outubro 07, 2016

[Resenha] Amor Amargo – Jennifer Brown

AMOR_AMARGO_JENNIFER_BROWN_ResenhaÚltimo ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade… Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.

Editora: Gutenberg l 272 Páginas l Jovem Adulto Maduro l Compare & Compre: SaraivaSubmarinoAmazon l Skoob l Classificação: 5/5 ♥

 

Amor Amargo é o tipo de livro que demora para ser digerido. Faz uma semana que terminei a leitura e ainda estou completamente devastada – e sem palavras para descrever a complexidade dessa trama. Existe algo na escrita da Jennifer Brown que fala diretamente comigo; suas histórias me fazem refletir sobre nossa sociedade e sobre temas que raramente são abordados com sinceridade e veracidade. Tanto é que nesse livro o assunto principal é um relacionamento abusivo que resulta em violência. Você com certeza conhece alguma vítima de agressão; alguma mulher que apanhou do marido ou namorado e que, ainda assim, permanece fiel ao agressor. Você também, sem dúvida, já julgou essas mulheres e encheu a boca para dizer que nunca se sujeitaria a isso. Porém, alguma vez você realmente parou para pensar no que essas mulheres sentem? No que é apanhar do homem que jurou amá-las e protegê-las? Do que é amar alguém que quando quer é carinhoso e atencioso e, quando não, parte para socos e ofensas? Ninguém sabe ao certo o que passa na mente de uma mulher que sofre agressão, contudo a Jennifer Brown conseguiu escrever uma história que une amor, violência, medo e superação de uma forma que nos leva a enxergar todos os pilares de um relacionamento abusivo. Em outras palavras, vamos realmente entender o que é apanhar daquele que apenas deveria nos amar.

Alex está pronta para o último ano do ensino médio. Ela e os melhores amigos, Bethany e Zach, estão desde pequenos planejando a viagem que farão após a formatura. Claro que a ideia é celebrar e cair na estrada, mas por trás disso existe um motivo mais forte: A mãe de Alex que, antes de abandonar a família e morrer em um grave acidente de carro, estava indo para Colorado. Por isso a jovem quer tanto essa viagem, para descobrir o que tinha de tão incrível em Colorado para a mãe decidir deixar o marido e as três filhas. Alex é muito apegada a dor do abandono da mãe e, exatamente por isso, não tem um relacionamento bom com o pai, evita ao máximo as irmãs (que parecem não sentir a falta da mãe como ela), e só tem como apoio seus dois amigos. Contudo, o início do ano escolar promete uma mudança na vida de Alex e a presença de um novo melhor amigo. Cole é tudo com que Alex sonhava: bonito, atencioso, divertido, estudioso, carinhoso e, principalmente, compreensivo sobre perda familiar. Ele também carrega o fardo de ter uma família ausente, por isso o relacionamento dele e de Alex cresce e se fortalece muito rápido. Logo os dois viram melhores amigos, começam a se apaixonar, e passam cada minuto do dia juntos. O problema é que esse relacionamento, que parece tão perfeito, vai mudar drasticamente a vida de Alex e mudar sua concepção de “e viveram felizes para sempre”.

Não é fácil falar sobre esse livro; abuso, agressão, amor doentio, amizades perdidas, sonhos abandonados… Existem tantos pilares de reflexão que fazem dessa leitura única, contudo só lendo para realmente entender sua grandiosidade. Uma das coisas que mais amei foi a possibilidade de mergulhar na cabeça de uma vítima de agressão; e não uma vítima qualquer, mas uma jovem que anseia por amor e que acredita – mesmo depois de ser agredida – que aquele é o tipo de amor que merece, que o melhor é se manter calada, que o correto é ter a esperança de que um dia os surtos de violência cessarão. Foi doloroso ver Alex inventar desculpas por ter apanhado, se culpar pelos socos e xingamentos, e fazer de tudo para manter seu relacionamento. Mas sabe o pior de tudo isso? É que em determinados momentos conseguimos entender os motivos por trás dessas inúmeras tentativas de perdão. Sei que não faz sentido, mas o ponto é que ao mesmo tempo em que uma parte nossa compreende que estamos sendo vítimas de um sistema machista que subestima o papel da mulher e nos vende uma imagem completamente deturpada do amor, a outra – totalmente ilógica – apoia as motivações de Alex. E é óbvio que não acredito nisso, mas percebi que irracionalmente fui criada para acreditar. Sendo assim, ao ler Amor Amargo sentimos na pele a dualidade de querer tanto perdoar quanto culpar o agressor. E isso dói, dói porque torna ainda mais real o drama de Alex e de milhões de mulheres que, assim como ela, apanham daqueles que deveriam ser o amor de suas vidas.

