Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história. O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.
Editora: Planeta l 352 Páginas l Jovem Adulto l Compare & Compre: Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob l Resenha: Day Farias l Classificação: 4/5
Quando fui escolher minha próxima leitura – entre tantos livros lindos e desejados – confesso que Azeitona não foi o primeiro a me atrair. Com uma capa simples e um nome do qual não podemos tirar lá muitas informações, precisei ler a sinopse para ser cativada por essa história. Até porque a ideia de dois jovens fingindo uma gravidez para fazer parte de um reality show de Novos Pais, tendo que driblar uma produtora cheia de energia e guardar esse segredo de sua família e amigos, é para lá de curiosa. Antes de iniciar a leitura imaginei uma história leve, mas definitivamente envolvente. E foi exatamente isso que encontrei.
Ian foi criado pela irmã desde a morte da mãe e o abandono do pai, e vê nela a figura materna que lhe foi tirada. Ele sabe que a irmã fez muitos sacrifícios para criá-lo e, exatamente por isso, se sente em dívida com ela. Tanto é que quando (por causa de uma tremenda confusão) a produtora de um reality entra em contato por acreditar que ele é um pai adolescente, Ian só consegue pensar em sua família. Mesmo não querendo ser desonesto, o jovem vê nesse programa a oportunidade financeira de enfim retribuir tudo que a irmã fez por ele e ajudá-la na nova fase de sua vida. Já Emilia, o outro lado dessa moeda e alguém com quem Ian mal conversa, enxerga no programa uma maneira de conquistar sua independência e se libertar do relacionamento distante e frio que tem com a mãe. Por isso, mesmo que inicialmente a ideia pareça mirabolante demais, Ian e Emilia decidem arriscar tudo em troca do que tanto desejam. E em meio a confusões, mal entendidos e situações engraçadas, somos levados por uma história leve que diverte e entretém do início ao fim. Quando tudo o que os dois têm feito ultimamente é mentir, será que eles conseguirão mudar o futuro e construir seus sonhos a partir de verdades?
Com leveza e toques de humor é impossível não identificar a personalidade do próprio autor em sua história. Aliás, tenho mesmo que dedicar um parágrafo a Bruno Miranda: eu não o conhecia, mas ao ler a contracapa do livro e ver que ele é dono de um canal no YouTube chamado Bubarim tive que ir até lá conferir. Resultado: acabei encontrando um dos meus canais preferidos! Com um humor único e cativante, ele faz vídeos cômicos a respeitos de situações comuns com as quais é impossível não se identificar e, principalmente, se divertir muito. E antes que alguém ‘torça o nariz’ para mais um livro de Youtuber, acredite: eu também fazia isso. No entanto, Azeitona não tem nada a ver com a vida pessoal do Bruno. A obra é uma história divertida e leve de alguém que, como vários leitores, amou tanto os livros que quis um que nascesse de si.
Além da irreverência do autor estar presente na obra, os personagens criados por ele – que refletem um pouco de sua própria personalidade, principalmente o Ian – tiveram suas histórias e características muito bem construídas. Fora que existe uma temática familiar incrível que envolve todos os personagens e toma conta da leitura, característica que eu adoro e que mostra o quanto o autor se dedicou para criar uma base válida, cativante e envolvente tanto para os seus personagens quanto para a história como um todo. E eu adorei esse fato. Outro ponto positivo é que a escrita do Bruno é rápida, o que torna Azeitona um daqueles livros de leitura fluída que com leveza nos leva a um final simples, mas satisfatório.
Indico a obra para quem gosta de histórias rápidas, divertidas e envolventes.
Alguém já leu? Estão curiosos para conferir essa história?
Beijos!
Comente via Facebook