Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.
Editora: Farol Literário l 408 Páginas l Jovem Adulto l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4,5/5
Depois de dezesseis anos acreditando ser a princesa de Thorvaldor e por sucessão a futura rainha dessa nação, a garota que cresceu e sempre viveu na corte ao lado do rei e da rainha recebe uma notícia que muda completamente a sua vida. Para driblar uma profecia os reis trocaram sua filha ao nascer, colocando em seu lugar um bebê que poderia enganar a todos ao ser criado como a princesa Nalia, mantendo assim sua verdadeira filha segura, longe do palácio e dos perigos ditados nesta temida visão do oráculo. Assim, quando os anos difíceis passaram e a profecia perdeu sua validade chegou a hora de colocar a verdadeira princesa em seu lugar, o que quer dizer que além de bagunçar a cabeça da jovem que até então acreditava ser Nalia, foi também preciso tirá-la do castelo, de seus amigos, de sua até então família, de praticamente tudo que sempre teve como certo, mas que por fim descobriu que nunca lhe pertenceu. Nalia não era Nalia, mas sim Sinda, uma jovem não muito diferente de outras garotas da sua época: não seria rainha, não conhecia seus verdadeiros pais, não foi criada para ser algo além de princesa então não sabia muito sobre a vida fora da corte, e agora não tinha um mais um lar. Sozinha, perdida e confusa ela deixou dezesseis anos para trás e partiu para uma jornada de aceitação e descobrimento do seu passado, do seu presente e, principalmente, do seu futuro.
“– Quem sou eu? Se não sou ela, então quem eu sou?”
A jornada de Sinda é incrivelmente envolvente. Fazia tempo que não me surpreendia e/ou me envolvia tanto assim com um livro de fantasia juvenil. Entre tantas obras parecidas e previsíveis a história de Eilis O’Neal se destaca por suas particularidades: a trama é surpreendente em vários aspectos e o desenrolar dos fatos não segue o caminho esperado; a ação toma conta da obra em inúmeros momentos mesmo quando o romance está no ar; existem infinitas reflexões quanto o futuro e as incertezas de se ser jovem, de forma que a autora usa sua personagem principal como espelho da juventude que amadurece com suas escolhas; e os clichês são trabalhados e explorados de maneiras profundas, tornando-os parte da história e não o contrário, ou seja, nesse caso os clichês não aparecem como elementos obrigatórios da literatura jovem adulto, muito pelo contrário, eles estão tão enraizados na história que é fácil esquecer que são elementos comuns em livros desse gênero.
O cenário histórico e suas facetas de fantasia também são pontos positivos dessa obra. De fato em nenhum momento eu imaginei que esse seria o rumo da trama (digo na questão da fantasia) ou muito menos que ela se desenvolveria em um contexto medieval, então me vi inegavelmente surpresa com a autora. Fora que ainda temos a descrição de uma aventura épica, a jornada de uma jovem que quer se descobrir só que acaba envolta em uma teia de poder e traição, e que mesmo com medo escolhe lutar por aquilo que acredita ser o correto e o melhor para Thorvaldor – e é aqui que a autora faz o seu ponto. Entre várias idas e vindas do destino, rodeada de muitos segredos e revelações, presa em um mar de confusão com uma amizade que aponta ser bem mais que um laço fraternal (sim, temos um romance fofo demais!), a autora ainda deixa um espaço para reflexões socioculturais, nunca tolerando as diferenças e barreiras econômicas que Sinda, a falsa princesa, enfrenta… Pois é, e vocês achando que a pobre Sinda ficaria reclamando por perder a coroa!
Nesse ponto vale dizer que Sinda é uma personagem pacata, ela não enfrenta as pessoas e aceita sua condição sem brigar ou lutar por suas verdadeiras vontades. De início isso incomoda, mas não por não aceitarmos a personagem, apenas por querermos que ela amadureça logo, o que de fato não tarda para acontecer. Outro ponto que me desagradou de início foi a escrita inconstante da autora quando o assunto é tempo, em um momento estamos no presente, em outros no passado, e em alguns damos um salto para o futuro de forma abrupta. Confesso que nos três primeiros capítulos isso me confundiu, mas depois foi fácil compreender sua forma objetiva de escrever.
No geral, com uma narrativa fluída e diferenciada é impossível não se envolver com a trama de A Falsa Princesa. Eu li o livro em pouco tempo e não tinha vontade nenhuma de interromper a leitura, sem contar que me senti no lugar de Sinda, desorientada e confusa em um mundo totalmente desconhecido, brava por ter sido usada, e perdida por amar aqueles que não podiam mais fazer parte da sua vida. Suspirei, torci, me emocionei e amei o desfecho da trama. Faz tanto, mas tanto tempo que não experimentava essa sensação de conclusão, de ler um livro de fantasia com início, meio e fim (um livro que não vai precisar de mais volumes para saciar o leitor), que terminei a leitura com um sorriso bobo no rosto e com uma vontade danada de dizer para vocês o quanto gostei desse livro. Então, eis meu veredito final: Estou apaixonada! Quero mais livros da autora e quero mais do fofo do Kiernan ♥
Sobre a Série
Calma, como eu já disse A Falsa Princesa é um volume único, ou seja, não possui continuação. Entretanto, a autora anunciou que em dezembro de 2013 lançará um e-book com 25 páginas intitulado A Royal Birthday: A False Princess Short Story. Tal volume contará um pouco mais sobre os personagens principais de A Falsa Princesa e mostrará detalhes da corte de Thorvaldor.
O livro digital ainda não tem capa, entretanto ele já pode ser adquirido em pré-venda no site da Amazon (aqui).
Já no Brasil, ainda não temos um pronunciamento da editora quanto a publicação do conto.
Quotes Preferidos
“- Dispôs-se a lutar uma batalha impossível para me levar ao trono, mas não vai lutar por ele?”
“Tentaria construir uma vida ali. Afinal, de que adiantaria fugir, quando o que eu realmente queria era fugir de mim mesma?”
“Kiernan, pensei de repente, queria que você estivesse aqui. (…). Aqui para me abraçar, para eu poder apoiar o rosto em sua camisa e tremer de preocupação (…). Para sorrir seu sorriso despreocupado e dizer que, juntos, vamos encontrar uma solução.”
Comente via Facebook