Multidões ao redor do mundo foram ao delírio com a recente estreia de Star Wars VII – O Despertar da Força. Mas, ao mesmo tempo, uma parcela significativa da humanidade ainda se pergunta: Mas afinal, qual a história de Star Wars?
As duas trilogias contam histórias que se entrelaçam, mas podem deixar um leigo confuso. Então, vim aqui contar um pouco sobre a fascinante história da Força e como ela interligou muitos destinos em uma galáxia muito, muito distante.
Sobre as trilogias de Star Wars
A franquia é composta por duas trilogias e um sétimo filme lançado recentemente (e intitulado O Despertar da Força). Toda a história gira em torno da família Skywalker.
Já a segunda trilogia, lançada em 1999, é um prequel da história original. Sabe o temido Darth Vader? Ele tem uma história, e a segunda trilogia é sobre ele e o como o jovem Jedi se tornou um vilão. Portanto, a segunda trilogia lançada é composta por: A Ameaça Fantasma (1999), Ataque dos Clones (2002), e A Vingança dos Sith, e foca na história de Vader até o momento em que Luke entra em sua vida.
Mas o ponto é: A segunda trilogia lançada é a primeira em ordem cronológica para a história. Então a história começa com a trilogia prequel, segue para a trilogia original, e terá continuação com a trilogia sequencial (iniciada agora em 2015 com o filme O Despertar da Força).
Dois fatos que você deve saber para entender Star Wars
Primeiro: a Força está em tudo e em todos. É um campo de energia que está em todas as coisas. É intocável, não pode ser percebida pelos sentidos comuns, mas pode ser sentida por meio do sexto sentido. Ela flui em mim e em você. Somos manipulados por ela, mas também podemos manipulá-la.
Segundo (e meio óbvio): Existem dois lados da Força e é aí que começa a história. O lado luminoso prega paz, sabedoria, compaixão, e encontra seu auge nos cavaleiros Jedi (lê-se jedai). São uma mistura de monges, samurais e policiais, responsáveis por manter a ordem da galáxia.
O Lado Sombrio, ou Negro, é a representação de tudo que há de errado no universo: egoísmo, ganância, medo, ódio, cobiça e ciúmes. Ele é dominado pelos Sith (lê-se sif). Os Sith podem ser considerados mais fortes que os Jedi, porque não possuem escrúpulos.
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante…
A história começa em uma época em que os Cavaleiros Jedi são considerados os seres mais poderosos do universo. Grande parte da galáxia imagina que os Sith foram destruídos. Todos os planetas são governados de forma diplomática e seus governantes formam a República Galáctica. Mas essa democracia está sendo ameaçada por políticos corruptos que tentam dar um golpe para conseguir benefícios para seus planetas e para si mesmos. Eles são guiados pelo último Sith.
O início da saga da família Skywalker aparece nesse momento a partir do seu patriarca, o então jovem escravo Anakin, que vive no planeta desértico chamado Tatooine. Ane, como é carinhosamente chamado por sua mãe, é um garoto de nove anos que foi encontrado pelo mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-wan Kenobi. Qui-Gon sente que a Força é poderosa no garoto e descobre que ele pode ser o Jedi mais poderoso que já existiu.
Em paralelo, a jovem Padmé Amidala é apresentada ao pequeno escravo. Padmé tem apenas 15 anos e carrega um grande fardo nas costas: o destino de seu planeta natal, o Naboo. Entre trancos e barrancos, Anakin é forçado a se despedir de Padmé e é apresentado ao Conselho Jedi. De cara, o menino é rejeitado por ter ultrapassado a idade ideal para o início do treinamento e por ter um futuro sombrio à sua frente. Mas, por insistência de Qui-Gon, o jovem Skywalker começa seu treinamento e fica conhecido por destruir o primeiro protótipo da arma bélica conhecida como Estrela da Morte.
Já na adolescência o rapaz passa por conflitos próprios da idade e passa a não concordar com algumas regras do modo de vida Jedi. Ele expressa seu interesse em Padmé e, após enfrentar a aparente morte, acaba se casando em segredo com a moça. Anos mais tarde, Ane agora é um Jedi formado, um dos líderes do exército da República que luta contra os separatistas e também um dos mais impulsivos e audaciosos Jedis que se conhece. Em segredo, vive com sua esposa que agora está grávida.
A vida secreta, as constantes dúvidas e medo de perder quem ama, os sentimentos de raiva e revolta contribuem para que Anakin se renda ao Lado Negro da Força. Anakin termina se tornando o temível e terrível Darth Vader e, com toda a sua força, dá início ao expurgo Jedi. Poucos Cavaleiros Jedi sobreviveram. Apenas Obi-Wan e Mestre Yoda conseguiram escapar.
E aqui acaba a primeira trilogia, o prequel que foca na história de Darth Vader.
Dezoito anos se passaram e a República já não existe mais. Os sistemas que não estão sob o domínio Sith estão sendo conquistados. Não existem Jedis para deter os Sith e o Imperador continua seu plano de dominar a galáxia.
A princesa Leia tornou-se uma das líderes da Aliança Rebelde e foi capturada por Darth Vader. O Lorde Negro dos Sith acredita que a princesa tem em suas mãos os planos de construção da nova arma bélica do Império que a Aliança Rebelde havia interceptado. Por sua vez, Luke contrata dois robôs, R2-D2 e C-3PO, para trabalharem na fazenda com ele e seu tio. Um desses robôs, um droide astromecânico, possui uma mensagem importante para entregar ao General Obi-Wan Kenobi. Enquanto procurava o pequeno droide que havia fugido, Luke encontra o velho eremita Ben Kenobi e faz a ligação de que talvez o velho louco seja o General que R2 está procurando. Ben revela ser o Jedi Obi-Wan Kenobi e conta como Darth Vader teria matado o pai de Luke.
Luke passa a fugir dos soldados do Império que estão à caça dos robôs e contrata os serviços do contrabandista Han Solo e seu copiloto Chewbacca. Juntos eles resgatam Leia e se unem à Aliança Rebelde. Ben Kenobi enfrenta seu antigo aprendiz pela última vez e Luke sente que deve abraçar a vida Jedi.
O rapaz inicia seu treinamento com o velho Mestre Jedi Yoda e descobre mais segredos sobre sua família. Segredos que o deixam revoltado. Em uma batalha com Darth Vader, Luke descobre quem é seu pai e que ele ainda está vivo. Vader esconde, ou tenta esconder, do Imperador que a Força é poderosa em Luke. Porém, o Imperador sente que Vader esconde algo e ordena a captura de Luke. O plano é simples. Converter Luke ao Lado Negro e se livrar de Vader.
E aqui acaba a trilogia original
Já a nova trilogia fica mais complexa e envolvente por culminar no surgimento de outro Sith – ainda mais poderoso que Vader e que pretende seguir seus passos. A Aliança Rebelde, comandada por Leia, busca desesperadamente por Luke, que desapareceu após ter fracassado com um de seus aprendizes. Agora a sorte da Galáxia repousa nas mãos de um soldado traidor e de uma órfã sensitiva da Força.
E aqui terminou o primeiro episódio da trilogia sequencial.
Espero que a postagem tenha os ajudado a entender um pouco mais sobre o universo Star Wars – Logo mais falarei sobre o sétimo episódio da franquia que inicia uma nova trilogia.
Comente via Facebook