“Chick-lit” é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.
Oi gente!
O post de hoje está pra lá de especial!
Como vocês puderam perceber, ao longo dessa semana, a minha chefinha e gêmea querida vem fazendo uma série de posts sobre a diva Jane Austen para o Especial de Romances Históricos, tema dessa semana.
Assim, o Fuxicando Sobre Chick-Lits de hoje não poderia ser diferente!
Agora, vocês devem estar se perguntando: mas o que os chick-lits tem a ver com a Jane Austen? Chick-lit não é livro moderno e atual?
É claro que se compararmos as obras de Austen com qualquer livro contemporâneo, eles serão completamente diferentes. Porém, minha proposta hoje é a de tentarmos enxergar os livros dessa grande escritora segundo a ótica de sua época.
Motivos para classificar Jane Austen como uma representante dos chick-lits no Século XIX:
- Ao pé da letra, “Chik-lit” significa “Literatura de Mulherzinha”. Os livros de Jane Austen, até os dias de hoje, têm como principal público alvo as mulheres;
- O humor e a ironia são características comuns aos chick-lits e aos livros de Austen;
- Ambos os tipos de livros têm mulheres como protagonistas;
- A leitura nos dois tipos é leve;
- A linguagem utilizada em cada um é característica das épocas em que foram escritos;
- Há uma boa representação da época vivida, bem como de seus costumes;
- Na época em que Jane Austen era viva, os romances não eram vistos como obras literárias de qualidade pela maioria conter muitos clichês e ser considerada fútil. Os chick-lits, da mesma maneira, são vistos muitas vezes com preconceito nos dias atuais por serem considerados vazios e, também, recheados de clichês.
Foi possível estabelecer um paralelo entre ambos?
Não estou aqui dizendo que Jane Austen é uma precursora dos chick-lits, até porque o humor em seus livros é muito mais por um propósito crítico do que por entretenimento, como ocorre no gênero contemporâneo. Porém, ainda assim, consigo aproximar os dois tipos através dos pontos acima citados e minha intenção era tentar fazer com que vocês também passassem a enxergar essas possíveis semelhanças da mesma maneira que enxergo.
Espero ter sido bem sucedida em meu propósito e que tenham gostado do post!
Beijo grande a todos,
Comente via Facebook