março 17, 2016

[Resenha] Depois de Você – Jojo Moyes

DEPOIS_DE_VOCÊ_JOJO_MOYES_ResenhaCom mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Editora: Intrínseca l 320 Páginas l Romance l Compare & Compre: SaraivaSubmarinoAmazon l Skoob l Classificação: 4/5

 

Depois de você é a aguardada sequência de Como eu era Antes de Você – um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler. Tal duologia gira em torno da história de vida da jovem Louisa Clark e, exatamente por isso, antes do drama e até mesmo do romance, acompanhamos a narrativa de uma jornada de amadurecimento pessoal (portanto não se enganem, ambos os livros focam na Lou e em suas escolhas de vida). Sendo assim, minhas expectativas para a leitura de Depois de Você foram completamente atendidas. Sempre soube que o livro não seria tão arrebatador quanto seu antecessor, ao mesmo tempo em que tinha certeza que ele cumpriria com louvor a tarefa de continuar descrevendo o crescimento de Lou e sua luta diária para construir um novo futuro. Talvez alguns esperem que essa leitura seja carregada de drama e de dor, mas o ponto principal é que a história é tanto sobre a morte quanto sobre a vida, o que significa que ela une perda, sofrimento, luto e, principalmente, recomeço.

Lou precisa recomeçar. Dezoito meses atrás ela teve seu coração destroçado e desde então, solitária em sua dor, vem tentando descobrir como seguir em frente. No início ela optou por viajar pelo mundo, conhecer culturas e pessoas novas, fechar o coração para se proteger de memórias dolorosas, e fazer tudo o que pensava que esperavam dela. Porém, cansada de rodar pelo mundo, Lou decide comprar um apartamento em Londres, começar em um novo emprego em um bar no aeroporto, participar de um grupo de apoio para pessoas que perderam alguém, e tentar com todas as forças descobrir como superar. – Só que, talvez, ela não esteja tentando tanto quanto deveria. De certa forma, Lou está vivendo no limite, dividida entre a obrigação de esquecer o passado e a dor do trauma vivenciado. Por fora ela finge que está bem, mas por dentro a jovem sabe que suas escolhas são superficiais, que ela está vivendo sem realmente viver. E o que dói mais é que foi exatamente isso que ela aprendeu um ano e meio a atrás, a escolher viver, mas na época ela não tinha como saber o quão doloroso seria lutar pela vida que ela sempre quis ter.

O livro é todo permeado pelo clima de luto, mas o ponto principal (e o que mais gostei) é que não se trata apenas o luto de Lou. Em sua jornada de superação a protagonista vai conhecer, e reencontrar, inúmeras pessoas enlutadas, o que vai ajudá-la a entender a complexidade por trás da perda e do amor. Além disso, esses personagens dão vida à história, trazendo novos dramas e novos questionamentos para algo que girava exclusivamente em torno de Lou. Assim, vemos a jovem sofrendo, mas também a vemos lutando para fazer a diferença na vida de quem precisa: seja dos colegas do grupo de apoio, do chato do seu chefe, de um possível novo namorado, da sua família amorosa e às vezes sufocante, ou até mesmo de uma completa estranha que aparece em sua porta pedindo abrigo. Em alguns momentos irrita que Lou coloque a felicidade de outras pessoas acima da sua, mas em contrapartida é lindo ver o tamanho do seu coração, o quanto ela luta por quem ama e, principalmente, o quanto se doa sem esperar nada em troca. Sempre acreditei que nos ajudamos ao ajudar o próximo, então foi ainda mais incrível ver o processo de amadurecimento de Lou.

Sem dúvida amo a jornada de superação vivenciada pela protagonista. Sempre vi Como eu era antes de você como um livro de crescimento pessoal. No primeiro volume vi Lou desabrochar para a vida, aprendendo a acreditar em seu potencial e a sonhar com um futuro diferente. Graças a Will, Lou entendeu que podia ser quem quisesse, que podia ir para qualquer lugar, e que podia realizar todos os seus sonhos. Porém, depois de uma decepção colocar tudo isso em prática foi ainda mais difícil, mas não impossível. E Depois de Você é sobre isso: sobre perda, medo, dor, luta e recomeços. Viver é se deparar com situações que nos marcam para a vida inteira, é conviver com marcas que nos assombram e nublam nossas escolhas para sempre, é lutar constantemente para superar a dor e aflição, e é ter fé no impossível e nos recomeços que nos levam a finais felizes. Assim como Depois de Você, viver não é perfeito – por isso o livro e as escolhas de Lou nem sempre são aceitas facilmente – porém, o que realmente importa é encontrar o momento certo para aceitar e seguir em frente. Lou nos mostrou que, mesmo diante da dor, podemos e devemos ter fé em um futuro melhor.