E eu chorava, mas era um choro baixo. Um choro de desistência. Naquela altura, não tinha ideia do que fazer. Queria deixá-lo, mas tinha medo. Queria amá-lo, mas não queria ser o tipo de pessoa que amava alguém capaz de fazer isso com ela.

Além de toda essa complexidade por trás do drama de Alex e da abordagem de um tema tão complexo e real, o livro nos traz drama familiar e amizades verdadeiras do tipo que são para a vida toda. Confesso que foi muito difícil não se colocar no lugar de Alex e se sentir injustiçada e solitária – muitas vezes a personagem repudia a ajuda dos outros, mas sinceramente, se você fosse irmão da protagonista e soubesse pelo que ela estava passando, você não se intrometeria mesmo que fosse a força? Mais uma vez, de forma maravilhosa por sinal, a autora nos faz refletir sobre os dois lados de uma moeda, mudando nossos pré-julgamentos e o velho discurso de “comigo seria diferente”. Amei do fundo do meu coração todas as reflexões geradas por essa história, seus altos e baixos, e principalmente todos os sentimentos conflituosos que ela gerou em mim. Foi, a cada página, um soco no estômago e a queda de várias das minhas certezas. Antes desse livro, como disse no início da resenha, eu achava que sabia como era ser uma vítima de agressão. Agora eu tenho certeza de que não sei mas que posso fazer mais do que dizer “seja forte e saia dessa”.

Eis um livro incrível, bem escrito, emocionante e extremamente reflexivo. Indico, sem medo nenhum, para todos os leitores.

Beijos!

 
 
 

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

69 Comentários

  • Unknown
    10 janeiro, 2017

    Eu estou louca para ler esse livro

  • Kemmy Oliveira
    09 janeiro, 2017

    Pah, eu também já fui uma mulher que não entendia como algumas pessoas conseguiam se sujeitar a certas coisas. Até que… fui vítima de um relacionamento abusivo. Realmente a gente só entende certas coisas quando vive, e eu sinceramente não queria entender.
    No começo é tudo tão bonito, depois vem a devastação.
    Tenho certeza de que amaria esse livro, pois me identificaria com a protagonista e também curaria algumas feridas ainda abertas. Para quem nunca viveu isso, desejo que nunca viva, mas que com esse livro entenda que não é tão simples quanto dizer ´você sofre porque gosta´

    Beijos,
    Kemmy – Duas Leitoras

  • Lily Viana
    07 janeiro, 2017

    Uau…perfeita a resenha, a historia, a capa do livro..literalmente lindo tudo…
    Esse livro, tem uma historia baseado em fatos reais porque tem mulheres na sociedade que sofre disso e não tem voz para levanta sobre isso…achei super interessante, quero poder ler esse livro…!
    beijos

  • Unknown
    06 janeiro, 2017

    Esse livro não parece aquelas misturas água coma açúcar de bonitinho e assustador, parece incrível pra quem quer ter uma visão melhor sobre o assunto, adorei a proposta e sua resenha sobre ele.

  • Mariana Vantine
    06 janeiro, 2017

    Nossa fiquei muito curiosa pra ler esse livro, pois parece que ele nos permite entender o que faz uma mulher pensar que esse é o melhor pra ela. Muitas vezes já julgamos, dizendo ser impossível alguém se sujeitar a esse tipo de relacionamento, sem saber os motivos que levam muitas mulheres a fazerem isso. Quero muito fazer essa leitura e entender o que é ser vítima de relacionamento abusivo.

