O tempo é algo subjetivo. Ele pode ser infinito para alguns e efêmero para outros. No entanto, uma coisa é certa: todos nós temos nosso tempo. E o de Raquel e Gabriel está acabando, pois ambos foram diagnosticados com leucemia. Ela tem 16 anos e ele, 6. Apesar da diferença de idade, ao se conhecerem no hospital, os dois rapidamente se tornam melhores amigos. Juntos, descobrem como aproveitar seus últimos dias, em meio a tantos tratamentos, remédios, dores, exames e olhares piedosos, tornando a dura e triste rotina do hospital um pouco mais divertida. Seja com uma coleção de pores do sol, observando formatos de nuvens, assistindo a desenhos infantis ou lendo O Pequeno Príncipe , mas, principalmente, acreditando que em todo fim existe um novo começo.
Editora: Novo Século l 128 Páginas l Jovem Adulto l Compre: Amazon • Saraiva l Skoob l Classificação: 4,5/5
Os Últimos Dias é o tipo de livro que emociona logo nas primeiras páginas – nós sabemos que não será fácil e que o tema abordado partirá nossos corações, ainda assim, mergulhamos de cabeça na leitura e nos deixamos levar pela jornada de uma jovem enfrentando seu pior inimigo: o câncer.
Raquel é o tipo de garota reservada, sem amigos e, principalmente, avessa ao compartilhamento gratuito de emoções. Ela é naturalmente desconfiada, o que só piora quando é diagnosticada com câncer. Assim que a doença toma conta, Raquel mergulha em um mundo de dor e desânimo. As pessoas a tratam com pena, algo que só a machuca ainda mais, e seu único conforto é Gabriel, um garotinho de seis anos que ela conhece no hospital. Ambos lutam como podem contra o câncer e juntos, em uma amizade inspiradora e tocante, aproveitam seus últimos dias – seja no hospital ou nesse mundo.
O livro tem um clima bem jovem: problemas na escola, primeiros amores e dificuldades em fazer amizade. É bacana mergulhar na mente da Raquel e perceber como ela não consegue entender e muito menos expressar suas emoções – algo tipicamente jovem, por sinal. Contudo, a verdade é que o câncer rouba a cena no livro: tratamento, insegurança e a piedade nos olhos dos outros são assuntos constantemente abordados. Aqui, a autora trouxe uma visão do câncer que vai além da dor física, mas que corrói aos poucos a esperança quase inexistente de Raquel. Portanto, ao mesmo tempo em que o livro é juvenil, ele também é denso e emocionante.
Contudo, preciso dizer que quem deixou meu coração apertado foi o Gabriel – amo histórias com crianças e essa em especial me conquistou logo nas primeiras páginas. O carisma do jovem é tamanho que Raquel, várias vezes, diz que Gabriel é seu pequeno príncipe (fazendo referência ao livro do Antoine de Saint-Exupéry) e é exatamente isso que senti. Gabriel é como luz que guia nossa protagonista e ilumina as páginas desse livro com seus sorrisos contagiantes e seus abraços acolhedores. Amei esse garotinho tanto quanto odiei vê-lo com câncer.
Devo dizer que a trama é recheada de clichês – o que não me incomoda nenhum pouco! Defendo a ideia de que os clichês existem porque são bons. Aqui a autora emociona e ensina na medida certa. E, mesmo que o leitor já saiba o que esperar da história, a verdade é que no final o que importa é a mensagem que fica.
No geral trata-se de uma leitura jovem, rápida (sério, li o livro em praticamente uma hora) e muito emocionante. Recomendo para todos que gostam de tramas com belas mensagens de amadurecimento e superação.
Fico curioso? Então vem acompanhar a autora nas redes sociais: Facebook • Site • Instagram
Sorteio
Que tal concorrer a esse livro lindo? Para participar basta:
- Possuir endereço de entrega no Brasil;
- Comentar nessa resenha (Só serão aceitos comentários relacionados com o conteúdo da postagem);
- Preencher o seguinte formulário: a Rafflecopter giveaway
Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 14 de Setembro e o ganhador será divulgado na segunda-feira, dia 17. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, realizaremos um novo sorteio. Além disso, vale salientar que o envio do prêmio pode demorar até 40 dias.
Comente via Facebook