhores amigos dos protagonistas da série Segredo. Durante a história de Ella e Micha é impossível não se apaixonar por Lila e Ethan, dois amigos dedicados, sinceros e que fazem de tudo por aqueles que amam. Contudo, é lendo a história de amor deles que nos apaixonamos verdadeiramente por esses personagens. Antes eu via Lila e Ethan como dois jovens seguros e bem-resolvidos, como um casal que estava pronto para o amor….Tanto é que tinha certeza que esse livro focaria exclusivamente no enlace amoroso entre eles. Entretanto, mais uma vez a Jessica Sorensen me surpreendeu com uma história dolorosamente real e dramática, com uma trama que vai muito além do romance ao falar de temas complexos como o abuso e a dependência química. Não esperava por nada disso, por tanta dor, crueldade e veracidade, então talvez seja por esse motivo que tenha achado essa uma das melhores e mais profundas histórias escritas pela autora – o que significa muito levando em conta o quanto gosto de seus livros.

Desde que Ella e Micha se reencontraram, Lila e Ethan – seus melhores amigos – criaram um laço de amizade e cumplicidade. Eles são de mundos completamente diferentes, a patricinha mimada e o mecânico tatuado, contudo não conseguem negar que gostam da companhia um do outro. Porém, o laço só é fortalecido quando Ella e Micha se distanciam, pois nesse momento (ao perderem a presença constante dos melhores amigos) Lila e Ethan descobrem que só possuem um ao outro como apoio e força para não se deixar sucumbir pelo passado. Assim, eles se aproximam cada vez mais, revelando quem são e o quanto precisam de ajuda: Lila para superar a solidão, o vazio da vida leviana que leva, e o vício que a acompanha desde a juventude; e Ethan para conquistar o futuro sem o fantasma do passado nos seus ombros (e, principalmente, em seu coração). Agora Ethan terá que ajudar Lila a superar seus medos, ao mesmo tempo em que protege seu coração e não deixa que a amizade entre eles tome um rumo diferente – mesmo desejando ardentemente que isso aconteça. Enquanto isso, a jovem terá que mudar o rumo da sua vida enquanto conquista, aos poucos, o coração do melhor amigo. De fato, Lila e Ethan não são quem aparentam ser. E essa história é exatamente sobre como as aparências podem enganar e mascarar quem realmente somos.

Sem dúvida o que mais gostei nesse livro foi da abordagem dos traumas dos protagonistas, principalmente dos da Lila. A jovem sempre me pareceu alguém que tinha tudo na vida, mas ao mergulhar em sua história percebi que estava muito enganada. Nesse livro compreendemos o quanto ela se sente solitária, o quanto foi dominada pela frieza e futilidade de sua família, e o quanto foi vítima de adultos que deveriam amá-la e protegê-la. E isso mexeu muito comigo. Queria ser capaz de ajudá-la, ao mesmo tempo em que queria bater em seus pais por não amarem sua filha como deveriam – me dói pensar que existem milhares de meninas como a Lila, frutos de casamentos por aparência e de uma criação frívola; jovens que vão para internatos e que voltam modificadas deles. Além disso, também amei como a autora abordou a dependência química. Desde jovem Lila é dependente de drogas sintéticas. O remédio, que deveria fazê-la esquecer do passado, acabou por tornar-se sua única fonte de ânimo e sanidade. Já Ethan perdeu alguém para as drogas – mas não de um jeito convencional – e é constantemente assombrado por seu passado. Então o ponto é que a história deles se interliga, e de certa forma ambos lutam contra a dependência. Essa parte é cruel e dolorosa, suja em alguns momentos, mas tão real quanto eu imagino que seja. Talvez para quem já passou por isso possa parecer romantizada demais, mas para mim foi uma narrativa extremamente tocante e real.

Fora a parte dramática da história, também gostei bastante do romance. O bacana é que Lila e Ethan já se conhecem, então não temos a impressão de que o enlace é superficial ou platônico. Além disso, o amor só aparece em segundo plano, afinal o foco está em fazê-los superar seus traumas e dores. Minha única ressalva é quanto o papel secundário de Ella e Micha nessa obra. Eu amo esses personagens e adorei o fato deles aparecerem, entretanto acho que a autora se prolongou demais na história deles – foi desnecessário o final e o gancho que ele deixa para um próximo volume protagonizado por Ella e Micha. Sinceramente acho que todos eles, Ella e Micha e Lila e Ethan, já fizeram por merecer seus finais felizes.

Ainda assim, no geral o livro foi muito agradável de ler. Repleto de emoção, superação e paixão; exatamente como um bom new adult precisa ser.

Sobre a Série

A Tentação de Lila e Ethan é o terceiro volume da saga Segredo, composta por cinco livros: O Segredo de Ella e Micha, O Para Sempre de Ella e Micha, A Tentação de Lila e Ethan, The Ever After of Ella and Micha e Ella and Micha: Infinitely and Always. Como percebemos pelos títulos, as histórias se mesclam na narrativa das experiências amorosas de dois casais de amigos: Ella e Micha e Lila e Ethan. Ainda assim, mesmo com o foco em mais de um casal, é essencial ler os livros seguindo a ordem de publicação.