  • Mariana Vantine
    06 janeiro, 2017

    Nossa fiquei muito curiosa pra ler esse livro, pois parece que ele nos permite entender o que faz uma mulher pensar que esse é o melhor pra ela. Muitas vezes já julgamos, dizendo ser impossível alguém se sujeitar a esse tipo de relacionamento, sem saber os motivos que levam muitas mulheres a fazerem isso. Quero muito fazer essa leitura e entender o que é ser vítima de relacionamento abusivo.

  • Mariana Vantine
    06 janeiro, 2017

    Nossa fiquei muito curiosa pra ler esse livro, pois parece que ele nos permite entender o que faz uma mulher pensar que esse é o melhor pra ela. Muitas vezes já julgamos, dizendo ser impossível alguém se sujeitar a esse tipo de relacionamento, sem saber os motivos que levam muitas mulheres a fazerem isso. Quero muito fazer essa leitura e entender o que é ser vítima de relacionamento abusivo.

  • Sueli Cobbos
    04 janeiro, 2017

    Nunca passei pela situação, mas sempre digo que comigo seria apenas a primeira vez, que não daria chance para outras. De fora tudo fica mais fácil na hora de criticar e pelo que li a autora expõe o tema com todas os seus dramas e justificativas. Sua resenha está incrivel e minha vontade de ler o livro foi às alturas.

  • Victória Mendes
    30 dezembro, 2016

    Eu não conhecia esse livro e na verdade nunca li um livro que aborda esse assunto!Com certeza depois de ler essa resenha maravilhosa, esse livro incrível entrou na minha lista. Fiquei encantada e não vejo a hora de ler!
    Parabéns pelo blog e pelo canal, adoro seus posts/vídeos.

  • Leticia Lopes
    30 dezembro, 2016

    Oi Pah <3 amei a resenha!!
    Acompanho seu canal desde dezembro de 2015, já li 41 livros esse ano.
    Amo todas a resenhas, mesmo quando não tenho gostado tanto do livro, você me faz enxergar além.
    Estou apaixonada pelos livros,como eles podem mudar seu dia, como te mantém feliz, distante, sonhando,como eles nos conecta com história distantes e ,claro, como aprendemos com eles.
    Muito obrigada !!!

  • Leticia Lopes
    30 dezembro, 2016

    Oi Pah!Amei a resenha <3 (ps: sei que muita pessoas já te cotaram como são gratas pelo seu trabalho, mas queria dividir isso com você.)
    Acompanho teu canal desde dezembro de 2015. Foi uma data super importante meu primeiro livro do gênero romance, e eu necessitava de uma opinião por que ninguém tinha gostado do livro. Quando fique inteiramente feliz por saber que outras pessoas havia gostado.
    Este ano li 41 livros,meu vocabulário melhorou e minha visão se ampliou perante vários assuntos.
    Muito obrigada !!!

  • Taís Queres
    29 dezembro, 2016

    Você escreve muito bem Pah, esse livro é bem forte além de trazer uma mensagem sensacional.
    Ele com certeza está em minha lista de leitura para 2017! E espero muito concluir.
    Bj

  • Thaís Santos
    29 dezembro, 2016

    Já li A lista negra e gostei bastante.
    Essa é uma oportunidade de ler mais livro da Jennifer Brown que tu falou tão bem no vídeo. Esses assuntos polêmicos dão mais vontade ainda de ler.

    Abraço e feliz ano novo! :*

  • Gustavo Zapparoli
    28 dezembro, 2016

    A tua resenha ficou incrível.
    Já quero muito ler esse livro.
    Abraço!

  • Lana Silva
    27 dezembro, 2016

    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas sei que em todas suas obras ela aborda temas difíceis. Vejo que a história e bem difícil, por aborda o tema de amor doentio, de violência, mas tudo isso faz com que a trama nos envolve, pelo fato de querermos saber qual será o nos prendemos a leitura. Por esse fator, me senti muito interessada a leitura, e vou incluir na minha lista de desejados.

  • Tainã Teixeira
    23 dezembro, 2016

    Oi Pah! Adoro suas resenhas, fiquei empolgada para ler o livro.

