outubro 10, 2018

[Resenha] Sob Olhar Poente – Valter Goulart

SOB_OLHAR_POENTE_VALTER_GOULART_ResenhaSob olhar Poente é um livro de poesias de amor, para os questionamentos diários e para reflexões da alma. São palavras que buscam as suas próprias verdades, não àquelas impostas. Palavras jogadas no papel, que as aceitam sem culpas e, que outrora sufocadas, ganham vida e caminho.

 

 

 

Amazon l 125 Páginas l Poesia l Compre: Amazon l Skoob l Classificação: 4,5/5

 

Quem acompanha o Livros e Fuxicos sabe que reaprendi a amar livros de poesia. É fato que tal gênero literário me encanta por trazer um apelo sentimental que conversa com as minhas emoções – amo a liberdade de expressarmos nossos sentimentos, angústias e sonhos através das palavras e, na poesia, sinto que o fazemos de uma maneira ainda mais direta e sincera. Por isso, ler Sob Olhar Poente foi uma tarefa de sentir, aprender e de reconhecer nos escritos do autor meus próprios dilemas.

Os poemas do Valter Goulart, em suma, abordam temas como paixão, relacionamentos amorosos, conquistas pessoais e a luta intrínseca por uma sociedade regida pela paz e pela igualdade. Assim, lemos sobre indignação, o ato de se apaixonar, sonhar e acreditar em si mesmo, encontrar algo ou alguém que te faça feliz, se decepcionar com a vida e até mesmo com as suas escolhas, e a vontade do autor (e nossa também) de viver em um país justo e que respeita o próximo. Os escritos relacionados com a nossa sociedade foram os que mais me marcaram – lê-los foi como um puxão de orelha para a importância de deixar de lamentar e fazer algo para melhorar a sociedade ao nosso redor.

“Quero que cada corpo, cada sentimento estabeleça algo melhor

Que os dias vindouros celebrem a junção desta vida com a luz  

E os sonhos sejam floridos, iluminados e testemunhem o novo  

O começar de novo da humanidade em busca de amor”

Também adorei os poemas que falam sobre acreditar nos nossos sonhos. É importante ter fé no amanhã e nas conquistas que virão, mas mais que isso, é fundamental plantar e acreditar no amor e na bondade. Rodear-se de luz e ser luz na vida das pessoas é o que fará sua existência mais leve e repleta de amor. Eu acredito nisso e amei encontrar mensagens assim nos poemas do autor.

“Vou vivendo, sem aceitar regras impostas, palavras

imperativas

E não tendo medo de acordar enquanto tenho sonhos bons

Amanhã a realização da natureza, do amor, do trabalho me

espera

Sem escalas. Elevadores seguindo para o meu destino”

Além disso, trata-se de um livro que fala sobre preconceitos tolos e como devemos combatê-los com atos de amor. São essas mensagens que mais gostei: as que giram em torno do olhar para o próximo e do amor que vai além do laço familiar ou sentimental. Claro que temos belíssimos textos sobre paixão, beijos e toques, mas não foram esses que falaram mais com meu coração. Eu gosto mesmo é de levar um bom choque de realidade social – mas isso vocês já sabem, não é mesmo?

“Sem caminhar, não há chegada

Sem amor faz-se estupidez

Sem sorriso, rancores permanecem”

Foi uma leitura rápida, envolvente e cheia de aprendizados. Por isso, para quem gosta de obras rápidas e repletas de mensagens importantes, Sob Olhar Poente é uma ótima dica.

Vale mencionar que essa capa linda foi desenvolvida pela Marina Avila e que o autor possui um Instagram no qual compartilha seu trabalho e seus escritos (dá uma espiadinha, tenho certeza que vão se apaixonar!): @goulart_valter

Beijos!

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Anônimo
    15 outubro, 2018

    Muito maravilhosa a resenha! Eu já ouvi falar muito desse livro. Vou adquiri-lo em breve rs. Sucesso Paola!