Beijos!

 
 

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

32 Comentários

  • Rafaella Abreu
    01 fevereiro, 2016

    Eu ja li os dois primeiros livros que fala da Ella e do Micha, e não sei se foi o momento que eu li, mas não me prendeu muito .. não sei se leria uma "continuação"!

  • Ana I. J. Mercury
    01 fevereiro, 2016

    Pah, ainda nãao li neenhum livro da série , mas estou beeeeem curiosa para lê-los , pois dizem serem ótimos, e só agora lendo sua resenha, descobri os problemas dos personagens, o quanto já sofreram e o tanto que o passado os influenciam e machucam-os.
    Me lembrou bastante o livro Quando o fim pode ser o começa, primeiro volume da trilogia Uma herança de amor da Lycia Barros, que amo!! Já leu ele Pah?? É incrível!!!
    bjãoooo

    • Paola Aleksandra
      02 fevereiro, 2016

      Oi, Ana!

      Não li esse. Só li um livro da Lycia, um lançado pela Arqueiro, e adorei. Acho que a autora escreve muito bem. Vou procurar mais sobre esse!

      Beijos

  • camila rosa
    29 janeiro, 2016

    Olaa, eu estou louca para começar a ler a série, ainda não tenho nem o primeiro livro, mas espero em breve adquirir, amei a resenha e tenho certeza de que irei gostar muito de conhecer a Lila e o Ethan, gosto muito de romance e do drama também.
    Beijos *-*

  • Raissa Albuquerque
    29 janeiro, 2016

    Amo new adult tanto <3 esse tá na minha lista e a Jessica Sorensen também

  • Raissa Albuquerque
    29 janeiro, 2016

    Amo new adult tanto <3 esse tá na minha lista e a Jessica Sorensen também

  • Maria Fernanda Medeiros
    25 janeiro, 2016

    Não parece muito o tipo de livro que eu daria uma chance se visse na livraria, a Paola tá bem numa vibe new adult, né? O que não é muito minha praia… mas é legal ficar sabendo de livros novos por aqui. Vira e mexe dou uma lida em algo que jamais escolheria por conta própria.

  • Thayane Leandro
    19 janeiro, 2016

    Não tinha ouvido falar dessa série até então, mas não me chamou atenção. Não curto muito New Adult ;/

  • Potato Purple Blog
    19 janeiro, 2016

    Primeira vez que ouço falar dessa Saga e já gostei muito dela viu?! A parte que envolve as drogas me cativou muito, ainda não li algo que fale a respeito disso e fiquei curiosa para ver como o autor trata disso. Beijos.

    potato-purple.blogspot.com
    youtube.com/potatopurpleblog

  • cantinho da anny
    17 janeiro, 2016

    Já conhecia O Segredo de Ella e Micha mas só por vista mesmo já não li nenhum da série.Se antes eu já estava querendo ler agora quero mais ainda.Mesmo parecendo que a tentação de lila e ethan se sustentam sozinhas vou ler os primeiros mesmo assim

  • Micheli Pegoraro
    17 janeiro, 2016

    Oi Pah,
    Não conhecia a série nem a autora Jessica Sorensen, mas com certeza vou ler. Adoro histórias com romance e drama e, esse livro parece ser exatamente o que gosto de ler. Os personagens parecem ser bem marcantes, com histórias de vida profundas e fortes. Virei fã de livros que focam no crescimento e aprendizado dos personagens, parece ser uma história bem linda e envolvente. Vou buscar as resenhas dos dois primeiros livros e me aprofundar um pouco mais sobre os dois casais.
    Beijos

  • suzana cariri
    17 janeiro, 2016

    Oi!
    Ainda não li a saga Segredo mais e uma serie que quero muito ler gostei muito das resenhas dos primeiros livros e adorei a historia da Lila e Ethan parece apaixonante e emocionante e com certeza irei ler !!

  • Amanda Souza
    16 janeiro, 2016

    Oii Pah!
    Há muito tempo quero ler o primeiro livro da série, confesso que esse interesse veio pela capa, porque sou completamente apaixonada por ela, eu não sabia que se tratava de uma série, mas já estou super ansiosa pela oportunidade de ler ela, a casal dessa obra me pareceu aquele tipo que se mostra perfeito, mas que teve um grande caminho de dores e incertezas ate se darem realmente bem, e mesmo que a história seja um pouco clichê eu sou totalmente apaixonada por obras assim!

  • Luciana Lole
    15 janeiro, 2016

    Oii Pah, gostei bastante da sinopse e da resenha. Não conhecia essa série ainda, mas fiquei bastante curiosa. Apesar de ser um historia um pouco dolorosa, ela parece ter aquela paixão de tirar o fôlego! Adorei!
    Beijoss

  • Evellyn Mendonça
    15 janeiro, 2016

    Ooi Pah,
    Ainda não conhecia essa série.
    Mesmo não gostando muito do gênero, achei muito bacana a resenha, fiquei bastante curiosa.
    Bjs

  • Brena Carvalho
    15 janeiro, 2016

    Eu gostei bastante da premissa do livro, gosto desse tipo de romance que explora mais profundamente a vida dos personagens, os traumas, os segredos, enfim… gostei bastante da resenha.