  • Francisca Elizabete
    23 dezembro, 2016

    Todas as mulheres (os homens também porque a situação pode ser inversa) deveriam ler este livro!! A leitura parece ser tensa, mas necessária!! Nunca passei por uma situação parecida, mas serve de alerta para qualquer pessoa que esteja em um relacionamento!!

  • Victorya Gomes
    22 dezembro, 2016

    Olá, Pah!
    Meu Deus eu tenho visto mais e mais resenhas falando desse livro e todas conseguem transmitir a tristeza que é esse relacionamento da Alex. Não vou mentir que cada resenha eu fico mais ansiosa e temerosa de ler esse livro.
    bjs, vic

  • Carolinny Candido
    22 dezembro, 2016

    Amei a temática do livro de abordar algo pouco discutido na literatura e
    pouco discutido na sociedade de modo geral. Louca pra ler o livro.

  • Márcia Saltão
    21 dezembro, 2016

    Oi.
    Ainda não li nada da autora, mas esse livro está na minha lista.
    Um tema forte e reflexivo, mas muito verdadeiro. A escrita da autora parece ser muito cativante e com uma mensagem que toca fundo no coração. Espero ter a oportunidade de ler!
    Beijos.

  • helen alves
    21 dezembro, 2016

    Adorei a resenha, todo livro que você resenha eu tenho vontade de ter, meu Deus, haja money!

  • Luciana Maia
    21 dezembro, 2016

    Eu gosto muito do livros relatam sobre tematicas pouco abordadas, é um assunto realmente delicado, mas extremamente importante. Ja´está na minha lista ♥

  • elvis
    20 dezembro, 2016

    Paola, eu quero muito ler Jennifer Brown. Tanto Amor Amargo quanto A Lista Negra me chamam muito a atenção pelo tema

  • Letícia Ribeiro
    20 dezembro, 2016

    Amei a resenha, mts ja tinham me recomendado, e depois dessa resenha deu mais vontade de ler. bjsss

  • Milena Soares
    20 dezembro, 2016

    Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece maravilhosa.

  • Tallyta Moura
    20 dezembro, 2016

    AMEI A RESENHA…
    PAH VOCÊ ME FEZ TER MAIS VONTADE AINDA DE LER ESSE LIVRO, JÁ TINHA VISTO ELE ANTES ATÉ TAVA QUERENDO LER SÓ QUE FALTAVA CORAGEM PARA COMEÇAR, MAIS DEPOIS DESSA RESENHA O DESEJO DE LER VOLTOU COM TODO GÁS… AMO SEU TRABALHO CONTINUE ASSIM TRAZENDO LIVROS MARAVILHOSOS PARA TODOS NOIS E ABRINDO NOSSO UNIVERSO PARAR NOVAS EXPERIÊNCIAS…

  • Bianca Valente
    20 dezembro, 2016

    Gente amei demais a sua resenha, esse livro tem muito a ver com muitas coisas que já vi, vivi…. Sou psicóloga e me senti atraída por ele, quero ganhar demais!!!!!

  • Unknown
    20 dezembro, 2016

    Meu Deus, eu preciso desse livro!!! Achei a história super interessante!

  • Bianca Prado
    20 dezembro, 2016

    Adorei a resenha Pah, como sempre! Esse livro acabou comigo, tinha vontade de entrar na história e ajudá-la.

  • Jennifer Lais Silva
    20 dezembro, 2016

    LIVRO NA MINHA WISHLIST TANTO PELO TEMA, COMO PELO MEU PROJETO PESSOAL DE LER AUTORAS QUE SE CHAMEM JENNIFER. SUA RESENHA ME DEIXOU COM MUITO MAIS VONTADE DE LER. ADORO SEU CANAL E TODOS OS SEUS VÍDEOS. PARABÉNS!

  • Alan H.
    19 dezembro, 2016

    Dessa autora já li A Lista Negra, que também não tem uma temática lá das mais leves, mas acho que não li na época certa da vida e quero reler um dia. Logo que esse lançou eu quase comprei, mas acabei protelando e agora tá lá na lista de desejados esperando a hora (dinheiro, na verdade) dele chegar.