No geral eu amei o livro. Claro que Depois de Você não é tão envolvente e emocionante quanto seu antecessor – esperar isso seria covardia da nossa parte. Contudo, ele é exatamente como deveria ser: uma história sobre como superar a perda e recomeçar. Então esperem do livro muitas dúvidas, medos, inseguranças, reviravoltas, trapalhadas (típicas de Lou e da sua família), risadas e paixões. E lembre-se que esse livro é sobre a vida real – a vida dolorosa e imperfeita que levamos, a vida que constantemente nos surpreende e ensina.

Sobre a Série

Depois de Você é o segundo volume da duologia composta por Como eu era antes de Você e Depois de Você.

Beijos!

 
 

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

39 Comentários

  • Marileuza ou simplesmente MARI
    18 setembro, 2017

    Perante o final que tive o 1° livro, acredito que a autora conseguiu positivamente desenvolver e oferecer uma oportunidade para a protagonista enfrentar sua perda, além de seus medos e privações. Deste modo, dar a si mesma uma chance de ser feliz e de conquistar os seus sonhos.
    O aparecimento de Sam na vida da Lou reforça este argumento.
    A autora soube como cativar o leitor a partir da relação entre eles. Eu gostei do livro olhando por esta perspectiva.
    Resenha incrível Pah!

  • Anônimo
    07 janeiro, 2017

    A forma como acabou me deixou na expectativa de uma continuação. .o que será que vai acontecer! ? Algumas colegas acham que o Will pode estar vivo mas eu gostei foi do sam.acho que ele tratou ela com dignidade. Se eu fosse escolher um final para a história sem dúvidas seria com ele

  • Nathália Santos
    22 setembro, 2016

    Que resenha linda! Preciso admitir que tive um pouco de medo de ler o depois de você, o primeiro é tão maravilhoso que achava melhor deixar como estava. Depois da sua resenha, vou procurar uma força interior para ler ele. Obrigada, você é adorável.

  • Anônimo
    23 julho, 2016

    Finalmente terminei. Bom. No início achei meio estranho não ter o Will lá, ele aparecia apenas nos pensamentos da Lou e fiquei triste por ela e por ele. Imaginei como seria se fosse eu: sozinha em uma cidade grande, deprimida por causa da morte (precoce) do seu grande amor, um trabalho ruim, um chefe pior ainda, sem expectativas, sem vontade de ter expectativa e me sentindo um lixo humano por não ter cumprido uma das minhas promessas ao dito amor da minha life. Então, do nada, a história muda!!! As reviravoltas, as descobertas, o Sam, a família se reaproximando… amei demais ter lido. Comecei meio tensa, meio com medo; mas consegui chorar, sorrir e amar ainda mais a Lou, o Will, o Bernard, a Sra Traynor, a Lily, o Sam… Enfim, leiam e se deixem levar por cada sentimento que o livro despertar em vocês. Amei saber que a Louise continuaria amando o Will, sentindo sua falta e tudo isso e fiquei triste e ao mesmo tempo alegre por ela mesmo assim, tentar refazer sua vida. Ter soltado o balão. Ah, e me chamo Elizabeth.

  • Maria
    17 julho, 2016

    Será que eu fui a única que não gostou do livro? O antecessor tinha uma leitura tão gostosa, mas esse…. Só terminei por questão de honra, rsrs.

  • Maria
    17 julho, 2016

    Será que eu fui a única que não gostou do livro? O antecessor tinha uma leitura tão gostosa, mas esse…. Só terminei por questão de honra, rsrs.

