agosto 16, 2018

A emoção de viver uma Bienal como autora

Escrevo para nunca esquecer dos dias incríveis que vivi na última Bienal de São Paulo. Para ser capaz de relembrar de cada um deles e, principalmente nos momentos de medo e dor, deixar que as memórias façam meu coração transbordar de amor.

Participar de uma feira literária sempre é emocionante. Sou do interior do Paraná e desde que criei o Livros e Fuxicos sonhava com o dia em que poderia participar de uma Bienal. Demorei um bom tempo para realizar esse sonho, mas desde então não perco uma edição (salvo a vez que estava de lua de mel, mas esse é assunto para outro momento).

O fato é que amo a sensação de estar rodeada de pessoas que sentem o mesmo que eu: a alegria de ler um bom livro, a felicidade de encontrar outros leitores tão entusiasmados quanto eu, e o amor incondicional pelas palavras lidas, ditas e estampadas nos estandes e corredores da feira. Os livros mudaram minha vida, minha maneira de pensar e meus sonhos. Por isso, a cada Bienal sou invadida pela emoção de amar algo que só me faz bem e, à minha própria maneira, colaborar para propagar esse amor – seja através das resenhas escritas, dos vídeos no Youtube ou de um bate-papo informal com meus leitores.

Contudo, a verdade é que a Bienal de 2018 foi completamente diferente de tudo o que já vivi. Finalmente entendi que encontrei outra maneira de propagar amor: escrevendo minhas próprias histórias. A cada passo dado dentro do Anhembi, minha fé em mim mesma, nos meus sonhos e no meu trabalho, foi renovada. E a cada foto, abraço, sorriso e autógrafo, a voz da Brianna retumbava em minha mente, lembrando-me que eu tenho o poder de transformar meus sonhos em realidade.

“Inconsequente, egoísta e tola, minha mente grita. Mas, enquanto me levanto e tiro o pó da saia, meu coração responde curiosa, esperan­çosa e aventureira” (Trecho de Volte para Mim)

Nessa Bienal eu vi pessoas lendo meu livro (bem do meu ladinho), vi gente que não me conhece comprando um exemplar de Volte para Mim e até mesmo indicando para amigos, conversei com leitores que não gostam de romance mas que resolveram ler meu livro mesmo assim, e abracei pessoas maravilhosas que amam romances de época tanto quanto eu e, não só deram uma chance ao meu primeiro livro, como também acolheram essa história em seus corações.

Também conversei com pessoas que vieram de longe só para me ver, com outras que – assim como a Brianna – abandonaram seus lares em busca de uma nova e vida, e até mesmo com leitores que se identificaram com Volte para Mim e seu romance cheio de falhas, com a doença da duquesa e com essa família imperfeita que escolheu perdoar e amar.

Sabe outra coisa linda que vi e vivi nessa Bienal? O reconhecimento da literatura nacional e do romance de época. Vi autores nacionais (seja os que admiro de longe ou os que tenho o prazer de chamar de amigos) realizando seus sonhos, sendo lidos e respeitados, e arrastando uma legião de fãs pelos corredores da Bienal. Além disso, tive o prazer de ver o romance – principalmente o de época – finalmente recebendo o destaque merecido. Livros que esgotaram, autores do gênero que assinaram novos contratos de publicação, e estandes decorados com paredes inteiras só para os romances de época. Uma parte de mim gostaria de dizer para a Paola de sete anos atrás, que para ler o gênero precisava fazer loucuras nas livrarias online de Portugal, que esse momento chegaria.

 

Primeiro Encontro de fãs e autores de Romance de Época

 

Primeira tarde de autógrafos no estande da Editora Planeta






 

Segunda Edição do Piquenique Literário

Em suma, não andei pelos estandes, quase não filmei ou tirei foto para vocês (mas vamos ter vlog mesmo assim, então fiquem de olho no canal!), também não fiquei na fila dos meus autores favoritos e comprei bem menos do que gostaria. Pela primeira vez em anos a Paola blogueira deu lugar para a Paola autora. Vivi do outro lado desse mundo e, sinceramente, só posso dizer o quanto foi incrível, emocionante e especial. 

