Tensão – Após a morte da mãe, a vida de Emily Cooper vira de cabeça para baixo. Ela precisa de um novo começo, e Dillon Parker, seu namorado, a convence a se mudar para mais perto dele a fim de passarem mais tempo juntos. Em Nova York, Emily arranja um emprego temporário como garçonete em um restaurante no centro de Manhattan. Ao sair para fazer uma entrega logo no primeiro dia de trabalho, ela esbarra em Gavin Blake, um empresário sexy e bem-sucedido. Assim que seus olhares se encontram, há uma tensão no ar, mas nenhum dos dois consegue entender ou explicar essa forte conexão. Atormentada, Emily tenta não pensar muito naquele desconhecido que mexeu tanto com ela. Porém, ela descobre que Dillon e Gavin são amigos e que terá de conviver com ele muito mais do que poderia ter imaginado. Perdida em sentimentos confusos, Emily sente o desejo por Gavin crescer e se tornar mais ardente a cada vez que se encontram. Será que os dois vão resistir à tensão ou se entregar a essa paixão, apesar de todas as consequências?
Editora: Arqueiro l 336 Páginas l New Adult l Compare & Compre: Saraiva • Submarino • Amazon l Skoob l Classificação: 3/5
Tensão é o típico livro montanha russa. São muitas emoções, inúmeras idas e vindas, e incontáveis altos e baixos. Em alguns momentos eu amei a história; fiquei completamente cativada pela narrativa envolvente da autora, pelo mocinho charmoso e apaixonado, e pelo romance proibido. Contudo, em outros momentos me irritei demasiadamente com a leitura, com seu triângulo amoroso, com a insegurança da protagonista e, principalmente, com a repetição de vários clichês literários. O fato é que a primeira parte do livro é realmente incrível (do tipo que faz o leitor mergulhar na leitura e se envolver completamente com ela), porém o desenrolar na narrativa não é nenhum pouco satisfatório, pelo menos não sob o meu ponto de vista. Eu definitivamente esperava mais da obra, e não por ter criado falsas expectativas, mas sim porque as primeiras duzentas páginas me fizeram acreditar que o livro seria diferente, que a protagonista seria diferente. Infelizmente, me enganei.
A obra conta a história de Emily, jovem que concluiu a faculdade, perdeu a mãe para o câncer, e que, a pedido do namorado, mudou-se para Nova York para tentar recomeçar. Sua vida mudou completamente em um curto espaço de tempo e, para manter-se sã, ela usa seu relacionamento com Dillon como pilar de força e fonte de segurança. No entanto, o namoro deles é abalado quando Emily conhece Gavin, um rico e charmoso empresário que, ao botar os olhos em Emily, é cativado por sua beleza. Eles passam a se encontrar, criam um laço de amizade e, a cada novo dia, percebem que são feitos um para o outro. Eles deveriam estar juntos, mas Emily tem um namorado perfeito que esteve ao lado dela nos momentos mais difíceis de sua vida, e ela sabe que pode confiar em Dillon, que estar com ele é seguro como estar com Gavin nunca será. Sendo assim, o ponto central da história é que Emily está confusa sobre os seus sentimentos, mas ela nunca escolherá Gavin – o galã conhecido por usar as mulheres – e fará de tudo para manter a segurança que compartilha ao lado de com Dillon.
Eis um fato sobre mim: eu odeio triângulos amorosos, só sou cativada por aqueles que são explorados ao ponto de convencer o leitor de que os personagens envolvidos realmente estão divididos. Mas, vou contar um segredo sobre Tensão, Emily não está dividida, ela apenas tem medo de ouvir seu coração. E foi isso que me irritou completamente. Você amar seu namorado e não querer se entregar a uma paixão momentânea é uma coisa, mas me enoja você estar completamente envolvida com outra pessoa e, ainda assim, continuar com seu relacionamento. Ao contrário do que pode parecer, quando Gavin descobre que Emily tem um namorado ele se contenta com sua amizade. Ele realmente se apaixona por ela e, apesar de sofrer, quer vê-la bem e feliz. O problema é que ela não está plenamente feliz, e eles sabem disso, da mesma forma que sabem que Emily nunca assumirá suas dúvidas e inseguranças. Tudo o que Gavin tem de cavalheiro, amigo e companheiro – porque acreditem, ele é um dos melhores mocinhos que já conheci –, Emily tem de fraca. Escrevendo essa resenha consigo perceber que foi ela que me incomodou tanto durante a leitura. Seu papel de coitadinha não me convenceu, e o fato dela não querer ver a verdade me deixou demasiadamente nervosa. Em contrapartida, Gavin é incrível, verdadeiro e, de certa forma, foge do estereótipo literário ao qual estamos acostumados.
A escrita é fluída e envolvente, a autora aborda com veracidade temas complexos e dolorosos como o câncer e o alcoolismo, o romance nasce e ganha força de uma maneira encantadora, o protagonista é – como já disse – puro charme e paixão, mas a mocinha e sua insegurança são um grande problema para a leitura. Não dá para simplesmente ignorá-los, mas dá para torcer para o mocinho encontrar uma pretendente melhor, não é mesmo? Risos. Estou sendo má, mas é que realmente não gostei de Emily, pelo menos não como achei que gostaria. Talvez o verdadeiro problema tenha sido eu e minhas expectativas infundadas. Ainda assim, me renderei a leitura do próximo livro na esperança de que, as dificuldades do primeiro volume, façam da mocinha alguém mais decidida e madura.
Sobre a Série
Tensão é o primeiro volume da duologia Collide, composta pelos livros Tensão e Pulse (que ainda não foi publicado no Brasil).
Comente via Facebook