No dia 17 de Setembro tive o prazer de participar novamente dos bastidores da gravação da novela Orgulho e Paixão. E, nada mais nada menos, do que em uma das cenas mais aguardadas da produção: o casamento de Elisabeta e Darcy.
Quem me conhece sabe que sou fã assumida das obras da Jane Austen. Amo ver essas histórias ganharem vida em adaptações literárias, por isso, amei o fato do Marcos Bernstein (autor da novela) ter se inspirado em algumas de suas obras – Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, A Abadia de Northanger, Emma e até mesmo Lady Susan – para criar a novela Orgulho e Paixão. Por ser uma inspiração o autor teve liberdade de criar seu próprio universo, mas claro, sem deixar de lado o toque romântico e um tico revolucionário das obras escritas pela Austen.
A família principal vem de Orgulho e Preconceito, assim como as irmãs Elisabeta, Jane e Lídia. As personalidades e os conflitos de Razão e Sensibilidade e A Abadia de Northanger deram origem as jovens Mariana e Cecília. A melhor amiga de Elisabeta foi inspirada na protagonista do romance Emma. E, não menos importante, a vilã Susana foi baseada em Lady Susan.
Com uma linguagem atual e sincera, trazendo modernidade aos conflitos criados pela Jane Austen em seu livro, a novela ganhou o coração do público brasileiro. Ela tem tudo o que os romances de época possuem de melhor (e se você nunca leu nada do gênero, essa é a hora de dar uma chance): romance, paixão, diversão, mulheres a frente do seu tempo, tramas familiares ricas e envolventes, e pitadas de reflexão social.
Quem leu Orgulho e Preconceito sabe que não temos a cena do casamento, apesar do final falar sobre esse marco na vida dos personagens. Contudo, na novela teremos alguns minutos para sonhar e visualizar um belíssimo casamento: alegria de sentir-se livre, a chuva leve que une o casal, as flores do campo que viram buquê, e os noivos que entram na capela e resolvem casar exatamente da maneira que estão. Sem pompa, sem grande festa. Apenas os dois guiados pelo amor. Diferente talvez do que muitos fãs imaginam, mas único como Elisabeta e Darcy de Orgulho e Paixão.
Pude ver em primeira mão esse casamento e, só posso dizer que a cena está linda, assim como amor que sentimos transbordar desse casal. Chorei, sorri e fiquei com mais vontade de ler e acompanhar tramas de época.
Mostrei mais detalhes no último vídeo do canal um pouco dos bastidores (e algumas cenas bônus) do casamento que irá ao ar hoje – dia 27 de Agosto. Dá uma espiadinha:
Comente via Facebook