A cada um que parou para um abraço, um sorriso, uma foto, uma palavra de apoio, um autógrafo e até mesmo um desabafo, eu deixo meu muito obrigada.

Foi lindo. Surreal. E gratificante.

Só quem vive com mais de um emprego – no meu caso: administradora, blogueira e autora – sabe como é se dividir em mil para realizar seus sonhos. E encontrar vocês e receber tanto amor fez cada escolha e sacrifício valer a pena.

Amo vocês!

 

PS. E pelas fotos incríveis preciso agradecer a querida Ingrid Benicio e ao Manu. Amei ver a emoção desses dias por trás de cada foto (e logo posto as outras das redes do LeF, tá?). Vocês dois são demais!

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

26 Comentários

  • Mariana Ribeiro
    31 agosto, 2018

    Acho que fui uma das primeiras pessoas a te encontrar na Bienal. Fiquei de vigília te esperando,junto com a fofa da Aione, na entrada da feira. Foi indescritível poder conhecer vcs 2, a quem eu tanto admiro, na mesma hora e no mesmo lugar. Só me lembro de comentar que vcs me influenciaram mto no meu vício de leitura e que vcs 2 eram mto altar perto de mim. (Na vdd vcs são altar e eu mto baixa. kkkkkkkkkk) De todas as formas, parabéns por essa vitória, torço mto pra que seja a primeira de muitas outras que ainda virão. Obrigada pelo carinho e por ser tão especial assim! Beijo

    • Paola Aleksandra
      03 setembro, 2018

      Sua querida! Obrigada pelo apoio e carinho, Mari. Foi muito especial poder te encontrar ♥♥♥

  • Karen Lima
    31 agosto, 2018

    Que linda! encontrei seu blog por acaso, procurando resenha do quarteto da Julia Quinn, e já estou amando.
    Parabéns por sua conquista, e que venha muito mais.

    • Paola Aleksandra
      03 setembro, 2018

      Que bom saber disso, Karen! Espero que sempre encontre ótimas dicas por aqui 🙂

  • Suzana Antonio
    30 agosto, 2018

    Maravilhosa é ela! 😀
    Você me inspira"

  • Paola Aleksandra
    23 agosto, 2018

    Minhas fuxiquetes que eu amo ♥♥♥

  • Paola Aleksandra
    23 agosto, 2018

    E você vive no meu coração ♥ Obrigada por tudo, Pa. É tanto carinho e apoio que meu coração chega a transbordar.

  • Stephany Almeida
    17 agosto, 2018

    Pah, só tenho uma coisa a dizer: Que orgulho!
    Você foi incrível nessa bienal e me sinto honrada em ter participado desse momento! Amei o post!
    Um grande abraço,
    Ste @stebookaholic

  • Danny Carey
    17 agosto, 2018

    Lindoooo… acompanho o Livros e Fuxicos há anos e chorei ao ver as fotos, que transmitem toda a sua felicidade real e realização pessoal. Muito emocionante Pah. Que Deus te ilumine e continue te abençoando infinitamente. Beijos quentinhos no seu coração 😀

  • Jussara Da Silva Manoel
    17 agosto, 2018

    Ler cada palavra só me emociona, e me deixar muito, mais muito feliz mesmo com tudo o que está acontecendo. Desde que comecei a ver os vídeos no seu canal ha alguns anos, comecei a sonhar junto com você nas realizações dos seus sonhos, e poder pegar volte para mim em mãos, ler e chorar (que foi muito, só Deus sabe) foi incrível, e percebi que não devemos deixar de desejar e correr atrás daquilo que desejamos. Obrigada, Pah, você não sabe o quanto você me inspira e me deixa feliz com a sua alegria. Só posso desejar muitos sucessos para você, e que em breve um novo livro sendo lançado com muito amor por você, e muitos mais. Que momentos como esses que passou na Bienal possa se repetir enumeras vezes. Espero ter a oportunidade de conhecê-la um dia e poder receber esse abraco apertado. Você me orgulha. Um beijão ❤️

