Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano. Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela. Segredos, mistérios e surpresas envolvem este poderoso romance em que o casal mais famoso da literatura mundial tem a chance de contar sua verdadeira história.
Editora: Novo Conceito l 237 páginas l Romance l Compre aqui: Amazon l Classificação: 4/5
Julieta Imortal é o mais novo lançamento da editora Novo Conceito. Um romance sobrenatural que apresenta um novo significado ao amor eterno, utilizando como pano de fundo uma das histórias de amor mais aclamadas do mundo, a obra de William Shakespeare, Romeu e Julieta.
“Que luz se escoa agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és mais formosa que ela.” (Romeu e Julieta – William Shakespeare)
Não existem dúvidas quanto à beleza da história de Romeu e Julieta, entretanto, dependendo do leitor, as atitudes finais de Romeu na trama original, podem gerar controvérsias na interpretação sobre o sentimento compartilhado pelo casal, fazendo-nos pensar se o que eles sentiam um pelo outro era amor, ou apenas uma paixão jovial. Sendo assim, perante essa dualidade, a Stacey Jay, abordou em Julieta Imortal uma das possíveis faces dessa história de amor, criando cenários paralelos e inusitados para narrar as complexidades do amor verdadeiro. Apresentando-nos uma nova verdade, Julieta não foi morta por amor, mas sim, pela ambição de Romeu em se tornar imortal.
Com o sacrifício de Julieta, Romeu se tornou um Mercenário, habitando corpos sem alma ao longo de sua existência como imortal, motivado por um único objetivo, corromper almas apaixonadas pelo sacrifício do amor em busca da imortalidade. Em contrapartida, mantendo o equilíbrio do universo, existem os Embaixadores da Luz, almas que buscam proteger o amor verdadeiro das garras gananciosas dos Mercenários. E é sob esse contexto que somos apresentados a Julieta, que em seu leito de morte, motivada pela dor que sentia perante a traição de Romeu, aceitou tornar-se uma Embaixadora da Luz.
Enquanto a autora prepara o contexto de sua história, Julieta recebe uma nova missão dos Embaixadores, e habitando a alma de uma jovem chamada Ariel, busca salvar duas almas apaixonadas das mentiras dos Mercenários, ou melhor, da persuasão de Romeu. Em sua missão Julieta nos apresenta sua personalidade forte e as mágoas de seu coração. O que mais gostei do livro foi exatamente isso, a forma como os sentimentos de Julieta são narrados. Imaginem vocês, Julieta estava perdidamente apaixonada, mas foi traída por quem amava e essa traição lhe custou à vida, nem a imortalidade foi capaz de curar essa dor, toda essa mágoa e sofrimento estão presentes na história, nas atitudes dela e para piorar, além de não estar livre de Romeu em seus pensamentos, ela não se vê longe dele, que sempre a persegue em suas missões.
“… houve um tempo em que eu desejava passar a eternidade com Romeu Montecchio. No entanto, deveria saber que devemos ter cuidado com o que desejamos. Eu não tive”
Na luta entre a Luz e as Trevas, Julieta passa por um conflito de emoções. No corpo de Ariel ela descobre sentimentos há tempo escondidos em seu coração, e aos poucos ela descobre que em sua missão, não terá que salvar apenas dois corações apaixonados dos Mercenários, mas sim, e principalmente, terá que lutar pela salvação de sua própria alma.
“Duvido que valha a pena lutar pelos amantes. Já vi muitas almas gêmeas irem parar na escuridão por acreditarem que o amor conquista tudo. Duvido que meus esforços valerão a pena. (…) Duvido que eu seja realmente um Embaixador. Prometi servir a Deus e à luz, mas meu coração está cheio de ódio. Detesto Romeu…”
Confesso que quando vi pela primeira vez o livro Julieta Imortal, fiquei receosa, acredito que lidar com clássico como a história de Romeu e Julieta seja difícil, e constantemente me perguntava se a autora me convenceria sobre seu ponto de vista. Entretanto, assim que comecei a ler o livro, compreendi sua abordagem, ela fala de amor verdadeiro, baseado no dia-a-dia, não naquele que nasce de flertes recheados de poesia. Ela descreve com solidez o amor do século XXI, que é confuso, complicado e incerto. Não tem como saber se um sentimento é eterno ou não, ou mais ainda, se no decorrer da vida, encontraremos um único amor. Gostei tanto desse ponto de vista que me emocionei com os sentimentos de Julieta, as palavras da autora foram capazes de me sentir traída, assim como a personagem. Senti suas mágoas, porque já compartilhei de boa parte desses sentimentos, afinal, quem nunca sofreu por amor?
Além da abordagem sentimental, tem o lado sobrenatural. Gostei da forma que os acontecimentos foram narrados, existem muitos mistérios envoltos na trama, de forma que a narrativa é tão rica, que sem dúvida, dá espaço para uma possível continuação, ou seja, para uma nova história. Assim, me envolvi com Julieta e seus mistérios, e a cada nova página ficava em dúvida a respeito de Romeu. Sua personalidade é tão controversa, que não conseguia saber de que forma interpretá-lo. A vida de Ariel, paralela a missão de Julieta também acrescenta fatos importantes da história, como conflitos emocionais, amor, amizade, relacionamentos familiares, dando brechas para que a história trate de temas presentes no dia-a-dia dos jovens.
O único detalhe negativo que vi no livro, foi à rapidez com que as trama é concluída, senti que faltou algo, queria mais, acabou tudo tão depressa, mas acredito que se a intenção da autora é publicar uma continuação para esse livro, o final foi proposital, deixando-nos curiosos sobre as possibilidades futuras.
Como um romance inusitado, Julieta Imortal nos faz refletir sobre o amor e suas diversas faces, mesclando ação e suspense com a busca pelo verdadeiro amor.
Agradeço a editora Novo Conceito pelo livro. Gostei muito da leitura!
Beijos!
Comente via Facebook