Bestseller do The New York Times com excelente repercussão entre público e crítica, Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração. Da mesma autora da aclamada trilogia Legend, Marie Lu, Jovens de Elite é o início de uma saga arrebatadora. Perfeita para fãs de histórias de fantasia medieval como Game of Thrones, com vilões dignos de Star Wars e X-Men.
Editora: Rocco l 304 Páginas l Fantasia l Compare & Compre: Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob l Resenha: @mayeosvicios l Classificação: 5/5 ♥
Não é de hoje que acompanho o trabalho de Marie Lu e sei do potencial de suas obras, logo minhas expectativas para a leitura de Jovens de Elite estavam nas alturas. Portanto fico imensamente feliz em dizer que todas elas foram superadas – e mais, já que a autora inovou com um enredo sombrio do início ao fim e com uma protagonista que foge dos padrões das mocinhas guerreiras, fortes e corajosas que vemos por aí. E não que Adelina não seja tudo isso, porém o diferencial da obra está nas ações da personagem principal, que aos poucos pende mais para o lado de vilã do que de mocinha, tornando a narrativa surpreendente e viciante.
A trama nos apresenta uma fantasia com um toque de distopia, num mundo devastado por uma terrível peste que assolou a população deixando marcas irreversíveis em determinadas pessoas que as separam dos demais cidadãos. Estas pessoas passaram a ser chamadas de malfetos, pois graças à peste possuem marcas visíveis no corpo, e entre eles existem alguns que desenvolveram certos tipos de mutação e/ou poder especial, desta forma tornaram-se alvos da monarquia por representarem uma ameaça à população e uma ameaça a quem está no poder. Atualmente os malfetos vivem à margem da sociedade, desprezados e condenados à morte quando desenvolvem alguma habilidade fora do comum.
Dentre os malfetos temos nossa protagonista Adelina, que fora atingida pela peste quando era criança e por causa dela acabou perdendo um dos olhos. Porém, ela não desenvolveu nenhum tipo de super poder – até agora. Adelina sempre foi desprezada pelo pai, pois para ele a filha é a culpada pelos negócios da família irem mal, afinal ninguém quer negociar com um vendedor que é pai de uma malfeto. Certo dia, cansada da vida que leva, a jovem resolve fugir de casa e em meio a esta fuga algo desperta dentro de si, algo obscuro e sombrio, um poder extremamente perigoso para ela e para quem está ao seu redor. Quando foge, Adelina se junta aos Jovens de Elite, um grupo de malfetos com poderes especiais que luta para derrubar o Rei e tornar a sociedade mais justa e um lugar melhor para os malfetos viverem. Ao lado deles ela treinará suas habilidades, aprenderá muito, e ficará cara a cara com um grande oponente que luta em nome da monarquia – Teren, líder dos Inquisidores – que fará de tudo para detê-la e aos Jovens de Elite.
A narrativa da autora me conquistou desde o início. Além disso, me apaixonei pela história de Adelina, uma garota comum que de repente descobre um poder quase impossível de controlar, uma garota que se encontra perdida entre a tênue linha do certo e errado e pode se perder pelo caminho. Isso sem mencionar que o grande chamariz da narrativa é que mergulhamos na história de uma vilã (algo incomum na literatura). E é certo que os vilões que conquistam nosso coração sempre erram tentando fazer o certo e ajudar aqueles que amam, e isso – esta ambiguidade – foi o que mais me cativou na história e na protagonista, pois fui constantemente surpreendida pelos acontecimentos e atitudes das personagens. Foi simplesmente incrível acompanhar a jornada de Adelina, as dúvidas que ela enfrenta, e as decisões – certas ou não – que tomou. Fiquei curiosíssima com o que está por vir.
Aventura, romance, fantasia, poderes especiais, a história de uma possível vilã que conquista seu coração e te deixa dividido, sem saber o que pensar… uma história que definitivamente vale a pena ser conferida.
Jovens de Elite é o primeiro volume da trilogia homônima composta por: Jovens de Elite, Sociedade da Rosa e The Midnight Star.
Comente via Facebook