  • Mariane Seolin
    19 dezembro, 2016

    Já li diversas resenhas dessa livro e a cada resenha a minha vontade de lê-lo só aumenta! Adoro livros com temáticas fortes e esse com certeza está na lista de livros que preciso ler.

  • Angelica Cristina
    19 dezembro, 2016

    Resenha impecável! Gosto de histórias fortes e realistas. A sua forma de contar nos faz querer ler pra ontem!! Xeru!

  • Nayara Souza
    19 dezembro, 2016

    Uma amiga virtual já tinha me indicado a esse livro, porém eu nunca me interessei em ler, sou do tipo que curte leituras leves e tal. No entanto, essa sua resenha mudou completamente a minha percepção, embora e temática seja forte, eu sempre me questionei sobre mulheres que não dão um basta quando se vêem em um relacionamento abusivo. Talvez a leitura e "sentir na pele" o que é está dentro desse tipo de relacionamento contribua para ampliar meus conhecimentos sobre o tema e, consequentemente, me dar uma nova visão sobre o assunto. PRECISO DESSE LIVRO URGENTEMENTE>

  • Fernanda
    19 dezembro, 2016

    Achei a resenha muito interessante, nunca li nada do gênero e a historia me atraiu bastante. Espero ler em breve

  • gabrielle bianchi gabi
    19 dezembro, 2016

    Estou louca para ler esse livro! Amo seus videos!!

  • Tatiane Sousa
    19 dezembro, 2016

    Eu realmente estou morrendo de vontade de estrar nessa história, se não ganhar com toda certeza ira entrar na minha lista de compras para 2017, conheço um caso de agressão entre marido e mulher, os dois se humilham, e se agridem, vejo muitos criticando mas ngm querendo ajudar, e creio que irá me abrir muito os olhos em relação a esse assunto, no começo achei que séria uma história de amor como a minha, vivendo um conflito enorme, e cheia de problemas na família, finalmente encontra um grande amor, para que tire ela disso tudo, a diferença é que eu fico em total paz, e melhor pessoa para estar ao meu lado não há!

  • Bruna Mikaelly
    19 dezembro, 2016

    Primeiramente queria dizer… mais que resenha maravilhosa (amei). Você conseguiu descrever em palavras algumas certezas que eu tinha se caso estivesse em um relacionamento abusivo, pois eu imaginava, ou melhor, imagino que no primeiro momento de violência eu cairia fora sem pensar duas vezes, mas você descreveu de uma forma que a pessoa para e pensa se realmente seria assim ou se eu ainda iria tentar manter essa relação por amar a pessoa. E, além disso, é muito fácil julgar sem sabe, mas só quem vive nessa situação sabe o quanto é difícil se separar desse tipo de pessoa, tanto por medo, como você mesmo colocou.
    Eu já vi vários vídeos no YouTube falando sobre esse livro, inclusive um dos seus Paola, mas eu nunca li, ainda, nenhum livro dessa autora, contudo eu já coloquei ele na minha lista de livros que tenho que ler urgentemente tanto por chamar minha atenção, como também, por ser muito bem recomendado. O tema abordado na história foge um pouco da minha zona de conforto, então por isso que eu ainda estou me preparando para o impacto que vou ter ao lê-lo. Mas sem duvidas nenhuma vou ler ele sim.

    Beijo!

    P.S.: Amo seus vídeos lá no YouTube e muito ansiosa para ver o BOOKSHELF TOUR 2016 (Parte 3/4)

  • Francelle Machado
    19 dezembro, 2016

    Esse livro é daqueles que eu mais adoro: que tiram a gente dá zona de conforto e nos colocam frente a uma situação que, no dia a dia, parece tão longe de nós. Adoro histórias assim, e já está bem empolgada para ler, mas a tua resenha me motivou ainda mais. Parabéns pelo trabalho querida, eu adorei a tua resenha e já estou participando do sorteio do livro sim!

