Imaginar algo melhor e mais interessante é o que faz de nosso mundo um lugar de constante transformação. Alguns dos maiores atos revolucionários de nossos tempos aconteceram porque alguém teve coragem de pensar diferente. Em O mundo imaginário de…, Keri Smith pede que o leitor crie um mundo completamente novo e inusitado. Primeiro, ela sugere listas: coisas amadas, coleções, cores, formas, ideias, pessoas e criaturas das mais fascinantes. Elencados nas páginas do livro, esses itens serão as pedras fundamentais do seu lar imaginário. Daí para a frente, as tarefas não param mais: construir paisagens, inventar nomes, bolar mapas, moeda, conceber habitantes, marcas, comidas, história e muito, muito mais. Mais uma contribuição de Keri Smith às mentes criativas deste mundo, para artistas e sonhadores de todas as idades que vão revolucionar o cotidiano com todas as infinitas possibilidades de seus mundos imaginários.
Cortesia: Editora Intrínseca l 192 Páginas l Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob
Às vezes nosso dia a dia é tão corrido que não temos tempo de refletir sobre o rumo da nossa vida. Nesses momentos livros como o da Keri Smith, que propagam a liberdade de pensamento e aguçam a imaginação, nos fazem tirar um tempo para pensar sobre o que queremos para o futuro – e não apenas o nosso, mas o do mundo inteiro.
O Mundo imaginário de… é um livro interativo que permite que o leitor crie seu próprio mundo. A obra conta com várias tarefas que nos fazem pensar sobre as normas e diretrizes que regem nossa sociedade atual. Entretanto, indo muito além de uma mera reflexão, ao nos propor a criação de um novo mundo – nos fazendo nominá-lo, definir quais serão suas regras, como serão suas casas e comércios, quais serão seus monumentos espirituais, e como as pessoas viverão nesse novo mundo – a autora leva o leitor a pensar sobre a possibilidade de unir o mundo da imaginação com o mundo da vida real. Ou seja, o ponto é você pensar no que deseja e trazer isso para sua realidade.
“(…) alguns dos melhores momentos da vida ocorrem quando aprendemos alguma coisa e mudamos nossa maneira de pensar. É assim que crescemos.”
O bacana do livro é que ele realmente faz o leitor liberar sua imaginação. As tarefas são engraçadas e, se você realmente se entregar, tira conclusões hilariantes delas. Além disso, a reflexão sobre como seu mundo ideal seria deixar o leitor mais atento às particularidades de sua sociedade. Pelo menos foi assim comigo; comecei a pensar sobre o nosso mundo e refletir no motivo por trás de sermos ou não de uma determinada maneira, ou de uma coisa ser ou não aceita como certa. Confesso que não sou apaixonada por esse tipo de história, geralmente tenho preguiça de cumprir as tarefas, entretanto gostei da proposta política e social por trás da obra da Keri Smith.
Mas a questão central é responder: como seria o seu mundo? O meu mundo, refleti a partir do livro, giraria em torno de tudo o que a literatura trouxe de bom para a minha vida. Ler e escrever sobre os livros lidos me mudou, então gostaria que isso pudesse se expandir para um mundo onde a leitura fizesse parte da vida de toda a população. Assim, todos poderiam aprender como eu aprendi: amando o próximo e suas diferenças, respeitando as opiniões distintas, viajando pelo mundo através das páginas de um livro, acatando o passado, ansiando mudanças no presente e, principalmente, refletindo sobre o futuro. Então com certeza meu mundo ideal seria uma biblioteca gigante. E o seu?
Comente via Facebook