  • Bruna Barsa
    17 julho, 2016

    Terminei de ler ontem, e AMEI!
    eu vi que algumas pessoas não gostaram (uma amiga me disse que esperava que o livro fosse igual ao PS: eu te amo) , pq criaram expectativas com o livro e eu não tinha nenhuma. Li o livro totalmente de mente aberta e gostei bastante.
    Eu ri muito com a família dela e tbm fiquei em choque com Lili mas foi muitooooo legal!
    e o livro terminou de um jeito que pensei "será q vai ter um 3°?"
    Mas msm que não tiver, foi lindo!!!!
    Jojo sempre nos surpreendendo, nunca acontece o que esperamos… hahaha
    bjos

    • Anônimo
      19 julho, 2016

      Eu amei o livro, mas pelo amor de Deus, precisa ter o 3, fiquei mto frustada com o final! rs

    • Ednizia
      25 agosto, 2016

      Nossa acabei de ler o livro com o mesmo sentimento, poxa vida precisa ter o 3, como será esse recomeço de Louise?

    • Ednizia
      25 agosto, 2016

      Nossa acabei de ler o livro com o mesmo sentimento, poxa vida precisa ter o 3, como será esse recomeço de Louise?

  • Daniel Gonçalves
    05 junho, 2016

    Opinião (contém spoillers): Não é difícil destacar que a história gira completamente em torno de Louisa Clark na difícil trajetória de encontrar sua alma gêmea. Quando encontra, de maneira inusitada, nutre um amor pouco correspondido e mergulha num ostracismo sem data de retorno. Gostei da forma singular com que a Jojo Moyés conseguiu explorar minuciosamente os personagens secundários, visto que cada um possui um universo particular, apesar da maioria compor a mesma família. Perceptível também a quebra de paradigma na personagem Josie Clark, mãe da nossa protagonista, que após quase trinta anos levando uma vida marcada pelo pragmatismo (oriunda das famílias conservadoras que predominava no século XX), muda radicalmente sua visão de mundo, causando um rebuliço em seu casamento. Aborda a questão da rebeldia na adolescência, onde temos na personagem Lily o estereótipo que experimenta tudo que há de ruim, para depois conseguir ser resgatada e entrar no eixo familiar. As oportunidades de emprego são muitas (mas não as melhores), desde que a pessoa esteja disposta a arriscar e enfrentar os desafios (sair de Londres e ir à Nova York, por exemplo). Louise por dezenas de vezes abriu mão de seus objetivos em detrimento dos outros, um altruísmo pouco visto hoje em dia, ainda mais quando na maioria das vezes é passada para trás. Nunca foi a filha “predileta”, sendo preterida em diversas oportunidades (e muito cobrada). A gravidez precoce, onde a mãe solteira (irmã) se vê obrigada a adiar muitos objetivos pessoais (faz de tudo para voltar a estudar). O livro percorre suas 318 páginas de forma muito dinâmica, a autora não perde tempo com descrições maçantes, focando a todo instante as ações e consequências das atitudes das personagens. Um livro atual, com alguns clichês (a pessoa cair de um prédio por um simples descuido? E vir a se apaixonar pelo paramédico que a socorreu? Essa parte para mim não colou muito, mas, enfim, os livros precisam de saídas, senão a coisa não anda. E é claro, o romance sempre encontra uma saída feliz, por menor e improvável que a porta possa ser.

  • Anônimo
    01 maio, 2016

    ótimo livro .terminei de ler. Não deve r. nada o livro anterior. Acho meio ridículo esperar um livro exatamente igual em momentos e ações. lenbre-se é um livro pós luto. E olha que sou difícil de elogiar livros. Boa leitura a quem não leu 😉

  • Vanessa DiegoBalhs
    28 abril, 2016

    Ai que história maravilhosa do primeiro livro…essa historia me emocionou bastante, agente fica mesmo querendo saber oque foi a vida de Lou depois de tudo que aconteceu. A superação da perda. Acho que esse livro vai ser bem mais triste que o outro mas estou muito curiosa pra ver o fim dessa história.

  • Manu Lima
    24 abril, 2016

    Oi pa!
    Esse livro me despertou um grande interesse depois que eu fui no evento da intrínseca, pois confesso que não conhecia, agora que conheci, espero ler logo e dizer o que eu achei pra você! Bjs <3

  • Jéssica Fernanda
    24 março, 2016

    Oi Pah! Assim como vc não tenho altas espectativas sobre esse livro, mesmo assim não vejo a hora de ler ele. Tbm compreendi que não se trata de um romance, mas sim de uma estória de crescimento pessoal e ai vemos o desfecho e o resultado do que aconteceu com Lou para transforma-la.