    • Paola Aleksandra
      23 agosto, 2018

      Amém! Sua querida ♥ Obrigada por sonhar comigo e sempre me apoiar. Eu sinto o cartinho de vocês e isso é muito importante para mim (principalmente nos dias em que o medo e a insegurança bate). E saiba que estou torcendo por você, viu?

  • Leticia Golz
    16 agosto, 2018

    Que texto lindo, Pah!
    Foi muito incrível te conhecer pessoalmente.
    Você é exatamente aquilo que vemos nos vídeos, uma pessoa cheia de amor.
    Impressionante como você não tirava aquele sorriso do rosto em momento algum. E abraçou todos nós com a mesma energia.
    Definitivamente, Pah, você é demais! Não tem como não tem como não te admirar ainda mais depois disso.
    E agora estou na expectativa por seu novo livro (mais um best seller).
    Obrigada por ser tão maravilhosa!

    • Paola Aleksandra
      23 agosto, 2018

      Amém, amém, amém!
      Obrigada você pelo carinho e por fazer parte da minha vida. Sou tão grata por ter pessoas queridas – como você – ao meu lado.
      Essa Bienal vai ficar gravada no meu coração para sempre!

  • Allanis Marachutti
    16 agosto, 2018

    Oii Pah, queria dizer que amei te conhecer e você é uma pessoa maravilhosa. Já comecei seu livro e estou amando, não vejo a hora do ápice do romance acontecer. Já fiz diversas marcações de várias frases com que me indentifiquei. Espero vê-la na sessão de autógrafos da próxima bienal com mais livros seus! Um grande beijo ��

    • Paola Aleksandra
      23 agosto, 2018

      Torcendo para você amar o final do livro! Depois me conta, viu? E obrigada por tanto carinho ♥

  • Vander Christian
    16 agosto, 2018

    Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!E como é bom ver os escritores nacionais parando a Bienal!
    Super abraço!

  • Graziele
    16 agosto, 2018

    Que emocionante esse post, Pah!!!! Nós leitores do L&F ficamos muito felizes de ver você realizando esse sonho. Foi incrível te encontrar na bienal e trocar algumas palavras e abraços. Você é uma querida e com certeza irá muito longe! Que venham os próximos livros! *-*

    Ps: Brianna aqueceu muitos corações com sua história de fortaleza e perdão.
    E viva a literatura nacional! <3

    • Paola Aleksandra
      23 agosto, 2018

      Que lindo ler isso! Obrigada por fazer parte da minha vida, Grazi (e por acolher a história da Bri em seu coração!) ♥

  • Unknown
    16 agosto, 2018

    Paola, eu também sou do interior do Paraná, esse ano tive a chance de ir para a minha primeira Bienal, eu amei tudo lá, ver tanta gente apaixonada pelos livros me deixou muito encantada, mas a parte que eu mais amei foi ter a chance de te conhecer pessoalmente. Foi por sua causa que meu amor por romance de época nasceu. Você é uma pessoa muito querida e incrível. Obrigada por esse carinho imenso que você tem pelo seus fãs! Muito sucesso e que venham muitos livros ainda! 🙂

  • Rafa Perez
    16 agosto, 2018

    Não consigo nem por em palavras como foi emocionante te conhecer e passar tanto tempo com você nesses dias! Estou tão feliz por você! E tenho certeza de que terá cada vez mais sucesso! ♡

    • Paola Aleksandra
      23 agosto, 2018

      Minha ajudante mais linda! Obrigada você por viver esse momento ao meu lado ♥