Simples e envolvente Nas Proximidades do Amor é uma história sobre encontros, desencontros, confiança e amor. Nalu Alcântara Hanz, uma jovem e atraente publicitária, faz de tudo para reprimir seus sentimentos após ter sido traída pelo noivo. Passado o período de luto ela encontra em Caio uma ilha segura e mantém seu coração afastado de qualquer possibilidade de ser quebrado novamente. No entanto uma virada do destino a coloca lado a lado, literalmente, com Alec e a atração entre os dois é instantânea. Ele faz o que pode para estar com ela, mas Nalu só recua com suas aproximações. Contudo não se foge da verdade por muito tempo, ela sempre aparece. Qual a forma certa de agir quando se tem algo a perder?
384 Páginas l Romance Contemporâneo l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4/5
A leitura de Nas proximidades do Amor foi uma grata e deliciosa surpresa. A trama não traz grandes novidades, já que o enfoque romântico é extremamente previsível, entretanto a narrativa da autora causa um delicioso frenesi, do tipo que envolve completamente o leitor. Talvez minhas expectativas quanto à leitura estivessem demasiadamente baixas, mas é fato que o primeiro capítulo mexeu comigo, levando-me à loucura com o conflito de emoções descrito logo no início da história. Em todo caso, o fato é que é impossível interromper a leitura, da mesma forma que é impossível deixar de se envolver com as idas e vindas dessa bela história de amor.
A narrativa foca em Nalu, uma mulher decidida – o que já ganha pontos com o leitor –, inteligente, e devastada pelo passado. O último relacionamento de Nalu marcou e transformou sua vida, de forma que depois de tamanha desilusão ela fechou-se ao amor. Ela é rodeada de carinho familiar, de bons amigos, e está envolvida em um relacionamento seguro do tipo “amigos com benefícios”. Entretanto, protegida em sua bolha particular a jovem deixa de viver as melhores e mais intensas emoções da vida – o que muda quando Alec, seu novo vizinho, aparece em sua vida para fazê-la sentir um emaranhado de emoções conflitantes. Nesse ponto a trama é clichê, afinal o envolvimento iminente de Alec e Nalu é extremamente óbvio para o leitor, mas o fato é que essa não é uma característica negativa. Alec chega para fazer Nalu viver, para curá-la do seu passado, para encontrar nela uma amiga e, talvez, o grande amor da sua vida. O envolvimento deles é tão perfeito, tão belo de ler, que é difícil não torcer loucamente para que eles fiquem juntos.
Acredito que a grande sacada da autora foi criar dois personagens tão complementares. Alec e Nalu são definitivamente, feitos um para o outro. Por isso o frenesi inicial causado pela leitura, porque a autora é capaz de representar muito bem o início do romance. Sabe aquela paquera gostosa? A fase de conversas longas e divertidas, piadas internas, jantares e filmes… Pois bem, temos tudo isso e um pouco mais. Outro ponto essencial foi a amizade que eles constroem antes do envolvimento físico. Fora que, indo além do romance, temos personagens secundários irônicos, envolventes e engraçados (do tipo de cativam ainda mais o leitor), uma narrativa bem-humorada, e uma pitada de crítica social. Com tantos pontos positivos o livro tem tudo para ser um romance perfeito no melhor estilo sessão da tarde, clichê sim, mas ainda assim envolvente e digno de suspiros. E eu digo que tem tudo para ser, porque o que vai determinar isso são os valores de cada leitor.
Eu adorei a trama, mas algo por volta do final do livro me incomodou. Todos que gostam desse tipo de romance sabem que, uma hora ou outra, a trama dá uma reviravolta para testar a veracidade dos sentimentos do casal. Eu gosto dessas provações, mas nesse caso a vida levou Nalu e Alec para um rumo que eu, particularmente, não aceito. Sei que o amor, pelo menos o verdadeiro, supera tudo. Mas parte do meu coração, e da minha animação com esse lindo casal, se desfez com o peso das escolhas de cada um deles. No final eu só conseguia pensar no motivo para o ser humano ser tão turrão e cabeça dura. Enfim, confesso que a magia diminuiu um pouco, contudo no final das contas ainda achei a leitura verdadeira e emocionante.
Com disse anteriormente, fui surpreendida pela qualidade da escrita da autora Ligia Ortiz. Sua obra é envolvente, divertida, dramática e emocionante, exatamente como um romance deve ser. Para os que gostam do gênero, vale a pena dar uma chance a essa talentosa autora estreante.
Sobre a Série
Nas proximidades do Amor é o primeiro volume da série Predestinados. A saga terá seu segundo volume, Renitências do Amor, lançado em breve. E o melhor é que cada volume da série conta a história de um casal diferente.
Comente via Facebook