  • Isa Veiga
    19 dezembro, 2016

    Ultimamente estou escolhendo livros com temáticas mais "fortes" que realmente me fazem refletir sobre o assunto abordado e esse livro faz parte desse tipo de leitura. Ainda não li,mas venho acompanhando a repercussão em canais literários e ao ler essa resenha,mas que resenha em e também assisti-lá no canal,percebi que tenho que ler pra agora hahaha,mas vou esperar a oportunidade vir. Parabéns pela resenha,beijos <3

  • Sheila Cristina
    19 dezembro, 2016

    Eu já amo esse livro sem ao menos ter lido e necessito urgente dele, ainda n li livros dessa autora mas eu tenho certeza que são maravilhosos só pela maneira que você descreve,já comprei alguns livros graças a sua resenha e n me arrependo pois todos são sensacionais… Parabéns por seu trabalho que nos inspira,bjos ❤

  • Floresta do Araguia
    19 dezembro, 2016

    Gostei muito da resenha, muita curiosidade para ler e saber o desfecho final dessa história.

  • Adria Maisa
    19 dezembro, 2016

    Estou louca para ler.
    Esta na minha lista de leitura a muito tempo, eu me arrisco sempre em novas experiencias literárias sempre saio da minha zona de conforto, mas fico adiando essa leitura pelo tema ser forte, tenho medo de acabar tendo uma ressaca literária depois de terminar.
    Se já estava louca para ler depois dessa resenha eu pirei, o jeito vai ser se arriscar.

  • Erika Maria
    19 dezembro, 2016

    Adorei sua resenha Pah. Já li A Lista Negra e amei,adorei a escrita da autora e estou louca pra ler Amor Amargo, acredito que vou me apaixonar pela leitura tbm. bjos!

  • Luciane Matheus
    19 dezembro, 2016

    Adorei a resenha…quero muito ler *—*

  • Cíntia Araújo
    19 dezembro, 2016

    Oi Paola!
    Desde que li A lista Negra (recomendado por vc) e gostei demaisss, fiquei qrendo ler mais dessa autora. Lembro de me sentir tão angustiada com a dor e os dramas da personagem, era muito real e compreensível seus sentimentos.
    O que dizer desse outro livro então?! TENHO q ler! Já sei q vou sofrer horrores, pq a temática não é fácil e qdo lemos algo da autora não tem como não nos sentir no lugar da personagem. Espero gostar tanto ou mais qto gostei de A lista Negra, pq depois de leituras como e essas a gente aprende que falar de uma situação é infinitamente diferente de passar por aquela situação…e como eu sempre digo: a gente só acha q sabe cmo reagiria em certas circuntâncias, mas só sabe mesmo qdo passa e diversas vezes nos surpreendemos com nossas reações. 😉 bjo.

  • Isa segovia
    19 dezembro, 2016

    Oi Pam , adorei a resenha, já li a lista negra dessa autora e adorei, quero muito ler esse !

  • Fernanda Mendonça
    01 novembro, 2016

    Eu gosto muito de livros que nos apresentam uma temática forte, mesmo que eles sejam dificeis de engolir ou que eu fique um pouco mal com a leitura. Esse livro está na minha lista de desejados desde o lançamento, porém ainda não tive a oportunidade de ler.

  • Eduarda Rozemberg
    24 outubro, 2016

    Temas fortes em livros realmente são dificílimos de digerir, principalmente aqueles que se tratam sobre abuso e tudo o mais. Relacionamentos assim são bem comuns, infelizmente. Acredito que a autora deve ter abordado isso com bastante delicadeza, então deve ter sido uma leitura incrível. E que capa é essa?! Adorei.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

  • Mariana Ogawa
    20 outubro, 2016

    ainda não li nenhum livro da autora
    mas a gente sempre acha que é fácil julgar quando não está na pele, histórias sobre relacionamentos doentios são sempre dificil de engolir e pior ainda é saber que é a realidade de muitas mulheres.
    achei interessante que pelo jeito a autora conseguiu fazer com que a gente entre no personagem e sinta o que ela sentiu.
    colocar na minha lista de desejados (tudo bem q já com uma coisa mais leve, pq pelo jeito eu vou ficar na bad depois)

  • Adriana Holanda Tavares
    18 outubro, 2016

    O tema abordado é bem atual, apesar de desde os primórdios da humanidade a violência contra a mulher ser presente na sociedade. Realmente, ver pela narrativa em primeira pessoa os motivos da protagonista aceitar se submeter a um relacionamento do tipo pode nos ajudar a tentar compreender porque tantas garotas e mulheres continuam em relacionamentos abusivos. É fácil julgar por fora, achar que são tolas e iludidas, mas nada é assim tão simples. Vemos sempre casos assim pela na janela, nunca entrando pela porta de casa ou ao menos, torço para que não.

