Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
Editora: Rocco l 256 Páginas l Distopia l Compre: Saraiva • Submarino • Amazon l Skoob l Resenha: Day Farias l Classificação: 5/5
Amo distopias – isso já é um fato sobre mim! risos – mas, realmente demorei para enfim ler Legend e um dos principais motivos é que sou naturalmente “repelida” quando um livro se torna alguma espécie de “modinha” e, na época em que ouvi falar dessa trilogia, ela era o alvo da maior parte das resenhas em blogs literários. Deixei o tempo passar, mas quando vi dois livros da trilogia em promoção no Submarino, simplesmente não resisti e tive que comprá-los… e que ótima escolha eu fiz!
June é uma garota prodígio da República: com a nota mais alta já registrada na Prova (um teste que determina como será sua vida a partir dali) e com grandes habilidades militares, seu futuro é praticamente certo: defender a República que tanto respeita. Já Day é uma lenda, mas não no modo positivo da palavra: ele é o criminoso mais procurado da República que odeia o governo e suas leis injustas e sempre está disposto a ferir a República. Caminhos tão diferentes poderiam se encontrar? Sim, pois quanto Metias – o irmão e única família de June – é assassinado e as suspeitas caem sobre Day, uma promessa irá uni-los. June fará de tudo para levar o assassino de seu irmão à justiça… mas, será que a verdade é tão simples assim?
A sociedade criada por Marie Lu é muito bem construída, e o modo como nos é apresentada a torna ainda mais realista. A leitura é rápida, recheada de ação, do tipo que não permite que o leitor mude o foco de sua atenção: é natural ler vorazmente esse livro e fechá-lo já de olho em Prodigy, sua sequência! Embora eu tenha sentido que o romance aconteceu de forma rápida demais, acabou por fazer sentido; como em Jogos Vorazes, a autora transformou o relacionamento em um pano de fundo que não ofuscasse a real preocupação de passar uma mensagem, uma crítica social. Mas de nenhuma forma isso deixou o relacionamento entre June e Day menos envolvente. O legal dos personagens principais é que eles são tão interessantes juntos quanto são separados – mas claro que eles se tornam bem mais quando estão juntos: é fácil torcer pelo casal, mas ao mesmo tempo ser cativa pelas suas personalidades e não só pelo seu envolvimento. A leitura flui de uma ótima maneira e, se eu realmente tivesse tido tempo, definitivamente teria lido em muito menos tempo!
Real, inteligente, com personagens cativantes… é impossível descrever Legend em uma única palavra, mas realmente espero ter passado tudo o que senti com essa história: muitas emoções. Com certeza mais do que indico o livro.
Sobre a Série
Esse é o primeiro volume de uma trilogia já publicada pela Rocco.
Beijos!
Comente via Facebook