  • Jesica Duarte
    14 janeiro, 2016

    Nossa fiquei de boca aberta com essa história, espero ler logo esses livros, já ta na minha lista de 2016.

  • Leticia Golz
    14 janeiro, 2016

    Oi, Pah
    É incrível como eu saio daqui com curiosidade para ler sempre mais um livro. Eu tinha um pouco de vontade de ler este, mas depois de sua resenha que fique realmente curiosa. Achei, de verdade, que o foco era mais no romance também, não sabia de tudo que isso que a autora acrescentou a trama, e dessa maneira que te agradou tanto.
    Mais um para minha listinha!

  • Josiane
    14 janeiro, 2016

    suas resenhas são completas. sempre que as leio fico com vontade de ler mais

  • Lara Cardoso
    13 janeiro, 2016

    Li esse livro antes de ser lançado no Brasil, mas achei que ele não superou muito as minhas expectativas. Eu li a estória e Micha e Ella e gostei muito, mas criei uma expectativa muito grande para esses. Gostei da sua resenha, mostrou um olhar diferente do meu.

  • Dan Igor
    13 janeiro, 2016

    Adoro livros New Adult mas ainda não li essa série por procurar algo um pouco mais diferente. O drama e o romance parecem estar presentes de forma muito bem cuidada na história, adoro emoção nos livros, então acho que irei arriscar a leitura depois dessa ótima resenha. Abraços
    bookdan.blogspot.com

  • Theresa Cavalcanti
    13 janeiro, 2016

    Já vi algumas pessoas falando desse livro, e fiquei com muita vontade de ler. Ótima resenha como sempre Pah!

  • Gabriela Sales Ferreira
    12 janeiro, 2016

    Vem conferir meu Blog junto com minha prima! Resenhas, livros, moda, filmes e muito mais!
    https://luckforus.wordpress.com/

  • Aciclea vieira
    12 janeiro, 2016

    Paola,não li essa série ainda,mas está em minha lista faz tempo.Gostei muito de saber que se trata de uma história dolorosamente real,o que me deu mais vontade de ler a história de Lila e Ethan. Temas como abuso e dependência química.Que bom que achou a leitura agradável cheia de emoção,superação e paixão.Mil beijinhos!!!

  • Três Livrólatras
    12 janeiro, 2016

    Socorroooooooooooo Pah! Já amei só de ver a capa e agora com essa resenha,estou louca para lê-lo. Histórias com romance e ao mesmo tempo mostra um certo drama dos protagonistas me encanta! Amei!!!

  • Bia
    12 janeiro, 2016

    gostei da resenha, já tinha visto resenhas do primeiro livro, mas como vi q na sequência a autora iria abordar sobre outro casal me desinteressei de começar a ler… Não sei pq não gosto de livros que durante a serie mudam de protagonistas sei la, mas acho q vou da uma oportunidade em ler pq realmente parece ser um estoria boa

  • Bruna Helena
    12 janeiro, 2016

    Confesso que tive vontade de ler a duologia da Ella e Micha, mas acabei desanimando. Agora, lendo a resenha do terceiro livro, a vontade voltou. Sou fã de New Adults e espero gostar dessa série de livros também. Fiquei bastante curiosa para saber mais.

  • Veronica Vieira
    12 janeiro, 2016

    Gostei da resenha…
    Me despertou curiosidade, não conhecia a série…
    E fiquei curiosa, gosta desse tipo de drama, e me pareceu um bom new Adult, mas vou ter que ler o primeiro livro antes…

  • Estante Diagonal
    12 janeiro, 2016

    Oi Pah querida, tudo bem? Eu li o primeiro livro e adorei, porém ainda não consegui dar continuidade. Espero conseguir em breve para poder conferir este novo casal, pelo que li em sua resenha e por se esperar algo assim da Jessica, acredito que vou amar ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

  • Cris Lima
    12 janeiro, 2016

    Não vou negar que não sei se chegarei a ler, porque achei o primeiro passável e o segundo não gostei, mas como a história foi de Ella e Micha, talvez eu possa dar uma chance para Lila e Ethan porque gostei deles nos anteriores e agora fiquei curiosa sobre o passado de Lila.

    Beijos,
    Junto com Cris Lima

  • Ludimila Silva
    12 janeiro, 2016

    Não conhecia, e já quero ler!
    Adoro esse tipo de livro 🙂

    Boutique de Clichês

  • Amanda Ferreira
    11 janeiro, 2016

    Gostei da história, parecer sem uma história de amor e drama. Pelo título do livro, não parece que a história dos personagens envolvam tantos problemas, mas gostei de saber depois de ler a resenha. Os personagens parecem ser muito marcantes e suas histórias de vida bastante forte. Não conhecia a autora, nem a série. Irei procurar mais sobre os livros dela 🙂