Depois que Sydney Sage escapou das garras dos alquimistas, que a torturaram por viver um romance proibido com Adrian Ivashkov, o casal passou a viver exilado na Corte Moroi. Hostilizada por todos ao seu redor por ser uma humana casada com um vampiro, a garota quase não sai de casa e perde a noção do tempo, trocando o dia pela noite. Mas logo Sydney se vê obrigada a abandonar seu refúgio, já que seu coração continua apertado desde que Jill Dragomir desapareceu. O sumiço da jovem princesa vampira coloca em risco toda a estabilidade política dos Moroi… Então quem estará por trás desse sequestro? Sydney precisa dar um jeito de trazer a amiga de volta — e ao mesmo tempo alcançar sua própria liberdade.
Editora: Seguinte l 336 Páginas l Jovem Adulto Sobrenatural l Compare & Compre: Saraiva • Amazon l Skoob l Classificação: 4/5
Acabou. Depois de anos acompanhando essa série ela simplesmente chegou ao fim. Não consigo colocar em palavras o que sinto nesse momento – é uma mescla de dor, saudade e resignação. Não é segredo que sou apaixonada pelos livros da Richelle Mead; acho a escrita dela extremamente envolvente e real, afinal mesmo em cenários fantasiosos ela consegue dar vida aos sentimentos mais fortes que movem nosso mundo: amor, amizade, ganância, vingança, esperança… Por isso, é muito difícil para mim dar adeus ao mundo fantástico de vampiros, bruxas, guardiões, alquimistas e tudo mais que une Bloodlines e Vampire Academy. Sei que para quem não leu é difícil entender a ligação entre as séries, algo que sempre exalto, mas o fato é que, para mim, uma sempre foi uma continuação direta da outra. Quando terminei Vampire Academy, muito antes de firmar o Livros & Fuxicos, me senti frustrada: eu precisava saber mais sobre esse mundo. Meu coração só se aquietou quando comecei a ler Bloodlines, mas agora ambas as séries terminaram e me sinto órfã; perdida em um mundo literário em que meus personagens favoritos só participarão como lembrança dos bons livros lidos. Então sim, já estou sofrendo de saudade!
Ao contrário do que esperava, O Círculo Rubi é adrenalina pura do começo ao fim. O decorrer da narrativa coloca os protagonistas, Sydney e Adrian (meus lindos do coração), em vários apuros físicos e mentais. O amor deles está mais forte, contudo eles precisam superar várias barreiras, como o fato deles não serem aceitos com um casal – afinal em que mundo um vampiro e uma humana (uma alquimista criada para repudiar seres sobrenaturais) ficariam juntos? –, de eles terem várias pessoas querendo suas cabeças em uma bandeja de prata, e do relacionamento deles estar sendo afetado pelo espírito, poder que Adrian domina por ser um vampiro Moroi. E se não fosse suficiente, o casal ainda tem em seu caminho uma grande missão, algo que garantirá a segurança do mundo como eles o conhecem. Ou seja, além de serem caçados por pessoas preconceituosas eles ainda precisam ajudá-los salvando-os do perigo e garantindo a sobrevivência do mundo deles. É mole ou quer mais?
O que mais me surpreendeu nesse livro é que a autora une todas as pontas soltas dos outros livros, não as que obviamente precisavam ser resolvidas, mas sim as que foram esquecidas pelos leitores. O fato é que todos os pesadelos de Sydney voltam para assombrá-la: guerreiros da luz, bruxas, alquimistas, sua família e as mentiras que eles contaram…agora tudo está interligado e ela precisa, mais uma vez, salvar o mundo. Definitivamente a ação é incrível, a autora foi muito inteligente em unir as pontas soltas em um grande quebra-cabeça, deixando o fluxo de leitura inebriante – eu nunca tinha lido um livro dessa série com tanta rapidez! Além da missão de Sydney, também podemos acompanhar as aventuras de Adrian. Ele nutre a necessidade de se sentir útil, e nesse volume o personagem finalmente tem a chance de mostrar toda a sua força e poder – não só ao lutar contra o espírito que quer dominá-lo, mas ao participar de uma missão (ao lado de Sydney, claro) de vida e morte. Definitivamente os dois me deixaram loucos com suas manias de arriscar suas vidas, mas isso é um dos grandes diferenciais dos personagens da Richelle Mead: eles se doam sem pensar duas vezes. ADORO!
Sydney como sempre está cada vez mais forte e perspicaz. Amo a força dessa protagonista – ela faz praticamente tudo sozinha, são poucos os momentos em que alguém precisa salvá-la, pois geralmente é ela a salvadora e a figura que todos procuram quando precisam de ajuda. O romance também está ainda melhor, ele evoluiu para um nível mais crível, mostrando o quanto Adrian e Sydney sofrem com o preconceito alheio. E ainda temos vários mistérios de cair o queixo e a volta de vários – sim, eu disse vários! – personagens de Vampire Academy. Sim, o livro é espetacular como tudo o que a Mead escreve.
Contudo, tenho ressalvas: esperava mais. O livro realmente é ótimo, mas senti que em muitos momentos a grande batalha foi suavizada. Deixar tudo para ser resolvido no último livro, talvez, não tenha ajudado tanto a autora, que teve que correr com os acontecimentos dando a impressão de ser tudo fácil demais. Também não gostei do capítulo final e de como ele foi extremamente romantizado. Não me entendam mal, o final é lindo, porém senti que as questões políticas e sociais, as quais sempre influenciaram o desenrolar da história, foram deixadas de lado. E o ponto é: isso significa que teremos mais livros desse universo? Porque eu sinceramente espero que sim. Existe um detalhe em especial que pode revolucionar o mundo escrito pela autora, então imagino que ela ainda não terminou de escrever tudo o que queria.
No geral foi uma leitura extremamente emocionante. Como disse, dói dizer adeus, então vou acreditar que isso é um até logo e que o final mais vago é só o começo de uma nova série. Quem sabe, não é mesmo? Fãs podem sonhar! Risos. E já deixo meu apelo: deem uma chance para essa autora, ela é simplesmente incrível! E sim, vocês podem ler só Bloodlines ou só Vampire Academy. As séries estão ligadas, mas ambas possuem começo, meio e fim.
Sobre a Série
O Círculo Rubi é o último volume da série Bloodlines composta por seis livros: Laços de Sangue, O Lírio Dourado, O Feitiço Azul, Coração Ardente, Sombras Prateadas e O Círculo Rubi.
Comente via Facebook