  • Maria Fernanda Medeiros
    23 março, 2016

    Eu não consigo nem explicar direito o motivo de ter gostado tanto de Como Eu Era Antes de Você, mas o li sabendo que era um livro único e aceitei muito bem o final dele, imaginei um mundo de possibilidades felizes para a finalização em aberto… Achei bem entusiasmante o fato da autora ter anunciado uma continuação ano passado, mas notei as resenhas comparando esse segundo volume de uma forma negativa com o anterior. Hmm… nada vai me tirar a vontade de ler essa continuação, mas ver tantos 4 estrelas ao invés de 5 me deixa um pouco apreensiva!

  • Íris Cavalcante
    23 março, 2016

    Ai… Você acreditaria se eu contasse que até agora eu ainda não li "Como eu era antes de você"? Não é porque eu não tenho o livro (eu tenho), mas ainda não tive tempo de ler. E, também, porque eu ainda não tenho uma estante para organizar meus bebês. 🙁 Eles estão todos guardados nas caixas de papelão, tal como vieram da loja. Sim, caixas de papelão! E caixas grandes! hahahaha Para um leitor, um livro a mais nunca é demais! Enfim, já estou morrendo de vontade de comprar "Depois de você". Preciso ler antes do lançamento do filme, né?!haha Bjs, Pah. <3

  • Carol N
    23 março, 2016

    Ah, puxa!
    Como estou com medo deste livro!
    Eu li e gostei bastante do "Como eu era antes de você" – ao contrário de muitas amigas, que ODIARAM o final – mas confesso que estou bem receosa quanto à uma continuação…
    Como o livro ganhou 4/5 na sua classificação, acho que vou dar uma chance a ele!
    Parabéns pelo blog!

  • Leonarda Silva
    22 março, 2016

    Ai Pah, não sei se tenho emocional para ler esses livros… Digo esses porque ainda não tive coragem ler nem o primeiro, dirá esse! E o trailer daquele filme em??? Tenho que levar um balde se resolver assistir ao filme. kkkkkkkk, beijos!

  • Jaíne Alves
    21 março, 2016

    Queria q alguem falasse mal dessa duologia, estou m sentindo obrigada a ler RS. Na verdade tenho muito vontade de ler mas ainda n tive oportunidade.

  • Cassiana Ollmann
    21 março, 2016

    Como eu era antes de você foi um dos melhores livros que li em 2015!! Já comprei o 'Depois de Você' e esta na estante para leitura! Estou louca para saber qual o caminho que a vida da Louise vai tomar… Adorei a resenha, me deixou com mais vontade de ler (:
    bj bj

  • Jesica Duarte
    21 março, 2016

    Todos os livros da Jojo Moyes dispensa apresentação de tão bom que são, não vejo a hora de ler o primeiro livro, todo muito fala dele e quero logo.

  • suzana cariri
    20 março, 2016

    Oi!
    Quero muito ler esse livro, gostei bastante da historia e principalmente que autora fale de recomeço e continue mostrando o crescimento da Lou e gostei de saber que a leitura agrada, ainda mais depois de livro que nos conquistou tanto !!

  • Lara Cardoso
    20 março, 2016

    Ainda não li Como eu era antes de você e preciso ler urgentemente. Fico feliz que Depois de você tenha conseguido manter o padrão do primeiro, isso é ótimo… Estou muito curiosa para conhecer a história da Louise, tenho algumas suspeitas…rs…Espero que neste segundo livro a vida de Louise dê uma melhorada. Gostei da resenha e espero conferir os livros em breve.
    Abraço!

  • Luciana Lole
    20 março, 2016

    Oii Pah, terminei de ler o primeiro livro da série faz uns 10 dias, e amei de paixão. Mas esse segundo confesso que não to tão afim de ler, parece ser bem legal, mas aí acabo querendo ler outros livros que você posta aqui e esse acaba ficando..então acho que vou acabar não lendo. De qualquer forma, a resenha foi muito boa, adorei! Beijos!