  • Jesica Duarte
    15 outubro, 2016

    Paola AMEI A RESENHA. Quando vejo que você gosto eu sinto isso. Com sua resenha pode sentir os sentimentos que você sentiu, não conhecia esse livro, mais já me apaixonei. Essa autora é muito incrível por trazer um tema como esse e mostra o lado que ninguém vê, onde julgam sem saber. Adorei o livro.

  • leidyane bispo
    15 outubro, 2016

    Poxa é dose mesmo! E o que já se tornou rotineiro é o comentário dos outros acusando ela pois continua junto dele após a sequência de agressões. Sei que não é exatamente o caso, mas só me vem a mente os casos de violência doméstica com mulheres com filhos, que após fazer a denúncia (algumas) tem que voltar para casa para dormir com inimigo e cuidar das crianças como se nada tivesse acontecido 🙁 É triste demais…
    Parabéns pelo texto, realmente me deixou com vontade de ler.

  • Giovanna Oliveira
    13 outubro, 2016

    Ai Deus

  • Unknown
    13 outubro, 2016

    Preciso ! Tá na minha lista já. Fora que achei essa capa super bonitinha

  • Luciana Campos
    11 outubro, 2016

    Nossa… apenas preciso ler. Já desejava esse livro há um bom tempo graças à propaganda da Pam Gonçalves, mas essa é a primeira resenha que eu leio do livro. Acho que é realmente uma leitura que eu PRECISE fazer, que me faça enxergar essa questão de violência contra mulher de modo totalmente diferente, pra só assim ter um posicionamento mais justo (sim, sou do tipo que acredita que comigo seria diferente)…
    Apenas obrigada pela resenha, Pah, não me lembrava o quanto queria esse livro.

  • Micheli Pegoraro
    11 outubro, 2016

    Uau! Que resenha mais arrebatadora Pah, consegui me sentir dentro do livro agora. Que livro heinm? Quero muito ler A Lista Negra e agora a ansiedade é em dobro de conhecer a escrita da Jennifer Brown. Imagino como dever ser uma leitura dolorosa, repleta de reflexões e alguns tapas na cara arrisco em dizer. Nem sei o que esperar dessa leitura, com certeza será cheia de emoções por se tratar de um tema bem real e delicado. Parabéns pela resenha tão perfeita.
    Beijos

  • RUDYNALVA
    10 outubro, 2016

    Pah!
    Deve mesmo ser um livro doloroso e até certo ponto, incompreensível para quem está de fora da situação.
    Tem vários aspectos psicológicos que interferem na mente de quem sofre os abusos em um relacionamento e com toda certeza, nós que nunca passamos por isso, fica difícil de compreender, mas quem passa, tem lá seus inúmeros motivos para aceitar e continuar…
    Deve ser um grande drama o livro e muito sofrimento.
    “Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe.” (Rubem Alves)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

  • Jéssica
    09 outubro, 2016

    É muito bom em vários sentidos quando saímos de uma zona confortável e encaramos uma leitura com tema tão forte como esse. Aprendemos a ver as coisas de forma diferente, a olhar as situações e as pessoas de forma mais crítica, critica no sentido de nós policiarmos em nosso pré julgamento.
    Acho que esse livro, assim como PROIBIDO, nos faz repensar algumas situações. Você pode não concordar, mas deve sempre tentar entender, e assim talvez encontrar uma maneira de ajude…
    Ótima resenha. Ainda não li, mas com certeza está na lista.

