“O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.”
Editora: Galera Record l 256 Páginas l Jovem Adulto l Compare: Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob l Resenha: @mayeosvicios l Classificação: 4/5
Há muito tempo atrás eu conheci este livro através de uma blogueira que o havia lido em inglês, e desde então tenho a curiosidade e a vontade de conhecer tal história – que mesmo simples, parece tocar corações mundo afora. Os anos se passaram e finalmente a Galera Record trouxe o livro para nós, então claro que fiquei extremamente ansiosa para conferir, e não me decepcionei.
O Caderninho de Desafios de Dash e Lily nos conta a história de dois adolescentes que ao mesmo tempo em que são bem diferentes um do outro também encontram muitas semelhanças entre si. Lily ama o Natal, é uma boa garota, anda sempre de bem com a vida e mesmo não tendo muitos amigos é feliz com sua vida do jeito que está. O problema é que neste ano, com seus pais viajando, seu Natal estaria arruinado, não fosse a ideia de seu irmão de deixar um caderninho vermelho na livraria mais caótica da cidade de Nova York com uma série de desafios para o garoto que o encontrar, na esperança de talvez encontrar um namorado para Lily. Claro que ela não acredita que através desta brincadeira encontrará um namorado de fato, porém quando Dash, o garoto que encontra o seu caderninho, a responde desafiando-a também, ela não resiste a respondê-lo. Num jogo que os leva por uma incrível aventura pela cidade de Nova York, aos poucos eles vão se conhecendo melhor através da troca de desafios, peripécia que marca este Natal de uma forma única na vida de cada um deles e nos faz mergulhar em uma história fofa e reflexiva.
O livro possui uma narrativa fluída e gostosa, fácil de ler e se apaixonar. Além disso, gostei do fato de que não é possível diferenciar qual autor escreveu qual parte, pois as partes estão combinadas perfeitamente. Confesso que se eu tivesse lido o livro quando o descobri, anos atrás, o teria favoritado no Skoob, porém hoje já sou mais madura e mesmo adorando a história não posso ignorar que ela é destinada a um público um pouco mais jovem. O foco está na fase de descobrir a si mesmo, ou seja, no período de mudanças e escolhas que todo jovem enfrenta. Em poucas páginas o livro nos ensina e faz refletir, em meio às ironias dos protagonistas, sobre as mudanças que inevitavelmente ocorrem em nossa vida e que devemos aceitar e aprender com elas, sempre tirando algo bom de tudo para levarmos para a vida. Gostei bastante desses pontos de reflexão e do amadurecimento dos personagens ao longo das páginas.
O trabalho gráfico da editora está divino e minha única ressalva são as folhas brancas. Agora resta torcer para a Galera Record trazer a continuação do livro logo para nós, e confesso que estou muito curiosa com a continuação, pois nunca é demais ter uma dose de Dash e Lily e deste romance fofo e cheio de mensagens para refletir. Recomendo sim a leitura, vale a pena.
Sobre a Série
O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é o primeiro volume da duologia, sendo que o segundo The Twelve Days of Dash and Lily ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Beijos!
Comente via Facebook