Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali. Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração. Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & Gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.
Editora: Intrínseca l 320 Páginas l Jovem Adulto l Compare & Compre: Submarino • Amazon l Skoob l Classificação 5/5 ♥
Lina acabou de perder a mãe para o câncer e, por causa de uma promessa que fez para ela, vai ter que passar o verão na Itália. Por anos foram apenas as duas contra o mundo – sem menção nenhuma sobre o desconhecido pai da garota. Contudo, com a morte da mãe, Lina vai parar exatamente onde nunca imaginou: na casa do pai, na Itália! Machucada com a perda recente, angustiada com a mudança abrupta e chateada com o pai, que aparentemente nunca quis conhecê-la e agora será obrigado a cuidar dela, o coração da garota está em frangalhos. E, se não fosse o suficiente, ao chegar no seu destino final ela descobre outras coisas perturbadoras: sua nova casa está localizada no meio de um cemitério, seu único vizinho – que mora em uma casa de biscoitos! – é um fofo, e sua mãe deixou um presente especial reservado para o verão da garota na Europa, um diário sobre os dias que seus pais partilharam na Itália. – Será que Lina está pirando com tantas novidades? Com certeza!
Uma das coisas mais incríveis desse livro é que ele é narrado de forma intercalada entre o presente (que é dominante na narrativa) e o passado (que traz alguns trechos do diário da mãe da protagonista). O bacana desse tipo de estrutura é que somos instigados a conhecer mais sobre os pais de Lina ao mesmo tempo em que presenciamos a emoção que a garota sente ao ler algo escrito pela mãe – é agridoce: doloroso por conta da perda recente, e alegre por apresentar um pedaço da vida de seus pais sobre o qual Lina não fazia a menor ideia. Para mim foi uma surpresa encontrar um livro que é fofo, que narra o dia a dia de uma menina descobrindo o futuro que deseja construir (ao lado de um novo amigo incrível e extremamente fofo), e também discorre a respeito de uma jovem que perdeu a mãe, seu porto seguro, e que precisou viajar para o outro lado do mundo para encontrar um pai que nunca quis saber dela. Foi tão emocionante participar dessa jornada! Em alguns momentos, principalmente os do diário, precisei segurar o choro. Enquanto em outros, com sorvete, garotos fofos e uma Itália maravilhosa de pano de fundo, fui contagiada pela energia jovem desse livro.
Além de uma narrativa bem construída e de uma variedade de emoções, a obra também traz um romance incrível. Ren é o tipo de mocinho que realmente é um mocinho. Ele apoia, ajuda, escuta ao mesmo tempo em que compartilha suas histórias, e faz de tudo para ver Lina feliz. O romance nasce mais rápido do que estou acostumada a encontrar em livros assim, mas a proposta da autora foi demais: venha para a Itália e se apaixone (por garotos educados e charmosos, pelas construções e galerias de arte ou, quem sabe, por nossos deliciosos gelatos).
No fim gostei de praticamente tudo no livro: os segredos relacionados à paternidade, a relação de amizade que nasce entre Lina e Ren (que é um FOFO LINDO e já disso FOFO?), o clima gostoso de viagem e diversão (sério, as paisagens e a típica atmosfera italiana me deixaram com uma vontade gigante de conhecer esse país), e a mensagem final que o livro deixa no leitor.
Amei, muito, e agora não vejo a hora de ir para a Itália. Sério, leiam, tenho certeza que vão amar!
Comente via Facebook