  • Ilana Rafaely
    09 outubro, 2016

    Admiro muito a escrita da Jennifer, o jeito que ela consegue nos mostrar uma visão diferente de algum ''assunto batido''. Quando eu soube que nesse livro iremos entender o por que Alex aceita esse tipo de ''amor diferente'' que recebe de Cole e que durante a leitura o ''nossa se isso acontecesse comigo eu faria diferente'' nem é tão simples ou a resposta padrão para relacionamento abusivo. Fiquei muito curiosa por esse livro e espero que um dia eu possa ter a oportunidade de ler

  • Theresa Cavalcanti
    09 outubro, 2016

    Tenho muito vontade de ler algo dessa autora, pois vejo muito gente falando super bem dela!

  • Katharine Emídio
    08 outubro, 2016

    Pah, que resenha(Boca aberta)! Sem palavras, eu não li esse livro ainda, mas ele já está na minha lista com toda certeza. Se sua resenha me fez ficar sem palavras, fico imaginando quando eu ler. Parabéns pela resenha, você como sempre arrasando muito! Mil beijoos!

  • Emilly Bia
    08 outubro, 2016

    ESSE LIVRO PARECE MUITO INTERESSANTE , POIS ABORDA UM TEMA QUE PARA NÓS AINDA É MUITO DELICADO, POIS QUANDO UMA MULHER SOFRE DE AGRESSÃO ACHAMOS QUE ELA ESTÁ SENDO BOBA POR CONTINUAR NESTE SOFRIMENTO. EU ACHEI ESTE LIVRO BOM , POIS , A AUTORA RELATA O QUE SE PASSA NA CABEÇA DA VÍTIMA PARA QUE ELA CONTINUE NESTA LABUTA; VIVENDO UM TIPO DE AMOR QUE NÃO ACRESCENTA NADA A SUA VIDA ,UM AMOR DOENTIO E CRUEL.GOSTARIA MUITO DE LER ESTE LIVRO , POIS ACHO QUE ELE CONTÉM O ENTENDIMENTO PARA QUE POSSAMOS PARAR DE SERMOS PRECONCEITUOSOS COM A VÍTIMA DE AGRESSÃO , POIS ELA NÃO TEM CULPA DE AMAR TÃO INTENSAMENTE UM HOMEM QUE A MALTRATA.

  • Anônimo
    08 outubro, 2016

    Gosto de livros que tratam de assuntos pesados mas sem romantiza-los. Amei a resenha. Vou tentar ler o livro essa semana.

  • Lara Cardoso
    08 outubro, 2016

    É a realidade das mulheres abusadas, tanto física e principalmente psicologicamente.
    Alex é mais uma entre tantas mulheres que mantém uma relação abusiva e justifica sempre as ações do namorado. Imagino que ela tenha uma baixa estima muito grande.
    Gostaria de ler porque livros que são polêmicos, são meus favoritos.

  • Bruna Lago
    08 outubro, 2016

    Oi Pah, logo que comecei a ler a sinopse imaginei que seria aqueles livros clichês. Mas foi chegando ao final e vi que não era o que eu imaginei, e fiquei super curiosa pra ler sua resenha.
    Quando percebi o tema tratado fiquei perplexa! Poxa, que triste o homem que ele se tornou e como age com a Alex.
    Só posso imaginar que esse livro seja intenso e incrível.
    Abraços

  • ViRô Arte e Festa
    07 outubro, 2016

    Já me imagino extremamente emocionada e chocada com a história e em completa ressaca literário depois do fim :/ mas fiquei mesmo motivada a ler

  • Miriã Mikaely
    07 outubro, 2016

    Olá. Que resenha maravilhosa! Desde que vi esse livro eu tenho tentado ler, sei que ele mexe com nossas emoções e nos faz adentrar na pele daquelas pessoas que sofrem com a violência doméstica, meu problema é que nao sei se estou preparada para isso. Sinto que minha cabeça ainda não está bem psicologicamente para algo assim agora. No mais, anotei mais uma vez a dica.
    Abraço! Participe do sorteio do livro Twist de Tom Grass

  • Anna Mendes
    07 outubro, 2016

    Oi Paola! Amei a resenha!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas com certeza este entrará para a minha lista de futuras leituras. Achei muito bacana o fato da autora pegar um tema tão real, atual e complexo e abordá-lo da forma como você resenhou. Parece ser uma leitura emocionante, envolvente e inesquecível. Espero lê-lo em breve 🙂
    Bjos!