Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?
Editora: Intrínseca l 304 Páginas l Jovem adulto l Compre: Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob l Classificação: 5/5
Ah, Lara Jean… dizer que te adoro é pouco! Não é a primeira vez, e sem dúvida não será a última, que venho babar arco-íris para essa trilogia tão especial. A saga de Para todos os garotos que já amei é composta por três livros e todos eles contam a história de uma mesma garota, a querida Lara Jean. São três histórias sobre amor, perdão, amadurecimento e recomeços. No primeiro livro meu coração foi conquistado completamente, no segundo fui envolvida pela jornada dos protagonistas (mesmo que a história não tenha feito jus ao volume anterior), e no terceiro fui arrebatada por cada emoção contida nas páginas dessa obra. De fato, não consigo imaginar um final mais perfeito. Estou maravilhada!
Lara Jean mudou. A jovem não é mais a garota assustada que precisou enfrentar as dificuldades do ensino médio sem a ajuda da mãe (que faleceu quando ela e as irmãs eram mais novas) ou da irmã mais velha (que foi fazer faculdade do outro lado do mundo). Agora ela tem um namorado bacana e incrível e especial ao seu lado, conta com o apoio de novos e verdadeiros amigos e, como qualquer garota da sua idade, só está preocupada em aproveitar o último ano do ensino médio enquanto aguarda sua carta de aceitação para a universidade dos sonhos. A questão é que Lara já tem tudo planejado: vai para a faculdade perto da casa do pai, na qual seu namorado já foi admitido, para aproveitar a vida adulta sem ficar com muita saudade da família. O único problema é que os planos de Lara vão sair do controle e a garota, que já tinha o futuro como certo, terá que lidar com a pressão de escolher uma faculdade, terminar o colégio, ajudar no segundo casamento do pai e, principalmente, decidir se seu namoro será capaz de resistir à universidade (ainda mais se eles forem para faculdades diferentes). Sabe aquela fase difícil, de ser jovem e ter que virar adulto, cheia de escolhas e responsabilidades para o futuro? Pois bem, é nesse mundo – assustador e complexo – que acompanhamos Lara Jean entrar.
AMEI esse livro do começo ao fim. Acho que a autora resumiu muito bem o que é estar no último ano do ensino médio: pressão de entrar em uma boa faculdade, inseguranças na hora de fazer escolhas para o futuro, medo de perder contato com as pessoas que ama, e tudo mais que faz o mundo de um jovem adulto virar de cabeça para baixo. Lara está em uma fase decisiva e, mesmo que tente se esquivar, precisa escolher quais caminhos quer traçar. E é muito bonito vê-la nessa jornada de amadurecimento e descoberta. Principalmente quando a jovem precisa pesar na balança o que importa mais: estar em sua zona de conforto ou arriscar e fazer algo novo e completamente imprevisível? Esse é o tipo de livro que fala sobre uma fase, um momento que todos nós passamos ou vamos passar. Então uma das coisas que mais amei foi à oportunidade de me ver em Lara, de entender seus medos e anseios, e de lutar – ao lado dela – por um futuro.
Outra coisa linda desse livro é o romance. Sério, tá pra nascer personagem masculino mais fofo. Tô tentando evitar o nome dele para não gerar spoilers para quem ainda não leu o segundo livro da série, ainda assim, saliento o quanto me apaixonei por esse mocinho. Através dele, e da forma como ele cuida e ama a Lara, lembrei o quão maravilhoso é se apaixonar, o frio na barriga que dá ao ser amada e estar em um relacionamento com alguém que te apoia e torce por você. Não vou mentir, passei o livro todo com medo desse casal não resistir ao final do ensino médio – até porque existem muitos relacionamentos escolares que não vão para frente. Mas amei o desfecho escolhido pela autora e amei como eles – Lara e seu namorado lindo – provam para o leitor que estar com alguém não é ter controle sobre a vida dessa pessoa, mas sim se propor a estar do lado dela para apoiar, torcer e ajudar. Chorei tanto com esses dois; posso nem lembrar que meu coração fica apertadinho. Sério, eles ganharam o posto de MELHOR CASAL JOVEM ♥
É assim que acontece? Você se apaixona e nada mais parece assustador, e a vida é apenas uma grande possibilidade?
Vai, sei que não fiz muito sentido e que guardei muitos detalhes dessa trama. Mas acho importante que vocês se surpreendam com ela. E acho ainda que precisam dar uma chance para essa trilogia tão encantadora e especial. De verdade, para quem gosta de livros jovens, fofos e rápidos de ler – e que, indo muito além do romance, também abordam temas importantes e reflexivos – fica a dica de uma ótima leitura. Tenho certeza que não vão se arrepender!
Sobre a Série
Agora e Para Sempre, Lara Jean é o último volume da trilogia composta pelos livros: Para todos os garotos que já amei, PS.: Ainda amo Você e Agora e Para Sempre, Lara Jean.
Beijos!
Comente via Facebook