  • Theresa Cavalcanti
    20 março, 2016

    Gostei muito desse livro. Acho que foi porque não coloquei muitas espectativas nele, sabe? Aí, quando comecei a ler, não parava mais. kkkk

  • JULIANA
    19 março, 2016

    Sapecar das inúmeras críticas, adorei essa continuação. A dor crua, a recuperação arrastada, como de fato costumam ser. Essa autora entrou para minha lista de favoritas com A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS. Desse em diante, já abro o livro esperando boas estórias.

  • Josiane
    19 março, 2016

    Jojo é Jojo. Sem comentários

  • Vania Correa
    18 março, 2016

    Gostei muito da resenha, cheia de detalhes, realmente Como eu era antes de você é maravilhoso, me apaixonei por completo e muito ansiosa para ler Depois de você.Beijos…

  • Beatriz
    18 março, 2016

    Oi Pah!
    O meu exemplar de Depois de você chegou ~finalmente~ e estou maluca para ler, e agora com a sua resenha ainda mais! Como eu era antes de você é um livro que me toca muito e espero que Depois de você também seja.

  • Micheli Pegoraro
    18 março, 2016

    Olá Pah,
    Linda resenha Pah, como sempre você consegue transmitir em palavras tudo o que sentiu durante a leitura. Jojo Moyes é uma das minhas autoras preferidas, a cada livro que tenho o prazer de ler fico ainda mais apaixonada pelas histórias e dramas criadas pela autora, seus livros são sempre tão tocantes e envolventes! Quando terminei de ler Como eu era antes de você fiquei sem palavras para descrever o que senti durante a leitura, e foi muito emocionante acompanhar a jornada de amadurecimento da Lou. Quando soube que teria uma continuação quase surtei, pois sabia que a Lou merecia um livro só dela, com uma história de superação e de recomeço. Estou com muitas expectativas para ler Depois de você, meu livro está pra chegar nesses dias.
    Beijos

  • Leticia Golz
    18 março, 2016

    Que perfeita sua resenha! <3
    Quando acabei de ler o primeiro livro, acabei pegando spoiler do segundo, mas você não citou esse fato aqui rs
    Fiquei aliviada que você aprovou o livro e que sentiu todas essas emoções. Estava frustada antes de ler, de tanto que ouvi o povo critica-lo. Mas é como você disse: a vida é imperfeita e dolorosa, e acho que é isso que a Jojo quis passar nesses livros.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

  • camila rosa
    18 março, 2016

    Oiiee, tudo bom?
    Eu ainda não li Como eu era antes de você, mas sou louca para ler, espero ter a oportunidade de ler em breve, e que bom que Depois de você te agradou, e que podemos ver uma recuperação, uma tentativa de tentar seguir da vida.
    Beijos *-*

  • Rayane Colombo Gomes
    18 março, 2016

    ai acho que estes livros sao tao triste e vou chorar tanto que nao vou nem ler. mas parecem ser mto bons e amei sua resenha

  • Helen Dutra
    18 março, 2016

    Oi Pah!

    Eu amo Como eu era antes de você, também considero um dos melhores livros que já li na vida e não quero demorar muito para iniciar a leitura de Depois de você, principalmente depois da sua resenha. 🙂

    Bjos

  • Laricia Oliveira
    17 março, 2016

    Adorei a resenha Pah, meu projeto de TCC é baseado nessa duologia! Estou super empolgada. Beijos

    • Anônimo
      25 maio, 2017

      que demais!

  • Bruna Lago
    17 março, 2016

    Pah, tenho ouvido tantas críticas negativas que deu ate uma travada pra ler sabe? Você é uma das poucas que ouvi falar bem, mas acho que as pessoas tao buscando o mesmo arrebatamento do primeiro ne.. É um pouco complicado. Eu, com certeza, em algum momento vou lê-lo, espero gostar. Beijos

  • Drielle Giovana
    17 março, 2016

    Oi, Pah, tudo bem? Eu estou evitando ler a resenha e a sinopse desse livro porque quero ser pega de surpresa quando o pegar haha
    Pode parecer estranho e é, mas já pedir as contas de quantas vezes ler a orelha ou uma resenha do livro meio que "quebrou" um pouco da surpresa. Espero que tenha gostado do livro e que eu goste também, afinal, amei o primeiro e estou ansiosa para o filme.
    Beijos!!